Sociedade de Geografia do Rio De Janeiro. Tomo I 01/01/188513/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
Tentou também o governo de São Paulo restaurar a povoação de Botucatú, que se diz existira sobre o rio Paranapanema, e restabelecer as fazendas de criar, que se abandonaram depois que desprezou-se a navegação, que por aquele rio se fazia para Cuiabá.
Dos ofícios dirigidos á secretaria de Estado em 24 de dezembro de 1766, a fl. 17, a 30 de outubro de 1770, consta, que os antigos Paulistas, saindo de Sorocaba, iam á fazenda e povoação de Botucatú, dai a São Miguel, e costeando o Paranapanema por sua margem esquerda, passavam pela Encarnação, São Xavier e Santo Ignacio, e embarcando no Salto das Canôas, gastavam 20 dias a chegar á barra no Paraná, atravessado o qual, entravam pelo rio Avinheima ou Três Barras, subiam até as suas primeiras vertentes, atravessavam o espigão da Vacaria, iam a outro povo de Santo Ignacio, e desciam pelo Aguarahi, ou Correntes no Paraguay. [Página 226]
Sociedade de Geografia do Rio De Janeiro. Tomo I Data: 01/01/1885 Página 226 e 227
ID: 11218
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.