“Curiosidades Brasileiras”, F. L. d´Abreu Medeiros. Diário de São Paulo 06/10/186531/08/2025 21:24:16
• Imagens (1)
•
•
•
“a igreja de Santo Antônio, benta em 1762, e hoje pertencente á irmandade da misericórdia”“a igreja matriz de Nossa Senhora da Ponte, espaçosa e bela, regulando talvez o tamanho da catedral de São Paulo, a qual foi benta a 9 de fevereiro de 1783, e reedificada em 1837 pelo padre Francisco Theodosio de Almeida Leme (hoje conego honorário da capela imperial), que, com seus esforços, sacrifícios e esmolas que pediu, com seu respeitável pai o comendador José de Almeida Leme (já falecido) conseguiu a conclusão da grande obra”Mencionamos também a capela de Santa Cruz, ereta por um homem do povo, Melchior Pereira Machado e benta a 2 de maio de 1835
a pequena igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, levantada pelo cidadão Elias Ayres do Amaral em virtude de disposições e quotas deixadas por seus antepassados, a qual foi benta a 9 de agosto de 1841
serras verdejantes, e mais ao longe, o elevado monte de Arassayava, morro de ferro da ex-tincta fabrica de S. João de Ypanema, que parece tocar o céo.
O viajor ha de sem duvida encontrar um aspecto summamente bello e agradável, e mesmo sentir em seu interior certo prazer ines- perado. Esta linda cidade, cujas habitações alvejavão ao longe no meio da verdura dos prados que a circundão, está situada a SE e a 18 leguas da capital da província, sobre as margens do rio que lhe deu o nome.
Sim, o Sorocaba, depois de precipitar-se em massa do alto do soberbo TUPARARANGA na serra de S. Francisco, rola por sobre pequenas catadupas até despenhar-se no salto VOTORANTIN, e então, deslisando mansamente por espaço de duas milhas mais ou menos, vem cortar a cidade, deixando á sua esquerda a parte mais importante, que se eleva gradualmente! de certo modo a apresentar uma linda perspectiva, e á direita a menor, porém em uma posição tão aprazivel, que offerece aos olhos do viajor uma entrada magnifica, e aos habitantes do outro lado um bellissimo passeio.
II
Não é nosso fim occupar-nos em fabulosas descripções, e tecer immeritos elogios á cidade de Sorocaba.
Acerca de sua fundação diz o Ensaio de um quadro estatístico da província de São Paulo, publicado em 1839:
Esta povoação foi fundada em 1670, e depois ereta em vila. E considerável e florescente, tanto por ser o lugar onde se trata negociações dos animais cavalares, muares e vacum, que se conduzem das partes do sul, e onde se cobram os direitos de passagem, como também por estar perto da mesma, a fábrica de ferro das faldas do monte de Arassayava.
O Sr. Varnhagen, na sua História do Brasil, diz o seguinte: "D. Francisco de Souza indo em 1610 á Biraçoiava (Ypanema), e vedo que não prosperava ali a vila que dez anos antes criara, ao mesmo tempo que espontaneamente se iam agrupando muitos moradores três léguas áquem junto a uma ponte do rio Sorocaba, onde os Beneditinos levantavam já um hospício, transferiu para alí o pelourinho, com ideias, diz-se, de fundar uma cidade com o nome de São Felipe por gratidão ao soberano, que pouco antes o agraciara.
Nos livros antigos livros da Câmara e do mosteiro de São Bento acha-se escrito que a povoação de Sorocaba foi fundada primeiramente no bairro Itavuvu pelo governador D. Francisco de Souza, e que a requerimento do capitão Balthazar Fernandes, com informação do ouvidor da capitania, Antonio Lopes de Medeiros, foi mandada transferir com o título de vila, para o lugar onde se acha presentemente, por provisão do governador geral Salvador Correia de Sá, passada em S. Paulo a 3 de Março de 1661, sendo nomea- dos nessa occasião: juizes, o dito capitão Balthazar Fernandes e Pascoal Leite Paes; verea- dores, André de Zuniga; Claudio Furquim, e Christovão Claro; procurador, Domingos Garcia, e escrivão da camara, Francisco Sanches.
Assim mais que a igreja de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, hoje mosteiro de S. Bento, foi doada pelo referido capitão Balthazar aos religiosos benedictinos da villa da Parahyba por uma escriptura passada aos 21 de Abril do mesmo anno de 1661 na fazenda de Manoel Bicudo sita no bairro ou paragem chamada - Poterevú - achando-se presentes o Rev. presidente frei Thomé Anselmo da Annunciação e as testemunhas precisas, com a obrigação de aquelles construirem um dormitorio com quatro rellas, despensa, cozinha e refeitorio.
Doou-lhes tambem toda a sua terça, cons- tando de grande porção de terras, pessoas de serviço, animaes e moveis.
Como se vê, descombinam os escritores acerca da fundação de Sorocaba; o que é certo é que esta povoação foi elevada á categoria de cidade pela Lei Provincial N° 5 de 5 de fevereiro de 1842, sendo presidente da assembléia, depois de o ter sido da província por dua vezes, o ilustre sorocabano brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.
III
Entre os seus edificios póde-se mencionar o velho mosteiro de S. Bento, cujo templo foi mandado dourar em 1854 pelo virtuoso pre- sidente frei Victorino de S. Lourenço Santos, que logo depois falleceu na Bahia; a igreja de Santo Antonio, benta em 1762, e hoje perten- cente á irmandade da misericordia, que a pre- parou, e a conserva com todo o asseio; o re- colhimento de Santa Clara, edificado pelo capitão-mór Salvador de Oliveira Leme em 1767, no qual se achão de 16 a 20 religiosas; a igreja matriz de Nossa senhora da Ponte, espaçosa e bella, regulando talvez o tamanho da cathedral de S. Paulo, a qual foi benta a 9 de Fevereiro de 1783, e reedificada em 1837 pelo padre Francisco Theodosio de Al- meida Lome (hoje conego honorario da capel-
(...)
a nova igreja do Rosário, que ainda está em obras sob a direção do coronel Manoel Lopes de Oliveira
O hospital da Caridade, começado em 1803, concluído poucos anos depois, e reedificado e aumentado em 1845, época mais ou menos em que se restaurou a referida irmandade da misericórdia, pelos esforços do então juiz municipal Dr. Joaquim Pedro Villaça, magistrado probo e justiceiro, e Dr. José Maria de Souza.
Diario de S. Paulo (SP) - 1865 a 1878 Data: 06/10/1865 Página 2
ID: 5993
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!