Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Antonio Francisco de Aguiar e Castro



3366
lentemp22: 4 - 3366 - 2651
3
lentemp22: 1 - 3 - 2651
3494
lentemp22: 4 - 3494 - 2651
26
lentemp22: 2 - 26 - 2651

      1956
Documnentos Interessantes
Atualizado em 13/02/2025 11:32:19
•  Paulino Aires de Aguirre, sogro 
  •
  •
  •


Para Vicente da Costa Taques Góes Ar.a. Capitão Mor da Vila de Itú

Não só tenho descoberto modo para fazer novo caminho de Santos para uma parte mas por duas, e agora só resta examinar, qual delas é a mais conveniente, em cuja diligência se anda, para lhe dar princípio [p. 28]

Para a Camera da Vila de Apiahy

Em resposta da carta de Vmce. de 23 de outubro que a poucos dias chegou a minha presença sou a dizer lhes que não havendo Ordem, nem Lei alguma de S. Majestade que permita a nenhum dos seus Magistérios o impor tributos, nem contribuições aos Povos, sendo esta suprema autoridade só reservada á sua Real Pessoa, me encho de confusão, confessando-me Vmces que para a fatura dos precisos caminhos, que devem frequentar-se ao negócio, tiveram a liberdade de multarem o Povo em quantia certa com que cada um deve contribuir, extorquindose-lhes com violência, no que Vmces. não só tem transgredido, e ultrajado as Leis, mas também cometido um dos maiores atentados, contra o que eu não procedo já, por me persuadir a ignorância, com que o fizeram, e esperar, que sem demora emendem este erro, fazendo restituir o que tiverem cobrado, e concertando o caminho, sem demora á custa dos bens do Conselho, que é o que está obrigando a esta despesa; q.dos. para ela não cheguem aqueles, devem os Povos, e seus termos concorrerem com trabalho pessoal [p. 31]

Para Paulino Ayres de Aguirra Tenente Coronel da Cavalaria Ligeira Auxiliar - Em Sorocaba

N a Vila de Jacarehy se furtou uma moça, chamada Ana Maria, filha do Alferes Antonio de Brito Leme, o qual furto fez um Miguel de Alvarenga, e seu irmão Antonio de tal, moradores desta vila, ou seu termo, irmãos de Miguel de Godoy da Costa, naturais de Jacarehy, e se acha situado na Estrada, na paragem chamada Pirajubú e tem um genro, cunhado do agressor, chamado Joaquim de tal, que mora em Pirajubú abaixo, em um retiro distante da Estrada três léguas, em cujos lugares se há de certamente ocultar o dito agressor, que é de baixa esfera; é preciso que este seja preso, e seguro se me remeta e o referido seu irmão e Camarada, tirando se lhe a moça, e entregando-se aos portadores desta, que são seus cunhados chamados João Inácio da Silveira, e Jozé Roiz´ do Prado, para a conduzirem a casa de seus pais; [p. 68]

Paulino Ayres de Aguirra Tenente Coronel de Auxiliares - Em Sorocaba

Com a carta do Capitão Mór de Jacarehy, que vai inclusa, e por próprio, respondo a de Vmce. datada em 17 do corrente: Pelo que só me resta Ordenar-lhe que inteiramente faça executar o que pede o referido Capitão Mór, de cuja data me será responsável. Deus guarde a Vmce São Paulo a 22 de fevereiro de 1781. Martim Lopes Lobo de Saldanha. [p. 74]

Para Antonio Francisco de Aguiar Capitão de Infantaria Auxiliar da Vila de Sorocaba

Em consequência da carta de Vmce. de 11 do corrente mês, sou a dizer que lhe Vmce está obrigado a dar todo o adjutório que a Justiça lhe pedir para o de Sua Majestade em toda a ocasião, e que na de não segurar ao Cabo de sua Companhia Jozé Gomes não andou bem, pelo que Vmce. fará por este criminoso as mais exatas diligências e descobrindo-o, o prenda e entregue á Justiça com o que Vmce. satisfaz o seu dever e deixe aos outros obrarem, como quiserem, que lhes não faltara castigo a seu tempo.

Sendo o dito Jozé Gomes ladrão, de que não duvido, se lhe deve dar baixa de Cabo e prover este Posto em Soldado benemérito. Deus guarde a Vmce. São Paulo a 20 de junho de 1781, Martim Lopes Lobo de Saldanha. [p. 120]

Para o Tenente Coronel Paulino Ayres de Aguirra

Na Fazenda de Uvutucatú se acha M.er Mascarenhas, Escravo da Fazenda de Santa Ana fugido, e um filho chamado Raymundo: Pelo que logo que Vmce. receber esta, fará segurar os ditos Escravos, e remeter-mos, seguros; bem entendido, que como se acham na Fazenda de Vmce. me será responsável deles. Deus guarde a Vmce. São Paulo a 2 de julho de 1781. Martim Lopes Lobo de Saldanha. [p. 130]

Para a Câmara da vila de Sorocaba

Foi S. Majestade servida, pela Provisão do seu Conselho Ultramarino de 12 de novembro de 1777, desaprovar a nomeação, que fizeram de Capitão Mor da vila de Itapitininga em Salvador de Oliveira Leme, pelos motivos na mesma Provisão expressados, que com esta achará essa Câmara por cópia:

Peço que em virtude da Real (...)

Deus guarde a Vmces. São Paulo a 24 de 8br.a de 1781. Martim Lopes Lobo de Saldanha. [p. 191]





tessss


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.