Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Santos/SP
189 registros
1720 (ver todos)
AntepassadosDescendência

1720
Zoom: 0%
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\c10697\filippo.txt


O governo da capitania paulista estudava uma forma de garantir o controle do comércio de animais com o sul e dele obter lucros, através da abertura de uma estrada que ligasse São Paulo à Curitiba
01/01/172025/02/2025 04:39:52

•  Fontes (1)
  
  



1720, o governo da capitania paulista estudava uma forma de garantir ocontrole do comércio de animais com o sul e dele obter lucros, através da abertura deuma estrada que ligasse São Paulo à Curitiba, evitando o trecho por mar entreParanaguá e Santos. Mas além das dificuldades práticas do empreendimento, queexigiria muitos homens, mantimentos e munições, havia a resistência dos fazendeiros dosul e negociantes de gado. Estes temiam a perda de benefícios, pois o novo caminhoincentivaria a ocupação dos vastos campos do sul e desviaria o eixo econômico dolitoral para o interior (BADDINI, op. cit., p. 51).



 Fontes (1)

 1° fonte/2000   

Sorocaba no Império: comércio de animais e desenvolvimento urbano, por Cássia Maria Baddini*
Data: 2000

(...) 1720, o governo da capitania paulista estudava uma forma de garantir o controle do comércio de animais com o sul e dele obter lucros, através da abertura de uma estrada que ligasse São Paulo à Curitiba, evitando o trecho por mar entre Paranaguá e Santos. Mas além das dificuldades práticas do empreendimento, que exigiria muitos homens, mantimentos e munições, havia a resistência dos fazendeiros do sul e negociantes de gado. Estes temiam a perda de benefícios, pois o novo caminho incentivaria a ocupação dos vastos campos do sul e desviaria o eixo econômico do litoral para o interior (BADDINI, op. cit., p. 51).




[23999] Sorocaba no Império: comércio de animais e desenvolvimento urbano, por Cássia Maria Baddini*
01/06/2000


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.