Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Caminho São Paulo-Santos ()
54 registros
1912 (ver todos)

1912

Registros  (54)
Atualizados
Recentes



la ciudad de San Pablo a la villa de Cuyabá, una y otra en el Brasil, y que se le olvidó acompañar con el testimonio de autos de la expedición de Mojos.— La Plata, 6 de marzo de 1764.



Camino a la villa de Cuyabá desde la ciudad de San Pablo, que dista 13 leguas de asperísimo camino del puerto de Santos, en la costa del Brasil. — De aquella ciudad se viene por tierra a la villa de Itaguaba, distante 23 leguas; aquí se embarca sobre el rio Fiaté, que se une con el Grande ; en el primero dura ta navegación más de diez o doce días, y en el segundo, tres, aguas abajo, se entra después en el río Pardo, por el que, aguas arriba, se camina cuarenta días con mucha fatiga, por su rapidez, algunos saltos y muchos peñascos ; motivos de descargar repetidas veces las canoas, y transportarlas con su carga por tierra.

De este río se pasa al Verde, que es muy pequeño, y después al Sabachuga, con tra la corriente. En las cabeceras de éste se varan las embarcaciones y se conducen por tierra como 3 ó 4 leguas que hay de travesía al Camapoen. Aquí hay una población que provee de víveres del país a los pasajeros, como de bueyes y carretas para el transporte de las canoas y su cargazón. Por el rio Camapoen, que es pequeño, se navega como cuatro o cinco días, aguas abajo, con bastante incomodidad, por la mucha madera que arrastran las avenidas, embarazando el paso, y se entra después en el Cuchín, que es mucho mayor y tiene bastantes malos pasos y saltos. De éste se pasa al Tocoarú, que es de buena navegación, y de él, al Paraguay pequeño, por el que se camina sin incomodidad, aguas arriba, y de éste se entra en el Paraguay [p. 1018]



Ao pé da cidade há a grande montanha calcarea denominada "Arara Itaguaba",nome este que conserva do tempo dos índios e quer dizer: "comer cal", porque, nos meses de janeiro e fevereiro chegam aqui milhares de papagaios e outros pássaros americanos que comem cal antes de porém os ovos. [Ligeiras notas de viagem do Rio de Janeiro á capitania de São Paulo, no Brasil, no verão de 1813, com algumas notícias sobre a cidade da Bahia e a ilha Tristão da Cunha, entre o Cabo e o Brasil e que ha pouco foi ocupada. De Gustavo Beyer, 1813. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XIII, 1908. Páginas 292 e 293]



 Fontes (1)

 1° fonte/1912   

Historia de la Compañia de Jesu´s en la provincia del Paraguay (Argentina, Paraguay, Uruguay, Peru´, Bolivia y Brasil), by Archivo General de Indias; Pastells, Pablo, 1846-1932, ed; Mateos, Francisco
Data: 1912

Carta escrita de La Plata, 6 de março de 1764. A caminho da cidade de Cuyabá da cidade de São Paulo, que fica a 13 léguas de estrada extremamente acidentada do Porto de Santos, no litoral do Brasil. - Daquela cidade chega-se por terra à vila de Itaguaba, distante 23 léguas (111,05 km); aqui você embarca no rio Fiaté, que se junta ao Grande; No primeiro, a navegação dura mais de dez ou doze dias, e no segundo, três, a jusante, entra-se no rio Pardo, ao longo do qual, a montante, caminha-se quarenta dias com grande cansaço, devido à sua velocidade, alguns saltos e muitos pedregulhos; razões para descarregar repetidamente as canoas e transportá-las com sua carga por terra. [Página 1018]




[27022] Historia de la Compañia de Jesu´s en la provincia del Paraguay (Argentina, Paraguay, Uruguay, Peru´, Bolivia y Brasil), by Archivo General de Indias; Pastells, Pablo, 1846-1932, ed; Mateos, Francisco
01/01/1912




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!