| | | Estácio de Sá  (1520-1567) |
|
|
Antepassados - Descendentes
REGISROS: 35teste1 *Nascimento de Estácio de Sá, em Santarém, Portugal, filho do Cap. Gonçalo Correia da Costa e Filipa Mendes de Sá e Lemos 01/01/15202 Estácio de Sá começa distribuir sesmarias* 01/07/15553 Prisão de Bolés 28/12/1560 3.1 *Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões do Padre José de Anchieta (1554-1594) Data: 01/01/1933
4 *Chegada de Estácio de Sá em Salvador 01/01/15635 Eduardo Chu, graduando no curso de História da UFF e pesquisador do projeto “Um Rio de Revoltas” – FAPERJ -CNE/2018-2021* 01/09/15636 Mandado pelo seu tio, Me de Sá, Estácio chega à barra do Rio de Janeiro acompanhado de do líder nativo Araribóia, com os seus índios 06/02/1564 6.1 Cerco Tamoio na Vila de Piratininga, Eduardo Chu, graduando no curso de História da UFF e pesquisador do projeto “Um Rio de Revoltas” – FAPERJ -CNE/2018-2021 (data da consulta) Data: 12/03/2023 Esse conflito levou os colonizadores a tentarem a diplomacia com os tamoios, visto que ainda não tinham a capacidade de eliminá-los. O resultado foi o curto Armistício de Ipeirog, em setembro de 1563, interrompido pela chegada das tropas de Estácio de Sá, vindas de Salvador em 1564. O jovem comandante estava a caminho da Baía de Guanabara para combater os franceses e, ao parar em São Paulo de Piratininga para abastecer suas tropas, a Câmara paulista o informou que só o ajudaria caso usasse sua armada para combater os tamoios da região. Sem muita escolha, Estácio de Sá atendeu aos pedidos dos camaristas e, no ano seguinte, partiu para sua missão de fundar o Rio de Janeiro na região da Baía de Guanabara. 7 Representação a Estácio de Sá (Atas da Câmara de São Paulo (1914-I: 42) 12/05/1564 7.1 Cerco Tamoio na Vila de Piratininga, Eduardo Chu, graduando no curso de História da UFF e pesquisador do projeto “Um Rio de Revoltas” – FAPERJ -CNE/2018-2021 (data da consulta) Data: 12/03/2023
7.2 “Domingos Luiz Grou”. Américo de Moura (1881-1953), Jornal Correio Paulistano, página 4 Data: 15/08/1942
8 *Carta a Estácio 01/01/1565 8.1 *Revista Marítima Brazileira/RJ Data: 01/01/1955
8.2 Correio da Manhã Data: 17/06/1938 Em 1565, os camaristas dirigem longa representação a Estácio de Sá, capitão-mór da armada real destinada ao povoamento do Rio, reclamando em termos enérgicos, providências contra os assaltos de tamoyos e tupinaquins, que matam e roubam impunemente em todo o território da capitania, "não lhe fazendo a gente desta Capitania mal nenhum". Essa representação ameaça, caso não venham auxílios imediatos, abandonarem os moradores a vila de Piratininga, "para irmos todos caminho das vilas do mar". 9 Estácio de Sá parte de São Vicente, com a expedição que ia fundar a cidade do Rio de Janeiro e expulsar os Tamoio e franceses. No mesmo dia, chega à ilha de São Sebastião e aí se detém 22/01/156510 Estácio de Sá chega ao Rio de Janeiro, vindo de São Vicente, e desembarca na Praia Vermelha 28/02/156511 Estácio de Sá lança os fundamentos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro na várzea entre o Pão de Açúcar e o morro Cara de Cão 01/03/156512 A cidade de São Sebastião é fundada por, Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá 01/03/156513 Estácio de Sá repele, no arraial de São Sebastião (Praia Vermelha, Rio de Janeiro), um ataque dos franceses e dos Tamoio. 01/06/156514 Um dos primeiros documentos a se referir ao Pão de Açúcar fazendo uma analogia a essas fôrmas, foi uma carta do Padre José de Anchieta ao seu superior Diogo Mirrão 09/07/156515 Termo de Provisão de Pero da Costa, o primeiro Tabelião oficialmente designado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. 20/09/156516 Combate entre 14 canoas, guarnecidas de soldados saídos do acampamento de Estácio de Sá (Praia Vermelha) 15/10/156517 Partiu do Tejo uma armada de três galeões comandada por Cristóvão Cardoso de Barros* 01/05/156618 Mem de Sá, governador do Brasil, ataca e toma a paliçada de Uruçu-mirim e a de Paranapucu, na baía do Rio de Janeiro 20/01/1567 18.1 20 de Janeiro - O verdadeiro início da cidade. Por Paulo Sergio Villasanti professor de História (data da consulta) Data: 04/03/2021 O entrincheiramento de Uruçumirim foi uma paliçada franco-tamoia localizada no atual outeiro da Glória. Foi atacada e invadida pelos tropas portuguesas e temiminós em 20 de janeiro de 1567, consolidando o domínio português na região e marcando a verdadeira colonização portuguesa no Rio de Janeiro.
BARRETTO (1958) dá-o como uma bateria, erguida no outeiro da Glória entre 1555-1567 e complementa com a data da sua conquista pelas forças portuguesas, 20 de janeiro de 1567, ocasião em que Estácio de Sá (1510-1567) foi ferido por uma flecha no olho, vindo a falecer um mês após, a 20 de fevereiro (op. cit., p. 256).
A decisiva batalha de Uruçumirim envolveu 1.200 combatentes (as forças temiminó-portuguesas somavam mais de 420 combatentes), nela tendo perecido Aimberê, líder à época da confederação dos Tamoios (1555-1567), cuja cabeça (e as de outros líderes indígenas) foi cortada e exibida numa estaca. Seiscentos tamoios e cinco franceses morreram na batalha de Uruçumirim, e dez franceses foram enforcados no dia seguinte à batalha.
O padre jesuíta José de Anchieta (1534-1597), cronista da campanha, reportou o seu saldo à época: "160 aldeias incendiadas, passado tudo a fio de espada".
Dia 20 de Janeiro é o dia do Santo Padroeiro da cidade, São Sebastião, mas é também o dia do Inicio do Rio de Janeiro .
"Os selvagens, de que falo, são muito dados à guerra com os vizinhos, sobretudo com os margajás (Temiminos) e os tabaiaras (Tamoios). Como não têm outro meio de apaziguar suas Guerras, batem-se valente e firmemente. Nesses embates reúnem-se seis mil homens, algumas vezes dez mil e, outrora, até doze mil, isto é, aldeias contra aldeias. Ou, também, se batem quando, casualmente, há encontros entre uns e outros.
Do mesmo modo procedem os naturais do Perú e os indios chamados cannibaes. Antes de empreenderam algum grande cometimento, quer bélico ou não, os selvagens convocam-se em assembleias principalmente os mais velhos, nas quais não tomam parte as mulheres e crianças. Os homens se reúnem de maneiras que me fazem lembrar o louvável costume dos governadores de Thebas, antiga cidade da Grecia, os quaes, quando deliberavam sobre assumptos da republica, permaneciam sempre sentados em terra.
Não menos estranho é o fato de os selvagens americanos jàmais assinarem tréguas, ou pactos, qualquer que seja o grau de inimizade entre si, como fazem as demais nações, mesmo as mais cruéis e barbaras, a exemplo dos turcos, mouros e árabes. E julgo que Theseu, a quem se deve o primeiro armísticio entre os gregos, se estivesse entre os selvagens americanos, ver-se-ia mais embaraçado do que era de crer.
Os indígenas conhecem alguns ardis de guerra, tão bons quanto os de qualquer outros povos. E, inimizados perpetuamente contra aqueles seus vizinhos, procuram-se, frequentes vezes, uns aos outros, batendo-se com tanta fúria quanto lhes é possível. Por isso, todos se vêem constrangidos a proteger suas aldeias com armas e guerreiros. Os ataques são feitos geralmente à noite, quando, então, se reúnem em massa.
Constitue excelsa honra assaltar o inimigo no próprio solo deste, trazendo, de volta, cativos. Quem mais victimas fizer, será tanto mais honrado e celebrado por seus companheiros, qual se fôra um monarcha ou illustre senhor.
Afim de surprehender a aldeia rival, empregam os indios tatica de ocultar-se, à noite, pelos matos, à semelhança de raposas. ali permanecendo o espaço de tempo necessário e conveniente para o assalto. E, quando alcança a aldeia, usam o artificio de lançar fogo às cabanas dos adversarios, afim de obrigá-los a sair do abrigo, juntamente com sua bagagem, suas mulheres e seus filhos."
Trecho do Livro "As singularidades da França antártica" do Franciscano Francês André Thevet sobre as hostilidades entre os índios que habitavam a Baia de Guanabara em 1557. 19 Falecimento de Estácio de Sá no Rio de Janeiro 20/02/156720 Exumação dos ossos de Estácio de Sá, primeiro fundador da cidade do Rio de Janeiro, falecido a 20 de fevereiro de 1567, do ferimento recebido na tomada do forte de Uruçu-mirim, hoje praia do Flamengo 16/11/186221 *Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões do Padre José de Anchieta (1554-1594) 01/01/1933 mancionado eM: Prisão de Bolés Data: 28/12/156022 Correio da Manhã 17/06/1938 mancionado eM: *Carta a Estácio Data: 01/01/156523 “Domingos Luiz Grou”. Américo de Moura (1881-1953), Jornal Correio Paulistano, página 4 15/08/1942 mancionado eM: Representação a Estácio de Sá (Atas da Câmara de São Paulo (1914-I: 42) Data: 12/05/156424 *Revista da Sociedade Brasileira de Geografia 01/01/194725 *Revista Marítima Brazileira/RJ 01/01/1955 mancionado eM: *Carta a Estácio Data: 01/01/156526 *O aldeamento jesuítico de São Lourenço: a herança templária na construção da espacialidade missionária brasileira. Renato Pereira Brandao, Orientador: Costa, Maria Heloisa Fénelon 01/01/199127 JOSÉ DE ANCHIETA - Padre Jesuita - San Cristóbal de La Laguna - Espanha - Peixes. recantodasletras.com.br 15/03/201528 A ORIGEM DO BAIRRO DE BOTAFOGO amabotafogo.org.br 15/05/201929 Tamoio nasceste, Valente serás: CUNHAMBEBE | Excluídos da História #9 | Historiar-Se 18/10/202030 20 de Janeiro - O verdadeiro início da cidade. Por Paulo Sergio Villasanti professor de História (data da consulta) 04/03/2021 mancionado eM: Mem de Sá, governador do Brasil, ataca e toma a paliçada de Uruçu-mirim e a de Paranapucu, na baía do Rio de Janeiro Data: 20/01/156731 Rio 458 anos: curiosidades históricas sobre a fundação da cidade. Por Daniel Sampaio, advogado, ativista do patrimônio, embaixador do turismo carioca e fundador do Instagram @RioAntigo. vejario.abril.com.br 01/03/2023 mancionado eM: Mem de Sá, governador do Brasil, ataca e toma a paliçada de Uruçu-mirim e a de Paranapucu, na baía do Rio de Janeiro Data: 20/01/156732 Cerco Tamoio na Vila de Piratininga, Eduardo Chu, graduando no curso de História da UFF e pesquisador do projeto “Um Rio de Revoltas” – FAPERJ -CNE/2018-2021 (data da consulta) 12/03/2023 mancionado eM: Mandado pelo seu tio, Me de Sá, Estácio chega à barra do Rio de Janeiro acompanhado de do líder nativo Araribóia, com os seus índios Data: 06/02/1564 mancionado eM: Representação a Estácio de Sá (Atas da Câmara de São Paulo (1914-I: 42) Data: 12/05/156433 Imagens de um "Índio brasileiro fazendo ferro", criadas digitalmente pelo ChatGPT 21/04/202434 Consulta em Wikipedia: Irmãos Adorno 07/04/202535 Consulta em ancestors.familysearch.org/pt/KZ4 02/06/2025 |
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. |