|  | | Belchior da Costa |
|
|
|
| | Belchior da Costa1567-1625 |
|
| 1606 |
completaResumida Somente básico Selecionar ano0
|  | Belchior da Costa 1º de 1 | | | 13 de janeiro de 1606, sexta-feiraAtualizado em 01/11/2025 02:57:29Carta dos oficiais da Câmara da vila de São Paulo, dirigida ao donatário da capitania Lopo de Souza • Cidades (5): Araçoiaba da Serra/SP, Cananéia/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP, São Vicente/SP • Pessoas (9): Clemente Álvares (37 anos), Diogo Botelho, Diogo de Quadros, Francisco de Sousa (66 anos), João Pereira de Souza (f.1605), Lopo de Souza (f.1610), Martim Afonso de Sousa (1500-1564), Nicolau Barreto, Pedro Vaz de Barros (Vaz Guaçu - “O Grande”) (25 anos) • Temas (21): Angola, Bacaetava / Cahativa, Bituruna, vuturuna, Caminho do Mar, Caminhos até Ypanema, Capitania de São Vicente, Carijós/Guaranis, Cristãos, Dinheiro$, Estradas antigas, Fazenda Ipanema, Gentios, Habitantes, Léguas, Metalurgia e siderurgia, Nossa Senhora de Montserrate, Ouro, Pela primeira vez, Peru, Prata, Serra de Jaraguá | 13 fontes 1 relacionada | • 1°. “História Geral das Bandeiras Paulistas, escrita á vista de avultada documentação inédita dos arquivos brasileiros, hespanhois e portugueses”, Tomo I. Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958)1924 | Registros relacionados | 16 de dezembro de 1606, sábado. Atualizado em 28/10/2025 12:31:53 • 1°. Novo Regimento das Minas de São Paulo após o testemunho ocular de Clemente Alvares(...) da vila e haver muito metal de ferro mais ha na serra de Biraçoiaba 25 léguas daqui para o sertão em terra mais larga e abastada e perto dali como três léguas está a Cahatiba de onde se tirou o primeiro ouro e desde ali ao norte haverá sessenta léguas de cordilheira de terras que todas levam ouro principalmente a serra de Jaraguá de Nossa Senhora do Monserrate e a de Voturuna e outras.
Pode vossa mercê fazer aqui um grande reino a Sua Majestade / há grande meneio (ato ou efeito de menear(-se); balanço, oscilação. 2. movimento do corpo ou de uma de suas partes.) e trato para Angola, Perú e outras partes (...) 2022. Atualizado em 25/10/2025 15:07:48 • 2°. São Vicente, junto com Itamaracá, foi declarada capitania ANDREA!
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. |