De Bahía a AsunciónEl viaje de los primeros jesuitashasta las tierras de los guaraníesCARLOS A. PAGE1Introducción
A ideia da Companhia de Jesus de evangelizar a região do Paraguai não era nova e surgiu logo após a chegada da Ordem à América em 1549. Com efeito, quando o Padre Manuel da Nóbrega enviou o Padre Leonardo Nunes a São Vicente vindo de Salvador da Bahia, imediatamente lhe informou sobre o estado da localidade, onde conheceu pessoas que lhe disseram que dali havia uma estrada que levava a Assunção e era percorrido por mercadores, tanto espanhóis quanto portugueses, por ser mais curto do que percorrer o rio Paraná e o oceano. Mas não só isso, recebeu a notícia de que Assunção precisava de padres, já que os maus-tratos aos indígenas eram manifestos.
Era el camino de Santo Tomás, llamado así por los portugueses o de Pay Sumé por los indígenas. Hace referencia a la presencia del apóstol en América donde había dejado huellas de su paso. El P. Nóbrega había visto en Bahía testimonios que comunicó a Europa. Tuvo tal aceptación esta idea que el propio Rivadeneyra incorporó en su menologio la historia americana de Santo Tomás en su vida. Y creemos que, como el P. Nunes le relató que además del camino abierto por el apóstol, había huellas dejadas por el santo en la playa, fue también motivo para que viajara a constatar lo informado (Cavalcante, 2009).
El P. Nóbrega partió para la villa portuguesa, comprobólo manifestado por el P. Nunes y emprendió el viaje hacia [Página 47]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!