Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff

1608
Rio Anhemby / Tietê
1609
1610
Registros (489)Cidades  (2596)Pessoas  (2004)Temas  (4904)


¨ RASUL


Terras
10/12/1609
3 fontes

1° fonte: Sesmarias de 1602-1642, Publicação Oficial do Arquivo do Estado de São Paulo, impresso pela Tipografia Piratininga
Traslado de uma carta de dada de Sesmaria (...) Rodrigues (...) Gaspar (...) Vila de São Paulo

(...) e ouvidor com alçada (...) logo-tenente e procurador do senhor Lopo de Sousa capitão e governador dela por Sua Majestade (...) ás justiças e pessoas a quem esta minha (...) de terras de sesmaria virem e o conhecimento dela com direito pertencer que (...) o Rodrigues (...) Porco moradores na vila de São Paulo me enviaram (...) sua petição que eles eram casados e (...) e filhos e que sempre estiveram prestes (...) com suas armas e escravizados para defender de todolos trabalhos e adversidades que ha tido e se acharam em todas as guerras que nela houve onde receberam muitas frechadas em seus corpos e que eram (...) honrados (...) alguma pedindo-me que visto isto em nome do dito senhor Lopo de Sousa por virtude de seus poderes que para isso tenho lhes dê uma légua de terra para eles ambos lavrarem na banda dos campos de Ytacurubitiva no caminho que fez Gaspar Vaz que vai para Boigi-mirim a saber partindo da barra dum rio que se chama Guayao por ele arriba até dar em outro rio que se chama (...) dai dará volta a demarcação pelas fraldas do outeiro da banda do sudoeste e correrá avante até dar no rio grande de Anhemby e por o rio grande abaixo até dar digo até tornar onde começou a partir e assim mais meia...[24152]



2° fonte: “O Sistema Produtor do Alto Tietê: Um Estudo Toponímico”. Edelsvitha Partel Murillo
A intersecção de fatos históricos entre os dois municípios, nos primórdios da ocupação da região, é facilmente explicitada ao descrevermos o primeiro documento referente ao território onde hoje está situada a cidade de Suzano, esta localização é marcada pelo rio ‘Cuayao’ (Guaió) e o ‘rio grande Anhemby’ (Tietê). É uma concessão de sesmaria a um certo “Rodrigues”, em 10 de dezembro de 1609:

Campos do Itacurutiba no caminho que fez Gaspar Vaz que vae para Boigi Mirim a saber partindo da barra dum rio que se chama Cuayao por elle arriba até da em outro no que se chama..... dali dará volta a demarcação pelas faldas do outeiro da banda do sudoeste e correrá avante até dar no rio grande Anhemby e por o rio grande até dar digo até tornar aonde começou a partir assim mas meia ...com dois capões que estão de fronte da dita dada a saber um capão que se chama de Yytucurubitiba e outro .... assupeva.



3° fonte: “Itaquaquecetuba em tempos coloniais: a função social do aldeamento de Nossa Senhora da Ajuda na ocupação do planalto da Capitania de São Vicente (1560-1640)”. Diana Magna da Costa
No ano seguinte, em 1609, temos um outro registro de carta de sesmaria, onde pouco se lê dos nomes dos suplicantes: “[...] ... Rodrigues ... Gaspar ... [...]”, que alegavam que sempre estiveram dispostos, com suas armas e escravos, a defenderem a coroa, tendo participado em muitas guerras, onde receberam várias flechadas em seus corpos, sendo pessoas honradas 218. E por esta razão solicitavam ao capitão mor:

[...] lhes dê uma legua de terra para eles ambos lavrarem na banda dos campos de Ytacurubitiva no caminho que fez Gaspar Vaz que vae para Boigi mirim a saber partindo da barra dum rio que se chama Guayao por elle arriba até dar em outro rio que se chama ... dahi dará volta a demarcação pelas faldas do outeiro da banda do sudoeste e correrá avante até dar no rio grande de Anhemby e por o rio grande abaixo até dar digo até tornar aonde começou a partir e assim mais meia ... com dois capões que estão defronte da dita dada a saber um capão que se chama de Ytacurubitiva e outro ...assupeva para fazerem suas casas e trazerem suas criações
[...].

A referência aos campos ou capões de Ytacurubitiva surge apenas nesta carta. O que nos chama a atenção, para além da menção “ao caminho que fez Gaspar Vaz que vae para Boigi mirim”, é a indicação precisa da demarcação das terras de interesse seguindo o curso dos rios, o que nos permite algumas inferências sobre a localização de Ytacurubitiva.

O rio Guaió, mencionado em outras cartas de sesmaria, segue seu curso a jusante tendo em seu lado direito os territórios correspondentes aos atuais municípios de Ribeirão Pires e Suzano e, do lado esquerdo, os territórios correspondentes aos atuais municípios de Ferraz de Vasconcelos e Poá. Este caminho é percorrido até sua foz, no rio Tietê, numa região correspondente hoje à uma área limítrofe com o município de Itaquaquecetuba.

Segundo as indicações do próprio suplicante, as terras de interesse seguiam o curso do Guayao na margem de cima, no sentido do caminho de Gaspar Vaz até dar no rio grande de Anhemby, rumando aos campos de Ytacurubitiva, apresentando a referência à um capão de mesmo nome. Num exercício de aproximação, é possível afirmar que, em termos de localização geográfica, esta toponímia se referia à um tipo de vegetação específica da região, ocupando uma significativa extensão do território, localizada no caminho entre São Paulo / Mogi. E, possivelmente, sua localização aproximada poderia compreender parte do território referenciado em outros documentos como sendo a região de Taquaquecetiba.






Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
27882 registros, 14,578% de 191.260 (meta mínima)
655 cidades
3223 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP