Faz muito pouco tempo que pesquiso e escrevo sobre História. Ainda, sempre procurando o tom e as palavras corretas.
O debate histórico, assim como o político é, na maioria das vezes, fervoroso. Ultimamente a simples publicação de um REGISTRO que exalte os nativos brasileiros tem sido tratada como um ataque aos europeus.
Uma pessoa a qual tem meu total respeito e admiração escreveu: “(...) corrente indigenista do século XX e do que a criação do mito do bom selvagem, no século XVIII”.
Perante a História, minhas opiniões não tem valor, e dificilmente as expresso em textos. Quando faço, faço nos comentários.
Me esforço para escrever baseado registros e principalmente opiniões dos contemporâneos à época.
Como a de José Bonifácio, que esteve na região de Sorocaba em 1820 quando registrou:
"Durante os dois dias que descansamos em Itú, soubemos que alguns habitantes desta vila preparavam uma expedição para ir comprar nativos Caiapós, ás hordas que habitavam as margens do Rio Paraná, vizinhas da embocadura do Tietê.
A sorte daqueles nativos, assim como a dos Guarapuavas, no distrito de Curitiba, merece toda a nossa atenção, para que não ajuntemos ao tráfico vergonhoso e desumano dos desgraçados filhos da África, o ainda mais horrível, dos infelizes nativos, de que usurpamos as terras, e que são livres, não só conforme a razão, mas também pelas leis".
IMGSM: 1IMGSM: 1IMGSM: 1IMGSM: 1
Arquivos do Museu Nacional do Rio de Janeiro Data: 01/01/1923 Página 228
ID: 11743
Arquivos do Museu Nacional do Rio de Janeiro Data: 01/01/1923 Página 229
ID: 11742
Arquivos do Museu Nacional do Rio de Janeiro Data: 01/01/1923 Página 231
ID: 11741
Arquivos do Museu Nacional do Rio de Janeiro Data: 01/01/1923 Página 232
ID: 11744
Arquivos do Museu Nacional do Rio de Janeiro Data: 01/01/1923 Página 235
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!