Muitos pensam São Paulo foi fundada por causa do Rio Tietê, mas de fato este rio só entra na história de São Paulo entre 1630 e 1650. Os rios principais eram o Anhangabaú e o Tamanduateí
, 1630, terça-feira, atualizado em 25/02/2025 04:45:37
• Fontes (3)
•
•
2º de 4 registros
No ano de 1630, foi fundada na Vila de Iguape a Casa de Officina Real da Fundição do Ouro, cujo precioso metal era transformado em barras e remetido para o Thesouro Real da Fazenda, em Santos. Nessa época, era Almotacel de Iguape o brasileiro Manoel dos Reis, que por ordem real exercia a chefia da Casa da Fundição, e encarregado do transporte do ouro fundido em barras. O precioso metal era conduzido por terra à Vila de Santos, por três pedestres, sob o comando de um chefe que tinha o título de Capitão do Mato
, 1630, terça-feira, atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
3º de 4 registros
“não fez cousa de consideração nem de que resultasse utilidade”
, 1630, terça-feira, atualizado em 06/11/2025 23:06:41
•
•
•
4º de 4 registros
O sacerdote português e comissário do Santo Ofício em Potosí, portanto, experiente nas questões minerais, solicitava, em memorial, as mercês das minas de São Paulo
, 1630, terça-feira, atualizado em 13/02/2025 06:42:31