Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Antônio de Sousa (1584-1631)
28 registros
2013 (ver todos)

2013

Registros  (28)
Atualizados
Recentes
Descendentes



      2013
Fontes para o estudo da santidade em Portugal na Época Moderna
Atualizado em 23/05/2025 02:12:28
•  Catarina Maria de Meneses, filho 
•  Maria de Meneses, cônjugue 
•  Rodrigo de Castro, genro/nora 


D. Rodrigo de Castro (†1662) era filho de D. Rodrigo de Castro, alcunhado "o Ombrinhos", e deMaria Luís de Castro. D. Rodrigo de Castro foi senhor do morgado do Torrão e um dos primeiros capitães de cavalos que D. João IV nomeou em Janeiro de 1641. Em 1643, derrotou os espanhóis emAlbuquerque; em 1646, atacou Valência de Alcântara, mas retirou, com elevadas perdas; no ano seguinte,foi nomeado governador das Armas das comarcas da Guarda, Pinhel, Lamego e Esgueira. Em 1649, feznova incursão na direcção de Ciudad Rodrigo, na vizinhança da qual queimou o lugar de Sabugo, a duasléguas da mesma. Em coordenação com as forças de D. Sancho Manuel, as forças sob o seu comandosaquearam e incendiaram repetidas vezes povoações fronteiriças. A vila de Bódio foi por ele tomada esaqueada, sendo degolados o governador e quarenta soldados que resistiram. A crueldade demonstradapor D. Rodrigo nos actos de guerra fez com que D. João IV mandasse devassar do seu procedimento e dode alguns oficiais seus. Da devassa não resultou culpa relevante, mas enquanto o rei viveu não tornou aexercer o governo da província. Em 1657, retomou, com êxito, a sua série de feitos militares de fronteirae em 1658 foi nomeado mestre-de-campo-general para comandar a infantaria e a artilharia do Alentejo.Passou depois a governador das Armas de Trás-os-Montes; tomou também parte na batalha das Linhas deElvas. Depois desta campanha, voltou para Trás-os-Montes, onde voltou a exercer o governo militar, edeteve várias investidas dos espanhóis contra o reino português. Em 1662, foi nomeado governador dasArmas do Alentejo e, no mesmo ano, ingressou no Conselho de Guerra. Casou com D. Catarina Maria deMeneses, filha de D. António de Sousa, comendador de Santa Marta de Viana, na Ordem de Cristo, e desua mulher, D. Maria de Meneses; c.g. (cf. Afonso Eduardo Martins ZUQUETE – ob. cit., vol. II, p. 738-739). [p. 127, 128]





  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!