Wildcard SSL Certificates

Francisco de Sousa
1540-1611


1609

arquivo:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\p1878\familiares.txt

 (0)

1608 (0)1609
1610 (0/0)
Exibindo eventos registrados em 1609 e relacionados a Francisco de Sousa.


total:25


   Francisco de Sousa
   1° de 25
eysyte
1609
João da Costa foi nomeado repartidor das terras
  
  





   Francisco de Sousa
   2° de 25
eysyte
1609
Fim?
•  Fontes (1)
  
  
  





   Francisco de Sousa
   3° de 25
eysyte
3 de janeiro de 1609, sábado
Em janeiro de 1609, a Câmara esperava a qualquer momento D. Francisco de Sousa e o ouvidor-geral, e “mandou fazer o caminho do mar”
•  Fontes (2)
  
  
  





   Francisco de Sousa
   4° de 25
eysyte
5 de janeiro de 1609, segunda-feiraID: 27275
Carta
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
  
  





   Francisco de Sousa
   5° de 25
eysyte
7 de janeiro de 1609, quarta-feiraID: 27262
Lisboa
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
  
  





   Francisco de Sousa
   6° de 25
eysyte
22 de janeiro de 1609, quinta-feiraID: 27276
D. Francisco foi bem sucedido em suas pretensões; em 22 de janeiro ...
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
  
  





   Francisco de Sousa
   7° de 25
eysyte
19 de fevereiro de 1609, sexta-feira
Parte de São Paulo a grande leva de povoadores, acrescida com um bom número de paulistas / Itapebuçú
•  Imagens (30)
•  Fontes (2)
  
  
  





   Francisco de Sousa
   8° de 25
eysyte
19 de fevereiro de 1609, sexta-feira
Aporta a Pernambuco dom Francisco de Sousa, nomeado capitão-general e governador da Repartição do Sul (ver 11 de junho de 1611)
•  Imagens (30)
  
  
  





   Francisco de Sousa
   9° de 25
eysyte
26 de fevereiro de 1609, sexta-feira
Escritura
•  Imagens (2)
•  Fontes (1)
  
  
  





   Francisco de Sousa
   10° de 25
eysyte
4 de março de 1609, sexta-feira
D. Francisco está em Recife
  
  
  





   Francisco de Sousa
   11° de 25
eysyte
Abril de 1609
Em princípios de abril de 1609 achavam-se os paulistas sobremodo alvoroçados. Estava a voltar da Europa o seu antigo e querido governador, trazendo elementos valiosíssimos, para, segundo dizia, ativar as obras da mineração*
  
  





   Francisco de Sousa
   12° de 25
eysyte
abril de 1609ID: 27274
No Rio o frade baiano talvez permanecesse até a vinda do governador...
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
  
  





   Francisco de Sousa
   13° de 25
eysyte
22 de abril de 1609, sexta-feira
BN. Biblioteca Nacional do Brasil. 22/04/1609 Carta de Dom Diogo de Menezes, governador do Brasil, escrita da Bahia ao rei D. Felipe II em que se lhe queixou de prover Dom Francisco de Souza as Fortalezas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Vicente desobrigando-o da homenagem que delas tinha e lhe apontou alguns inconvenientes pertencentes ao governador daquela província e a sua fazenda como dela se podem ver]
•  Fontes (1)
  
  
  





   Francisco de Sousa
   14° de 25
eysyte
22 de abril de 1609, sexta-feira
Seja como for, o postulante embarcou assim mesmo, já que o governador Diogo de Meneses comunicava, em carta ao rei, que remetia a Lisboa, preso, o tal Vandale, conforme sugeria provisão de VM
•  Imagens (30)
•  Fontes (1)
  
  
  





   Francisco de Sousa
   15° de 25
eysyte
24 de abril de 1609, sexta-feiraID: 22187
Carta de Dom Diogo de Menezes, governador do Brasil, escrita da Bah...
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
  
  





   Francisco de Sousa
   16° de 25
eysyte
25 de abril de 1609, sábado
A 25 de abril estavam esperando D. Francisco de Sousa
  
  





   Francisco de Sousa
   17° de 25
eysyte
26 de abril de 1609, domingo
Notícia certa de que D. Francisco de Sousa já estava no Rio de Janeiro, e estavam todos moradores da Capitania apenados em fazer o caminho do mar
•  Fontes (1)
  
  
  





   Francisco de Sousa
   18° de 25
eysyte
6 de junho de 1609, sábado
A 6 de junho de ficar no Rio de Janeiro; estava em Santos
•  Fontes (2)
  
  





   Francisco de Sousa
   19° de 25
eysyte
15 de junho de 1609, segunda-feira
D. Francisco chegou em São Paulo
•  Fontes (10)
  
  
  





   Francisco de Sousa
   20° de 25
eysyte
11 de agosto de 1609, sexta-feira
Firmada sociedade entre Diogo de Quadros, Francisco Lopes Pinto e D. Antônio de Souza, filho de D. Francisco de Souza, que se refere a um engenho de ferro "situado em o distrito e limite desta vila de São Paulo e donde chamam Ibirapuera, da outra banda do Rio Jeribatiba
•  Imagens (4)
•  Fontes (7)
  
  
  





   Francisco de Sousa
   21° de 25
eysyte
27 de setembro de 1609, domingo
A 27 de setembro imediato estava de novo d. Francisco de Souza em São Paulo. E apressava-se em registrar uma série extensa de cartas régias, alvarás, provisões, de que o munira o favor régio
  
  





   Francisco de Sousa
   22° de 25
eysyte
4 de outubro de 1609, domingo
Hilária Luís alude quando requer
  
  
  





   Francisco de Sousa
   23° de 25
eysyte
Novembro de 1609
Com a presença, naquela altura, do ex-governador, chegaram à vila de São Paulo, e se apresentaram na Câmara, quatro “soldados” de Vila Rica del Espiritu Sancto*
•  Imagens (1)
  
  
  





   Francisco de Sousa
   24° de 25
eysyte
3 de novembro de 1609, sexta-feira
D. Francisco registra nos livros da Câmara quatorze provisões régias que lhe davam na Repartição do Sul poderes idênticos ao do Governador-Geral do Brasil
•  Imagens (2)
•  Fontes (3)
  
  
  





   Francisco de Sousa
   25° de 25
eysyte
4 de novembro de 1609, sexta-feira
Provisão
  
  
  



Modo: 0
AMOR!
  


Sobre o Brasilbook.com.br

Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]

Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.

Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.

meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.

Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.


Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.

Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele:
1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689).
2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife.
3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias.
4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião.
5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio.
6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.

Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.

Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.

Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.

Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.

A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.



"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.