Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Convento/Galeria Santa Clara
71 registros
1842 (ver todos)

1842

Registros  (71)
Cidades  (36)
Atualizados
Recentes



Inacio Botelho de Siqueira, com 9 anos em 1796 (inventário da avó materna). Faleceu em Sorocaba aos 29-10-1842. Solteiro, sem descendentes, deixou legados aos sobrinhos, missas pela alma das irmãs e cunhados e institui herdeiros do remanescente dos bens aos filhos do irmão José.Sorocaba, SP Igreja N. Sra da Ponte aos 29-10-1842 nesta cidade faleceu Ignacio Botelho de Siqueira, de idade mais ou menos de secenta anos, solteiro, natural da cidade deo Rio de Janeiro, f.l. de Ignacio Botelho de Siqueira e de D. Mariana Bernarda de Araujo. Foi sepultado na Igreja de Santa Clara, tudo na conformidade do seu testamento, onde declara não ter herdeiros descendentes que por direito o sejam. Encomendou missas, entre as quais, pelas almas de suas irmãs e cunhados. Deixa para sua sobrinha Maria das Neves dous contos de reis, e um conto de reis para seu sobrinho, irmão da dita; institui herdeiros do remanescente a sua sobrinha Dona Maria de Carvalho, D. Mariana e a seus sobrinhos Jose Botelho e Antonio Botelho, todos filhos de seu irmão o Comendador Jose Botelho de Siqueira Matos e Araujo, todos em igual porção; deixa para todos seus afilhados e afilhadas a esmola de cem mil rs a cada um, apresentando a certidão de batismo. Testamenteiros a seu irmão o Comendador supra em 1º lugar, em 2º o Com. Caetano Maria Lopes Gama, e em 3º o Com. Aureliano de Souza Oliveira Coitinho; e no Codicilo confirma seu testamento e no caso de falecer nesta cidade de Sorocaba, nomeia seus testamenteiros a Francisco Lopes de Oliveira, a Francisco Ferreira Braga e a Manoel Lopes de Oliveira, os quais de comum acordo tomarão conta dos bens, fazendas e papeis que com ele se acharem, e remeterão um inventário por miudo com a certidão do seu obito a entregar aos testamenteiros do Rio de Janeiro; determina seu enterro; legados pios.[projetocompartilhar.org/ Familia/JoseAntoniodeAraujo.htm]





  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!