Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
São Paulo/SP
4114 registros
1782 (ver todos)
AntepassadosDescendência

1782
Zoom: 0%
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\c10643\filippo.txt

EXISTE TEXTO!!!0 brancos


1º de 40 registros
Um caso curioso ocorreu em S. Paulo, aí por 1782, com um certo Antonio Senra
  
  

Ver registro




2º de 40 registros
Pio VI declara Sant’Anna “padroeira e protetora” de São Paulo
•  Fontes (1)
  
  

Ver registro




3º de 40 registros
Manoel Lopes de Oliveira veio de São Paulo com a família
  
  

Ver registro




4º de 40 registros
Manoel Lopes de Oliveira veio de São Paulo com a família em, atraído pelas possibilidades comerciais da vila
  
  

Ver registro




5º de 40 registros
Rigobert Bonne
•  Imagens (1)
  
  

Ver registro




6º de 40 registros
Os primeiros indícios históricos (documentos) estabelecem 1782 como o início da formação do bairro, Vila Mariana
  
  

1 fonte - *EDUCAÇÃO FEMININA E MISSÃO: O COLÉGIO CRISTO REI NA VISÃO DAS MULHERES (SÃO PAULO – DÉCADA DE 1960). Marilene Roberto de Ávila
Data: 01/01/2005

Os primeiros indícios históricos (documentos) estabelecem 1782 como o início da formação do bairro, Vila Mariana. Essas informações foram retiradas de documentos disponíveis no artigo “República de Vila Mariana”.

As primeiras referências ao bairro aparecem quando Lázaro Piques recebe do Presidente Da Província, Dr. Francisco Cunha de Menezes, a doação das terras de uma Sesmaria, entre o Riacho do Ypiranga e a estrada do Cursino. O local (região) era conhecido como “Ypiranga de Cima”.

A Sesmaria era cortada por estradas e caminhos importantes como: “Estrada Vergueiro”, para Santos, o “Caminho do carro de Santo Amaro”, o “caminho para Sorocaba” e “Itu”, o “Antigo Caminho para Pinhaíba” (Santos) e o “Caminho para Curral Grande” (Vila Conceição e Diadema).

Em um ponto, na margem do “Caminho para Santo Amaro”, (atual Rua Afonso Celso) existia um local com cruzes em sua margem. Este local e arredores passaram a ser conhecidocomo “Cruz das Almas”. [Página 61]

Registros escritos confirmam a existência de algumas casas e moradores à margem do “Caminho do Carro de Santo Amaro”, local da atual Caixa de Água, que também era conhecido como “Mato Grosso”.

Em um outro ponto do “Caminho do Carro de Santo Amaro” existia, desde 1840, um “Pouso de Tropeiros” (Um Cubatan ou posto de descanso e pernoite). Esse “Pouso” ficava exatamente onde começava uma estrada conhecida como “Caminho para Pinheiros”, Sorocaba, Parnaíba e Itu.

Essa estrada era um importante atalho para quem vinha de Santos pela “Estrada do Vergueiro”, com destino a Sorocaba, sem ter de passar pela cidade de São Paulo. O marco do início desta estrada existe até hoje e encontra-se na esquina da Rua França Pinto com a Rua Domingos de Moraes.

Ver registro




7º de 40 registros21 de janeiro de , segunda-feira
João Baptista Victoriano escreveu uma Representação ao Governador Martim Lopes Lobo de Saldanha reclamando de um alferes que lhe estorvava a empresa do novo descoberto do Morro Ivutucavarú, na capitania de São Paulo
•  Imagens (1)
•  Fontes (3)
  
  
  

Ver registro




8º de 40 registros16 de março de , sábado
Toma posse do governo da capitania de São Paulo Francisco da Cunha Meneses
  
  
  

Ver registro



TERMINA AQUI!!!!registors: 4114

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.