Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Estradas antigas
1314 registros
1590 (ver todos)

1590

Registros  (1314)
Cidades  (251)
Atualizados
Recentes

EXISTE TEXTO!!!0 brancos

1º de 40 registros10 de fevereiro de , sábado
“República”
•  Imagens (1)
•  Fontes (1)
  
  
  

1 fonte - *Atas da Câmara da cidade de São Paulo: 1562-1596, volume I, 1967. Prefeitura do município de São Paulo
Data: 01/01/1967

Dia 10 de fevereiro de 1590 se ajuntaram em câmara os oficias dela a saber Fernão Dias juiz e vereadores Afonso Sardinha e Sebastião Leme e o procurador João Maciel para assentarem coisas necessárias ao bem da republica e logo requereu o dito procurador aos ditos oficiais mandassem suas mercês limpar o caminho da fonte e limpa-la por ser assim necessário para a limpeza e honra desta vila / disseram que proveriam sobre isto e que para domingo do santo sacramento por então acudir gente que se lançaria pregão / e assim requereu mais que em Guarepe termo desta vila e terra do conselho andava algum gado bravo o qual era em dano e prejuízo deste povo e moradores dele por ser ladroeira e se ajuntar gado mando com o bravo e ficar todo bravo que mataremo não ser alheio dizendo ser bravo e eles ditos oficiais mandaram que se notificasse aos donos do dito gado que dentro de um mês o tirem das terras de Guarepe sob pena de não no tirando no dito termo que se começara do dia que for apregoado e notificado em diante pagarão dois mil réis em partes iguais para o conselho e cativos e acusador e não havendo acusador será tudo para o dito conselho e cativos de que se fará termo / assinado pelo porteiro / e escrivão / a assim mais houveram que os muros que estivessem alevantados os cubram e os que estão digo os cubram dentro de quinze dias com pena de cem réis para este conselho e os que estiverem caídos os alevantem dentro de um mês com pena de quinhentos réis para o conselho e acusador e cativos / e que para a fonte se deitara pregão que cada morador mande uma pessoa com foice e enxada para carpirem e limparem o caminho e a dita fonte e outras coisas necessárias e isto com pena de cinquenta réis para o conselho / e assim mais acordaram o que abaixo era declarado eu Belchior da Costa o escrevi e este pregão o lançara domingo da manhã a oito dias para a primeira terça fra. sobredito o escrevi. [p. 384, 385]

Ver registro




2º de 40 registros9 de abril de , segunda-feira
Ataque tem a intenção de tomar o caminho do mar
•  Imagens (1)
•  Fontes (4)
  
  
  

1 fonte - *“Os Tupi de Piratininga: Acolhida, resistência e colaboração”. Benedito Antônio Genofre Prezia, PUC-SP
Data: 01/01/2008

A situação era tão crítica que foi solicitada ajuda ao capitão-mor, em Santos, para enviar homens e munições “com mta brevidade”, pois, segundo as informações passadas pelos índios cristãos e pelos espias, estes inimigos deveriam chegar pelo caminho do mar. E confirmavam que a única solução para estes conflitos era “cada hun ir buscar o seu remédio”, isto é que se escravizassem estes insurgentes. [ACSP, 9.04.1590 (v. 1, p. 393).]

Ver registro




3º de 40 registros14 de abril de , sábado
“República”; "a quem tomasse cavalgadura alheia no campo e nela cavalgasse sem licença do dono"
•  Imagens (2)
•  Fontes (1)
  
  
  

1 fonte - “Os transportes em São Paulo no período colonial”, José Gonçalves Salvador
Data: 30/09/1958

E caso êsses não chegassem, lembraríamos uma decisão da Câmara, datada de 14 de abril de 1590, a qual, a fim de coibir abusos, ameaçava com a "multa de duzentos réis a quem tomasse cavalgadura alheia no campo e nela cavalgasse sem licença do dono". [Página 87]

Ver registro




4º de 40 registros17 de maio de , quinta-feira
“Antonio Arenso chegou quinta-feira a sua fazendo fugindo do sertão”
•  Imagens (1)
•  Fontes (6)
  
  
  

1 fonte - *Atas da Câmara da cidade de São Paulo: 1562-1596, volume I, 1967. Prefeitura do município de São Paulo
Data: 01/01/1967

Antonio Arenso chegou quinta-feira a sua fazendo fugindo do sertão pelo que quererem matar no Jaguari abaixo de uma tapera de "Iaroubi" e lhe mataram ali a um mancebo chamado Januário Vallençuella e um nativo de "madra. teseião" e trouxe mais novas que havis dois ou três dias que tinham morto um filho do governador Afonso e que havia muitos dias que Cunhaqueba tinha morto a Isaque Dias e que ficara um genro de "Caroubi", Jundiapoen e outros presos para os matarem e juntamente dizem que he toda a gente da entrada morta e acabada e que no reencontro que tiveram com Arenço diziam já serem todos mortos e os traziam na barriga e que tinham recados que andavam no Paraíba que matassem todos os que de que fossem ao sertão, também é passado para irem com v. m. caiapitangua temos por informação que vai pedir certos mancebos para irem com ele em busca dos nossos das entradas para la os acabarem com os mais e que quando lhes não quis dar lhe ha de pedir que serem ho sertão para um ano e isto se sabe para um filho de que veio a pedir socorro para libertarem os nativos acima declarados que estão presos deve de apartar a culapitangua do irmão que vai e de cada um deles se deve informar e inquiri-los por muitas vias com rigor até saber a verdade e detê-los conforme achar necessário por que nos mandar e assim pusemos guardas no caminho do campo para que não vá ninguém para lá nem amigo nem inimigo e assim mais mandamos estar todos prestes com armas e mantimentos para quando for o tempo para seguirmos a v.m. e acudindo v.m. a isto fara o que deve por muito do nativo hum de medo e outro de vergonha e outro de vontade se meteram conosco que seria grande bem para a terra e os não haverão castigo e terão temor e quando v.m. não acudir ao que tanto importa por testamos tudo carregar sobre v.m. e ele dar conta desta a quem com direito pertencer e nisto mande com brevidade que para fazer isso andemos e ajuntemos a gente da câmara e governo dela e a todos pareceu bem a v.m. dar remédio a tudo e dizem estarem todos em um corpo contra nós o nativo e esta mandamos tresladar nos livros da Câmara. [p. 388, 389 e 390]

Ver registro




5º de 40 registros16 de dezembro de , domingo
Piratas
•  Fontes (2)
  
  
  

Ver registro



TERMINA AQUI!!!!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!