Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Curitiba/PR ()
343 registros
1652 (ver todos)

1652

Registros  (343)
Atualizados
Recentes



Um caminho de Sorocaba a Curitiba é de antes de 1693 e foi sendo ladeado por sesmarias até mesmo Curitiba. ita (Dr. Braguinha) até a rua das Flôres e a abertura desta que inda não havia (monsenhor João Soares). Neste ano o convento de São Bento tirou a sesmaria junto a essa, além do Sarapuí, "no caminho de Curitiba" [2]curitiba.pr.gov.br [titulo] / acervo.museudapessoa.org


  1ª fonte  
  Data: 1990

“Espaço Mbya entre as águas ou o caminho aos céus” - Os índios guarani e as Ilhas do Paraná*


  2ª fonte  
  Data: 2016

Curitiba, Luiz dos Pinhais, 2016. Rafael Greca de Macedo


Em 1652, após demandas e disputas com Gabriel de Lara e outras autoridades do Reino, Eleodoro Ébano Pereira foi afastado da administração das Minas de Paranaguá e Curitiba.Por provisão, em 24 de maio de 1652, Pedro de Souza Pereira substituiu Eleodoro Ébano Pereira na administração das Minas. Este, em março de 1653, veio a Paranaguá, de onde tomando,o capitão Gabriel de Lara, o escrivão que lavrara o auto sobre o Ribeiro das Pedras e 30 trabalhadores foi ao sertão da chamada Mina da Pedra de Ouro, e reconhecendo o sítio viu que era o lugar à fralda de um cerro,cujas pontas estavam de leste oeste, regado por um ribeiro que vinha do mesmo cerro [...] disse que Gabriel de Lara era que se intitulava descobridor da chamada mina.Então começou o povoamento dos campos de Curitiba. As terras de Baltazar Carrasco dos Reis começavam onde acabavam as de Mateus Martins Leme.É saboroso o texto da carta em que Baltazar Carrasco dos Reis pede que lhe concedam uma sesmaria de meia légua de testada e um légua de sertão, junto ao rio do Marigüy ou Barigui, nas terras devolutas onde estava sua roça, já que não tinha terras para lavrar e agasalhar seu gado,tanto vacum como cavalar, nem chãos para edificar sua casa de morada.A carta de Sesmaria foi concedida pelo capitão-mor governador doRio de Janeiro – Salvador Correa de Sá e Benevides – em 29 de junho de1661, entendendo que havia alguns anos Carrasco dos Reis residia comsua família na paragem chamada Barigui, nos campos do novo povo deNossa Senhora da Luz dos Pinhais, onde tinha sua fazenda.Vale aqui memória desse capitão Baltazar Carrasco dos Reis. Nascidoem São Paulo de Piratininga, em 1617, era filho de Miguel Garcia Carrasco e de Margarida Fernandes.O pai, fidalgo de origem espanhola, em 1641, quis ver AmadorBueno da Ribeira como “Rei do Brasil”, porém ele não aceitou. Entãoassinou a aclamação d’El Rey D. João IV. Se tal fato tivesse sido concretizado, a Independência do Brasil do Reino Português t [27621]





  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!