Incêndio dos armazéns do Recife e dos navios mercantes que estavam no porto
2 de 7
4 de março de 1630, segunda-feira
Matias de Albuquerque ordena a construção do forte real do Bom Jesus, mais conhecido por arraial do Bom Jesus, que foi o primeiro foco de resistência à conquista holandesa. Foi esse o primeiro; depois, houve depois um segundo arraial
3 de 7
14 de março de 1630, quinta-feira
Primeiro ataque ao arraial do Bom Jesus pelo tenente-coronel Steyn Callenfels
4 de 7
16 de junho de 1630, domingo
Luís Barbalho ataca, por ordem de Matias de Albuquerque, as obras do forte que os holandeses começavam a construir e ao qual deram o nome de Bruyn (Brum)
5 de 7
10 de agosto de 1630, sábado
Os holandeses, com grande força, atacam e tomam a trincheira que Luís Barbalho estava construindo no buraco de Santiago
6 de 7
23 de setembro de 1630, segunda-feira
O general Matias de Albuquerque obriga os holandeses a abandonarem o campo de Salinas, na margem direita do Beberibe, depois de três horas de escaramuças.
7 de 7
28 de novembro de 1630, quinta-feira
O general Matias de Albuquerque derrota em Salinas (hoje Santo Amaro, no Recife) um corpo de holandeses
22 registros Página atualizada em 05/04/2026 17:02:58