Existe dúvida com relação ao significado e origem do toponímico " Cubatão ": afro- árabe, hebraico-africano ou tupi. No primeiro enquadramento, Cubatão significa rancho que se situada na base de uma montanha. Rancho grande, por sinal. No segundo, significa fortificação. Pode também significar " precipício " - kábataon, rimando com o tupi cui-pai-ta-ã. No caso do ribeirão Cubatão, integrante da bacia do rio Sorocaba, o seu maior afluente da margem direita, descendo a serra abrupta, encontrando-o na Barra Funda, em Votorantim, parece que precipício tem melhor significação. A foto permite deslumbrar o significado do nome pois são muitas corredeiras de igual formação, variando apenas nas formas e tamanhos. Seja o que for, a beleza continua sendo esbanjada pela Serra de São Francisco/Cubatão, formando um rasgo de fantasia, inebriante, coroado pela mata e vegetação de serrado, aflorando bromélias, leguminosas, cactos. Lembra aqueles vales perdidos do continente existente no centro da terra do Dr. Saknussem -Voyage au centre de la Terre.
O meu curso sobre Sorocaba e região, iniciado há tantas décadas atrás, teve ontem uma de suas aulas magnas, ao visitarmos a Cachoeira da Escadaria. O espetáculo! Jamais poderia imaginar que um pequeno afluente, o Cubatão, que faz barra, a Barra Funda, no Rio Sorocaba, em Votorantim, ao lado da velha fábrica, traz em seu leito essa maravilha. Despencando serra baixo, após passar pela pequena represa que leva o seu nome e no momento quase seca, inicia uma série de contorções na rocha viva, cavando " quenions ", fossos profundos, entrando em frestas, ressurgindo vigoroso, dominando a paisagem modificada apenas por uma imensa escadaria estreita. Somente quem tem material farto, o cimento, e mão de obra disponível, poderia bordar, no rochedo, os degraus curtos e as passarelas elegantes. Degraus que não se detém com os obstáculos naturais da rocha, ousando prosseguir para permitir a focagem da água em seu ambiente natural. Espetáculo sobre espetáculo. Exponencial. Inesquecível. Divino. E quando se imagina que um salto acabou, após muitos degraus, surge outro e mais outro e mais outro. Antes da represa o Cubatão faz peripécias com a rocha. Sai do leito, perde-o, conquista-o, forma bacias fundas. Luta de titãs em milhares de anos. Presente de Deus para nossos olhos.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!