Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Frei Agostinho de Jesus (1600-1661)
27 registros
1661 (ver todos)

1661

Registros  (27)
Atualizados
Recentes
Descendentes



      11 de agosto de 1661, quinta-feira
Falecimento do Frei Agostinho
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
  •


Frei Agostinho retorna para a baixada fluminense, morrendo em 11 deagosto de 1661. Porém, seu legado cultural deixado no planalto floresceu nasobras de seus contemporâneos e sucessores em meados do século XVII, ondedespontam as obras de um santeiro intitulado de Mestre de Itu (na escultura embarro) e Mestre-do-Cabelinho-em-Xadrês (na madeira). Agrupando imagens desteperíodo, identificamos dois significativos artistas, chamados de: Seguidor Eruditode Frei Agostinho de Jesus e o Seguidor Popular. As principais característicasdestes santeiros foram à alternância de elementos formais e populares, emborapermanecendo as referências eruditas beneditinas primordiais. Um grande artistaque seguiu em paralelo à produção dos beneditinos foi o Mestre de Angra dosReis, autor de belos relicários paulistanos, importante contribuição franciscananesta tradicional escola de raiz erudita beneditina, célula mater da arte nacional. [1]

118. -- Salto, ex-Salto de Itu - Instituída paróquia por provisão de 6 de março de 1886 ( A.G. C. ).Frei Agostinho depois de comparar o Salto de Itu as catadupas do Nilo - que exagero ! - e contar que daípara baixo ainda há povoados até cinco léguas (24,6km) refere que a Senhora do Monte Serrate é imagem de madeira com o Menino sobre o braço esquerdo, cultuada com amor pelos moradores.

A capela do mesmo orago adiante referida é localizada numa fazenda entre Itu e Sorocaba. Talvez seja primitiva capela do povoado Cajuru, ou confusáo dos fradesescritores. Também não existiu jamais em Sorocaba umacapela do Desterro. Como ela está logo após a de MonteSerrate (no livro) e o camiilho de Itu para Jundiaí passavapelo Salto, náo e fora de compasso e medida leva-la paraoutra banda. Todavia, os autores do manuscrito e do livro,insistem em que se trata de fazenda. Por outro lado, napágina referente a Araçariguama nao deixam de referir queo caminho a direita do de Itu levava a Juridiai, onde nãohavia igreja de Nossa Senhora o que era um êrro deles. Sert colocaram a esquerda ae Itu erradamente, tudo se explica. - Antonio Vieira Tavares fundou a Capela do MonteSerrate, origem da atual cidade de Salto. Benzeu-a em 16 dejunho de 1638 o primeiro vigário colado de Itu, Padre Felipede Campos, homem de grandes virtudes, terceiro franciscano. [2]





  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!