André Gonçalves e Américo Vespúcio chegam a Lisboa depois de terem feito a primeira exploração do litoral brasileiro, do cabo de São Roque a Cananéia. 07/09/150214/07/2025 23:31:15
•
•
•
A primeira expedição, em consequência das noticias mandadas por Pedro Alvares Cabral, e levadas em uma das náos pelo capitão Gaspar de Lemos, foi de três cíiravélas; e sahio de Lisboa em 10 de Maio de 1501, ignorando-sc ainda hoje o nome do commandante. Fez descobrimentos até aos 54 gráos sul; e recolheu-se a Portugal em 7 de Setembro de 1502, depois de dezeseis mezes de viagem, com a perda de duas límbarcações.[1]" . . .Depois partimos para Lisboa, donde ainda distan- ciavanos trezentas léguas da banda de loeste, c entra- mos a salvamento, Deus louvado, neste porto, aos 7 de Setembro de 1502, com duas náus somente, porque a outra foi queimada na Serra Leoa, por não poder na- vegar mais ..." [2]
A noticia desse facto (a existência de ouro)remonta aos primeiros tempos a partir do descobrimento do Brasil, tendo sido colhida pela primeira expedição exploradora do littoral, 1501-1502. De regresso em Lisboa escreveu Americo Vespueio àcerca dessa viagem uma carta em que, referindo-so ás terras d Brasil, diz:
Metaes nenhuns ahi se encontram, excepto o ouro, do qual ha abundancia, si bem que desta viagem nenhum comnosco trouxemos; mas deramo nos delle noticia os habitantes, aflirmando que nos sertões havia muito mas que não o estimavam nem apreciavam. (Rev. do Inst. Hist.. XLI. 1878, Parte I, pag. 26.
No mappa de Ruysch, Lios, sobre a região denominada Terra Sante Crucis acha-se exarada uma legenda que diz:Insunt margarite atque auri marima cupid,Desse mappa ha uma reproducção inserta na mesma Revista, XI, 1877), Parte 11, junto à pag. 371.
A noticia colhida por Vespucio referia-se seta duvida ao supposto ouro da serra Sol da Terra.
Desse ouro em maxima abundância, que os indios não estimavão nem apreciavão, não appareceu jamais uma prova de realidade e muitas diligencias se fizerão para achal-o.
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.