1° fonte: Consulta em projeto compartilhar
(...) eu sobredito Joam Misser Gigante não saber ler nem escrever, roguei a Fran.co de Alvarenga que este fizesse e como testemunha assinasse por mim, e por ser a mão direita aleijada e ferida, o qual testamento lhe foi lido em alta voz, e declarado e ele disse tudo avia por bem (...); testemunhas que ao presente se acharam aos quais foi lido e declarado, João Frz. Saavedra - André Saraiva, Gregorio de Uales, Sebastião de Peralta, Fran.co Dias Leme, Domingos Roiz Deniza, e eu Fran.co de Alvarenga que a seu rogo assinei por ele, como testemunha, aos 14-2-1645 assino a rogo do testado e por mim como testemunha João Missel gigante - Fran.co de Alvarenga - João Frz Saavedra - Sebastiam de Peralta - Gregorio de Vales - André Saraiva - Fran.co dias Leme - Domingos Roiz Deniza.
Declaro que sou tutor de uma menina órfã, filha que ficou de Manoel de Lara, no qual inventário deixo 7$000 rs.
Declaro que as almas do gentio da terra que ficaram a dita órfã filha de Manoel de Lara se lhe entregaram todas as que se acharem vivas pelo inventário do dito Manoel de Lara.
Declaro que o Capitão André Frz. tem um casal de peças, que pertencem a dita órfã, por nome Bento e sua mulher Juliana.
Mando que de minha fazenda deem meus herdeiros a dita órfã um vestido de serafina ou prepetuana acabado, no tempo que casar, a saber, saio e saia, e um gibão de alguma coisa, porem mais lhe daram a dita órfã, 200 braças de terra nas que tenho por carta aí onde tenho minha fazenda em Santo Antonio, ou para baixo ou para cima,
Mando se dê a Sebastiam deperalta, um vestido de baeta que tenho, capa e roupeta, de esmola e outrossim se lhe darão uma meias de seda negra de dois pares que tenho em uma boseta. E peço a meus herdeiros deixem estar e favoreçam no que puderem.