Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Lions Club
6 registros
1979 (ver todos)

1979
Zoom: 0%


Fundação do Banco de Olhos de Sorocaba*
01/04/197913/02/2025 06:42:31

  
  



O BOS - Banco de Olhos de Sorocaba é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos fundada em 1979, que se tornou referência em captação de córneas no país.“Começou com um grupo de pessoas bem-intencionadas ligadas ao Rotary, lojas maçônicas e Lions, preocupadas em montar uma instituição com a intenção de captar córnea”, conta o superintendente do BOS, Edil Vidal de Souza. A criação do banco foi estimulada por José Archimedes de Paula Santos, advogado e filantropo da cidade, ligado ao Rotary Club e paciente do oftalmologista Tadeu Cvintal, que atendia na capital paulista. “O Dr. Cvintal era uma das pessoas mais engajadas, naquela época, na questão de doação de córnea. De Paula Santos levantou a ele a possibilidade da criação do banco de olhos, convidou várias pessoas e fundaram a instituição em 1979″, completa Souza. O estímulo e o ânimo para manter a instituição, no entanto, foram arrefecendo com o tempo e as dificuldades de gestão. Com isso, a operação do banco de olhos ficou comprometida, e a melhor coisa a ser feita, ao que parecia à época, seria encerrar as atividades.



  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.