Os rios que fazem barra neste de que se trata são dignos de notícia e por isso declaro por seus nomes e com algumas circunstâncias dos seus efeitos.
O primeiro de que se encontra no começo da navegação é o Capivary, pelo qual se fazem as canoas que compram os comerciantes das ditas minas, cujo rio é pequeno por ter perto as vertentes, procurando ao norte, e é distante do porto da referida freguezia dia e meio de viagem (Isto é, do porto de Araraytaguaba em Porto Feliz á barra do Capivary a distância é de cerca de 9 léguas e só com o rio bastante cheio, é que se poderia viajal-a em dia e meio) ao lado do Tietê.
Abaixo deste, quase duas léguas, do lado esquerdo, está o rio Sorocaba, cujas vertentes também manam das serras da costa do mar, nas alturas da vila de Iguape ou Cananéa (Na serra do Paranapiacaba; contraverte com os afluentes da Ribeira de Iguape), e passa pela vila de Sorocaba, donde teve este nome, e tem a largura mais ou menos de 8 braças.
* O Rio Capivari nasce entre Jundiaí e Campinas, rega a vila de Monte-Mór e a cidade de Capivary e desaguá na margem direita do Tietê. As terras as suas margens são fertilíssimas e criam grandes árvores próprias para canoas, principalmente perobas e jequitibás. O rio é correntoso e só admite navegação para pequenas canoas em metade do seu curso.
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.