Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Salvador Correia de Sá, O Velho  (1538-1631)
86 registros
1627 (ver todos)
Antep Desc Resumo Completo 

1627
Zoom: 0%

TESTE\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\p2021\isabela.txt

\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\p2021\bibliografia.txt


Depoimento de Bartholomeu Fernandes
17/06/162713/10/2025 00:48:36

•  Fontes (1)
  
  
  


      17 de junho de 1627, quinta-feira
Depoimento de Bartholomeu Fernandes
Atualizado em 17/06/2025 02:49:52
  •
  •
  •


23-Bartolomeu Fernandes (ouvido a 17 de junho de 1627), natural da Bahia, morador no Rio, vindo da Bahia criança, aqui se criando, com cerca de62 anos de idade, filho de Jorge Fernandes e de Francisca de Barros, já falecida. Conheceu-o no Rio desde sua mocidade. Narrou uma expedição de doze mancebos, enviados por Salvador Corrêa de Sá à baía Formosa, emque tomou parte: “Fossem com bom ânimo, porque haviam de fazer um feito honroso”. Inopinadamente atacados cinco deles por sete inimigos, que logo mataram a Heliodoro Ébanos, seu cunhado. Este fato foi dito por Anchieta,no mesmo dia, pregando a 23 léguas de distância! Tal era a fama de Anchieta, que tomavam suas palavras por oráculo, como se depreende do caso que segue: Por alguns moradores terem ido, sem retornarem havia 7 anos, tendo-os por mortos, as mulheres dos sobreditos tornaram a se casar. De uma delas era primo Manoel Álvares Chaves, já defunto, que por este motivo era obrigação sua arranjar novo casamento, ainda mais porque ela andava mal encaminhada com certo homem, e aos que o importunavam lhes respondia: “como quereis que eu a case, se o Padre José Anchieta me diz que ainda era vivo seu marido e tal não faça”. Assim era, que daí a poucos dias chegou o marido dela. E outros que acharam as mulheres já casadas...”


  1ª fonte  
  Data: 1996

Qualificação e depoimentos das testemunhas nos processos Anchietanos mais antigos. Página 23. Revista da ASBRAP nº 3. Hélio Abranches Viotti, S.J.


23-Bartolomeu Fernandes (ouvido a 17 de junho de 1627), natural da Bahia, morador no Rio, vindo da Bahia criança, aqui se criando, com cerca de 62 anos de idade, filho de Jorge Fernandes e de Francisca de Barros, já falecida. Conheceu-o no Rio desde sua mocidade. Narrou uma expedição de doze mancebos, enviados por Salvador Corrêa de Sá à baía Formosa, em que tomou parte: “Fossem com bom ânimo, porque haviam de fazer um feito honroso”. Inopinadamente atacados cinco deles por sete inimigos, que logo mataram a Heliodoro Ébanos, seu cunhado.

Este fato foi dito por Anchieta, no mesmo dia, pregando a 23 léguas de distância! Tal era a fama de Anchieta, que tomavam suas palavras por oráculo, como se depreende do caso que segue: Por alguns moradores terem ido, sem retornarem havia 7 anos, tendo-os por mortos, as mulheres dos sobreditos tornaram a se casar. De uma delas era primo Manoel Álvares Chaves, já defunto, que por este motivo era obrigação sua arranjar novo casamento, ainda mais porque ela andava mal encaminhada com certo homem, e aos que o importunavam lhes respondia: “como quereis que eu a case, se o Padre José Anchieta me diz que ainda era vivo seu marido e tal não faça”. Assim era, que daí a poucos dias chegou o marido dela. E outros que acharam as mulheres já casadas...
[3167]



  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.