É assim que o padre jesuíta Simão de Vasconcelos narra a recepção da notícia damorte de um companheiro na província do Brasil, o padre João de Almeida. Falecido nacapitania do Rio de Janeiro em 1653, sua vida e morte foram contadas por Vasconcelosna obra Vida do Padre João de Almeida da Companhia de Jesu, impressa em Lisboa em1658, mas escrita provavelmente em 1655, segundo o próprio autor.2. Alguns anosdepois, em 1672, saía da oficina de João da Costa outra biografia, a Vida do VenerávelPadre José de Anchieta da Companhia de Jesus, de autoria do mesmo Vasconcelos.Nestas obras, o padre apresenta argumentos claramente favoráveis à canonização dosdois jesuítas, muito bem amarrados em um discurso cronológico de suas vidas. Não setratam, portanto, de quaisquer biografias, mas da narrativa de “vidas devotas”,biografias de caráter hagiográfico3
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.