A correspondência produzida por Manuel José, Antonio Francisco deAguiar e Antonio Manuel Fernandes da Silva, da administração da Casa Doada, indicaduas estações claras: verão e inverno. O verão era o tempo da chegada das tropas e issocomeçava em setembro, talvez fins de agosto. O inverno é o tempo que Manuel Josémenos escreve cartas (sendo menos prolixo também) e é o tempo do desengano dostropeiros que se atrasaram e precisam vender a tropa com preços inferiores162. Esteperíodo foi consagrado no mundo dos tropeiros com a expressão invernada, momentoda tropa parar e evitar a mortandade dos animais, como aconteceu em meados de 1796,conforme Antonio Francisco de Aguiar escreveu em janeiro do ano seguinte.163 Sabe-seainda que no verão de 1805 e 1807 houve muita chuva. As precipitações complicava avida do tropeiro de várias formas mas duas são mais salientes: o aumento de volume de 158 BN-II-35,25,17-022 159 BN-II-35,25,17-043 160 As referências aos queijos e manteigas são quase sempre entre setembro e dezembro, sendo novembroo mês em que ele geralmente informa ter terminado sua produção.161 Documentos da Casa Doada. BN-II-35,25,25-27; BN-II-35,25,03; BN-II-35,25,17. 162 BN-II-35,25,17-009 163 BN-II-35,25,25-27-032 100água dos rios,164 que muitos precisavam ser cruzados e quase não havia pontes, e a pioranas condições de tráfego na “estrada” das tropas, o que era agravado pela topografia dopercurso onde as serras eram abundantes.Em um roteiro de viagem pelo caminho dastropas de 1745, havia a referência à consertos de barrancos, necessários para acontinuidade da viagem.165
[27693] Coisas do Caminho. Crédito, confiança e informação na economia do comércio de gato entre Viamão e Sorocaba (1780-1810), 2018. Tiago Luís Gil, UnB 01/01/2018
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!