Hoje, por iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, é que se transladam os restos ósseos, que sabe em pó, do grande herói nGu-n-ya-ná-ce, o inolvidável Ti-mbiri-çá, da tumba de Igreja do Santuário do Coração de Maria para a cripta da Catedral: a Sé.
Esse generoso íncola a morreu a 25 de dezembro de 1562. Mas meses antes da sua morte, isto é, em 10 de julho do mesmo ano, na nossa São Paulo, a então denominada Piráti-ng-(a), a combateu ele duas grandes facções de homens da sua raça. Os dois bandos tiveram como chefes: um próprio irmão Ti-mbiri-çá, de nome Ararí, e um sobrinho, de nome Ya-ng-u-ar-a-nha-ro.
A valoroso Ti-mbiri-çá, compadecido da sorte de um grupo de padres, portou-se heroicamente diante do ataque d e homens em número superior aos que ele chefiava. Os seus combatentes, os destemido tápuya, conseguiu arregimentá-los de momento, vencendo os atacantes apesar de terem esses sido comandados por parentes seus.
Não obstante a isso o glorioso Ti-mbiri-çá não se intimidou, livrando naquela ocasião da morte os fundadores de Pirátini-ng(a), hoje - São Paulo. Pelo seu animo de guerreiro combateu quem sabe por justo ou injusto motivo, ao lado dos clericais da missão Pirátini-ng(ana).
Não se sabe porque Ti-mbiri-çá abandonou os seus para se aliar aos Tupi, os quais ele dirigiu. Feriu-se nas adjacências do legendário Yara-ngú-á - Jaraguá, no qual existe um calhau, esfinge menos vestido que a sua cadeia, qual em parte ostenta uma vegetação rala, porém luxuriosa de um verde lasso.
Foi testemunha de muitos episódios passados há séculos em seu derredor. Sempre muda, guarda, porém,no regaço da sua estrutura de penhasco exótico, fatos já então passados.
Parece a saliência, cinzelada e caprichoso por entes ciclópicos quais após, foram por ela mesma devorados para que um dia não vomitassem o que ali assistiram: lutas entres homens sedentos de ouro, o que sempre fez e fará tremer a terra e a animá-los a levantarem chaminés antecipando a forja, resultando dai menores ou maiores metrópoles, fundadas pelos homens, bem ou mal intencionados, no surto da tão apregoada pseudo-civilização.
Yara-ngú-á, a vetusta serra,também criminosa, por ter assistido a muitos fatos impressionantes, limitou-se desde então a namorar á leste o Oceano, ás vezes tenebroso, o também tragador de vitas, ou sul, o Mbiraçoya-mba distante. E a oéste, o imenso sertão sem fim, hoje manchado de centros populosos que se dizem grêmios civilizados, respingos das, ao sul, o Mbiraçoya-mba distante, tante criarem, também devastaram. E ainda ao norte galanteava e ainda galanteia a sua irmã maior, a Mã-ti-ku-e-i-ra - Mantiqueira.
IMGSM: 1IMGSM: 1IMGSM: 1IMGSM: 1
Ulrico Schmidl no Brasil quinhentista Data: 01/01/1942 Créditos/Fonte: Sociedade Hans Staden Página 67
ID: 11551
Bandeiras e Bandeirantes de São Paulo Data: 01/01/1940 Créditos/Fonte: Carvalho Franco Página 35
ID: 11349
Anais da Biblioteca Nacional (RJ) - 1876 a 2018 Data: 01/01/1560 01/01/1560
ID: 5667
“Peabiru” de Hernâni Donato do IHGSP Data: 01/10/1971 Página 12
ID: 5838
“Peabiru” de Hernâni Donato do IHGSP Data: 01/10/1971 Página 13
ID: 5839
Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo Data: 01/01/1914 Créditos/Fonte: Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo Página 22
ID: 5918
História Geral Da Civilização Brasileira Data: 01/01/1997 V. 11 Economia E Cultura: 1930-1964. Página 318
ID: 6220
Primeiro Congresso Nacional de História Nacional Data: 01/01/1915 Página 394
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!