Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Caminhos até Ypanema ()
69 registros
2018 (ver todos)

2018

Registros  (69)
Atualizados
Recentes



Tapiraí significa Rio das Antas em Tupi. Mas esta cidade já teve vários nomes: Patrimônio do Paranapiacaba, Santa Catarina e Princesa Isabel.

Cachoeira do chá leva este nome pela região produzir antigamente chá que era exportado para o Japão.

Tapiraí teve um aumento demográfico após a revolução de 1932 porém somente nos anos 40 apareceram pessoas para morar... Isto só aconteceu depois que a estrada Tapiraí Juquiá foi inaugurada em 1936.Essa estrada era um caminho natural que ligava a Vila Nossa Senhora de Piedade a Vila de Santo Antônio do Juquiá.

Este caminho era muito difícil não tinha infraestrutura tornando o transporte complicado. As obras iniciaram na época com muitas dificuldades.E com muita insistência do capitão José (..) da Rosa. Em 1857, quando ele era vereador da Câmara municipal de Piedade, ele escreveu para o presidente da província:Excelentíssimo peço autorização dessa câmera que irei pleitear junto ao presidente da província o pedido de abertura de uma estrada que ligue Ipanema a Juquiá.O início da obra foi autorizado no mesmo ano o capitão entusiasmado montou acampamento à margem direita do Rio Turvo. Após um tempo por falta de recursos e o clima úmido da região a família Rosa contratou Celso o loteamento das terras em 1920 contrataram Celestino Américo para conclusão da obra. Em 1929 já era possível ir de automóvel até Viradouro a 500 metros do Rio Juquiazinho.Mas antes de 1857 devemos entender que a ocupação dessa região nos altos do Paranapanema está ligado ao sistema de sesmarias. Essas terras eram consideradas perto do mar mas poucos vieram se aventurar por estas bandas. após 1809 um tal João Escudeiro ... adentrou no Rio turvo



Croqui do Peabiru na América do Sul
Data: 01/01/2012
Créditos/Fonte: Andressa Celli
Baseado em: Bond, 2011(mapa


ID: 6202





  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!