Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Prata ()
226 registros
1617 (ver todos)

1617

Registros  (226)
Atualizados
Recentes




*Anais da Biblioteca Nacional, volume 59
Data: 01/01/1937

Em outro regimento, sem data, mas evidentemente de 1617, Martim pede que, no caso de faleceu seu pai, que estava em avançada idade, lhe fosse feita a mercê de lhe suceder no serviço do descobrimento e averiguação das minas das Capitanias de São Vicente e do Rio de Janeiro, na forma das provisões que lhe tinham sido passadas.

Uma carta do mesmo Martim de Sá, datada de Lisboa, 20 de abril de 1617, refere-se á ordem que recebera de Sua Majestade, de partir para o Brasil, afim de fazer descer o gentio ao litoral do Cabo-Frio, para fundar aldeias e defender a costa das Capitanias de Baixo dos navios estrangeiros, que ali tentavam aportar.

Martim de Sá havia opinado na corte pela fundação de duas aldeias, uma no rio Macaé, em frente a ilha de Santa Ana, outra junto à baia Formosa, no rio Peruipe, o São João da Geografia atual, que eram os lugares aonde os inimigos costumavam tomar porto para carregar pau-brasil.

Na primeira, que devia ser de cem até duzentos moradores, seria posto por Capitão Manuel de Sousa, índio de muitos serviços, principal da aldeia de São Lourenço do Rio de Janeiro, que foi de seu avó Martim Afonso, o Arariboia, a quem D. Sebastião mandou o hábito[Anais da Biblioteca Nacional (1876-1997), p. 12]


Carta de Martim de Sá
Data: 20/05/1617
Créditos/Fonte: Crédito/Fonte: Anais da Biblioteca Nacional (1876-1997)
20/05/1617


ID: 5599





  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!