Falecimento de Ronald Reagan, ex-presidente dos E.U.A. que confundiu o Brasil c/ a Bolívia 05/06/200413/02/2025 06:42:31
• Imagens (2)
•
Poucas vezes os presidentes dos EUA visitaram a América Latina, mas suas viagens renderam histórias curiosas.
A mais famosa foi a gafe cometida por Ronald Reagan, em dezembro de 1982, quando propôs, durante um jantar oficial, um brinde ao "povo da Bolívia".
O brinde teria passado despercebido, se não tivesse sido realizado em Brasília, durante sua passagem pelo Brasil, na presença do então presidente João Baptista Figueiredo.
Na sequência, Reagan ainda tentou despistar. "Bem, na verdade, é para onde eu vou depois", afirmou, sem se importar com o fato de que sua próxima parada seria a Colômbia, e a Bolívia nem constava do programa da única viagem que fez à América do Sul.
Por sua vez, tentando atenuar o estrago, os assessores do presidente norte-americano conseguiram piorá-lo ainda mais.
Ao fazerem a transcrição oficial do brinde de Reagan, suprimiram a palavra "Bolívia" -mas a trocaram por "Bogotá" (a capital colombiana).
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.