1° fonte: Desaparecidos: Mistérios da Humanidade. T1:E4
"O mais intrigante nessas construções é que além de demonstrarem a existência de grandes civilizações avançadas elas foram construídas com com terra e este é o problema. Porque diz a lenda que a cidade de Eldorado foi erguida com pedra."
Mas há império na América do Sul que construiu cidades com pedras. Uma cultura conhecida por criar incríveis objetos de ouro. Os Incas. Será que o império dos incas é a solução para o mistério da cidade de Eldorado? Novas evidências sugerem que é verdade.
Dr. Martim Pepper, geologista:
"Os incas foram uma civilização complexa e próspera, basta ver Machu Picchu. Eles construíram mais de 22.000 km de estradas trilhas e passagens."
Gregory Deyermenjian
"No Peru, o ouro era sagrado para o império inca, e eles tinham uma quantidade enorme de ouro."
Dr. Martim Pepper, geologista:
"Quando vemos estas cidades cheias de ouro logo lembramos dos incas."
E existe uma história dos incas sobre uma rica cidade perdida seu nome é Paititi.
Gregory Deyermenjian, explorador:
"Quando uma lenda consegue se manter viva por tanto tempo deve ter um fundo de verdade. Por isso eu acho que isso merece ser investigado."
Essa lenda surgiu quando os exploradores aprisionaram o imperador dos incas. Em troca da Liberdade ele prometeu pagar seu resgate em ouro. Mas ele foi enganado.
Gregory Deyermenjian, explorador:
"Os espanhóis acharam que era muito perigoso solta-lo por isso o acusaram de ter tramado o assassinato do próprio irmão. Foi uma desculpa para dar um fim nele."
Diz a lenda que seus seguidores fugiram e esconderam o ouro restante em uma base na floresta.
Andrew Gough, historiador:
"Foi assim que surgiu a lenda de Paititi. O restante do resgate nunca foi pago e diz a lenda que o que restou continua na cidade."
Dr. Martim Pepper, geologista:
"A cidade perdida de hepatite possui inúmeras semelhanças com a lenda de Eldorado elas podem ser a mesma cidade."
Inúmeros exploradores procuraram a cidade misteriosa e o ouro que dizem estar escondido nela.
Andrew Gough, historiador:
"Foram tantos exploradores que procuraram o Paititi e não encontraram que com o tempo ela acabou se transformando em mito ou lenda."
Mas em 2001 algo extraordinário é encontrado.
Erin Lloyd Jones, arqueologista:
"Um documento é do século 17 e redescoberto nos arquivos do Vaticano ele menciona Paititi pelo nome e diz que fica a 34 km de Cusco."