Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Votorantim/SP ()
244 registros
1696 (ver todos)

1696

Registros  (244)
Atualizados
Recentes



Apenas como nota, observa-se que a produção de roteiros, uma espécie de “mapa do tesouro”, parece ter sido freqüente naquela sociedade. Um exemplo destes mapas do tesouro foi encontrado no arquivo da Coleção José Bonifácio de Andrada e Silva, acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. O roteiro indicava, curiosamente a direção de Sorocaba para o encontro de tal riqueza. Tratava-se de um “Aranzel ou Roteiro de haveres de oiro e pedras preciosas dos campos de Preatuva, entrando entre sul e sudoeste seguindo rumo direito” escrito por Antonio Mendes Marzagão, em 1696. (Práticos Fundidores e Fornos: a produção de ferro no Brasil entre os séculos XVI e XVIII. Páginas 6 e 7)

ANEXO 8Aranzel ou Roteiro de haveres de oiro e pedras preciosas dos campos dePreatuva, entrando entre sul e sudoeste seguindo rumo direito Antonio Mendes Marzagão, 1696.Entrarão no dito campo de Preatuva, entre o sul e sudoeste rumo direito;passarão dois ribeirões; depois passarão duas serras; chegarão em um ribeirão,encima meio descalvado, onde fazem barra no dito ribeirão dois córregos, temouro em abundancia. Subindo a serra e dobrando para traz, está outro ribeiretecom uma cachoeira; pelo barranco acima da caxoeira tiramos ouro em pedaços.Farão por diante pendendo para o sul mais alguma coisa, subindo e descendouma serra não mui encantilada, derão em uma vargea gras.... que atola, e temquatro a cinco palmos de lodo; em baixo tem bom cascalho, e tem grandiosaspintas. Forão adiante e acharão uma Lagoa grande: na barra desta lagoa se fezum socavão, tirou-se ouro em pedaços e, muitas pedras; que não soubemosconhecer, de varias cores, que parece serem preciosas. Tudo isso da Vila deSorocaba ( ou do rio de Sorocaba?) picando mato, serão oito ou dez dias depicada (12 ou 15 legoas?) por eu estar para morrer, e não ter esperança de vida,faço este aranzel para os viventes: há muitos anos não quis declarar esteshaveres, quem achar com este meu Roteiro os ditos haveres, mande dizer 40missas para mim, e outras pelas mais necessitadas almas do Purgatório. Vila deSão Paulo, hoje 8 de dezembro de 1696. Antonio Mendes Marzagão”.1



 Fontes (1)

 1° fonte/2022   

Práticos Fundidores e Fornos: a produção de ferro no Brasil entre os séculos XVI e XVIII, consultado em 03.12.2022
Data: 2022

Apenas como nota, observa-se que a produção de roteiros, uma espécie de “mapa do tesouro”, parece ter sido freqüente naquela sociedade. Um exemplo destes mapas do tesouro foi encontrado no arquivo da Coleção José Bonifácio de Andrada e Silva, acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. O roteiro indicava, curiosamente a direção de Sorocaba para o encontro de tal riqueza. Tratava-se de um “Aranzel ou Roteiro de haveres de oiro e pedras preciosas dos campos de Preatuva, entrando entre sul e sudoeste seguindo rumo direito” escrito por Antonio Mendes Marzagão, em 1696.

"Entrarão no dito campo de Preatuva, entre o sul e sudoeste rumo direito; passarão dois ribeirões; depois passarão duas serras; chegarão em um ribeirão, em cima meio descalvado, onde fazem barra no dito ribeirão dois córregos, tem ouro em abundância. Subindo a serra e dobrando para traz, está outro ribeirete com uma cachoeira; pelo barranco acima da cachoeira tiramos ouro em pedaços. Forão por diante pendendo para o sul mais alguma coisa, subindo e descendo uma serra não mui encantilada, derão em uma vargea gras.... que atola, e tem quatro a cinco palmos de lodo; em baixo tem bom cascalho, e tem grandiosas pintas.

Forão adiante e acharão uma Lagoa grande: na barra desta lagoa se fez um socavão, tirou-se ouro em pedaços e, muitas pedras; que não soubemos conhecer, de varias cores, que parece serem preciosas. Tudo isso da Vila de Sorocaba (ou do rio de Sorocaba?) picando mato, serão oito ou dez dias de picada (12 ou 15 léguas?) por eu estar para morrer, e não ter esperança de vida, faço este aranzel para os viventes: há muitos anos não quis declarar estes haveres, quem achar com este meu Roteiro os ditos haveres, mande dizer 40 missas para mim, e outras pelas mais necessitadas almas do Purgatório. Vila de São Paulo, hoje 8 de dezembro de 1696. Antonio Mendes Marzagão”.
[Páginas 6 e 7]




[27911] Práticos Fundidores e Fornos: a produção de ferro no Brasil entre os séculos XVI e XVIII, consultado em 03.12.2022
03/12/2022


José Bonifácio*
Data: 01/01/1838
Créditos/Fonte: Oscar Pereira da Silva (1865–1939)
((**)


ID: 1597





  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!