O dr. Eugênio Salerno fôra atingido pelas costas por um tiro disparado á queima-roupoa, em companhia de seu amigo sr. Adelino Pereira, ás 22 horas, na praça João Pessoa.
O projétil atingiu o prefeito na coluna vertebral, indo alojar-se no coração. O sr. Adelino Pereira conseguiu desarmar o criminoso, prendendo-o em flagrante.Era o corrente ano de 1935, e então no dia 17 de agosto, Roque encontra o prefeito Dr Eugênio Salerno em frente ao gabinete de Leitura na Praça João Pessoa, Rua São Bento (Atual praça Cel Fernando Prestes), apenas um disparo, Eugenio Salerno vai ao chão enquanto Roque da Silva Queiroz foge.
Avisado pelo porteiro do Cine São José um Guarda da Força Pública persegue o atirador, seguido por populares, provavelmente por receio de ser linchado Queiroz corre até a Delegacia Regional de Sorocaba, entrando na Delegacia foi desarmado e autuado em Flagrante, com ele foi encontrado uma garrucha calibre 32 de nº 3848 com uma cápsula deflagrada e outra intacta e uma faca marca Sorocaba, o delegado responsável foi Dr. Américo Figueiredo.
Hoje Dr Eugênio Salerno médico, Prefeito e ex combatente da Primeira Guerra Mundial pelo Exercito italiano, da nome a importante avenida da cidade assim como o então Delegado Regional Dr Américo Figueiredo.
[4525] Tarefa para os detetives de fotos antigas. Por Celso “Marvadão” Ribeiro 20/07/2024
Assassino do Prefeito Eugênio Salerno Data: 31/08/1935 Créditos/Fonte: A Noite: Supplemento: Secção de Rotogravura (RJ) O segundo da esquerda para direita (ps)(£)(.233.
ID: 7027
Eugênio Salerno Data: 01/01/1935 Créditos/Fonte: Wikipédia Prefeito de Sorocaba de 6 de setembro de 1933 á 31 de agosto de 1935 (ps) (£)
ID: 7026
Funeral do Prefeito Eugênio Salerno Data: 18/08/1935 Créditos/Fonte: Hemeroteca Rua XV de Novembro, esq. c/ a Rua Barão do Rio Branco (Casarão de Zezo Miguel (ps) (£) (mf) (ccc) (cdm) (!)
ID: 7028
Prefeito Eugênio Salerno e o assassino Data: 20/08/1935 Créditos/Fonte: A Noite (RJ) 20/08 Assassino Roque da Silva Queiroz (@) (ps) (!) (£)
ID: 7030
Coveiro mata prefeito Eugênio Salerno Data: 17/08/1935 Notícia de "O Jornal" do Rio de Janeiro (@)(!)(ps)
ID: 4833
Assassinato do Prefeito Eugênio Salerno Data: 01/01/1935 Fonte: A República/SC (@)(!)(ps)
ID: 7024
Assassinato do Prefeito Eugênio Salerno Data: 01/01/1935 Fonte: O Estado de Florianópolis/SC (@)(!)(ps)
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!