jesus
Selecionar ano ANDREA!
Consulta em Wikipedia - Velho Tom Parr 30 de outubro de 2025, quinta-feira. Atualizado em 30/10/2025 03:03:24 Relacionamentos • Cidades (1): Londres/ENG • Temas (1): Curiosidades ![]()
Search Labs | Visão geral criada por IA 23 de maio de 2025, sexta-feira. Atualizado em 24/05/2025 03:42:55 Relacionamentos • Pessoas (1) Beatrice de Bourbon (1320-1383) • Temas (1): Pela primeira vez ![]() • 1. Primeira cesariana bem-sucedida de que há registro ocorreu em Praga 1387
Império Inca - império na América do Sul de 1438–1533. Consulta em Wikipédia 19 de janeiro de 2024, sexta-feira. Atualizado em 25/10/2025 20:13:21 Relacionamentos • Cidades (1): Potosí/BOL • Pessoas (1) Francisco Pizarro González (1476-1541) • Temas (13): Incas, Peru, Metalurgia e siderurgia, Dinheiro$, O Sol, Estradas antigas, Nheengatu, Amazônia, Pela primeira vez, Epidemias e pandemias, Ouro, Prata, Fortes/Fortalezas ![]()
Saladino. Fonte: História Islâmica 29 de novembro de 2021, segunda-feira. Atualizado em 30/10/2025 23:52:00 Relacionamentos • Temas (2): Curiosidades, Ordem dos Templários ![]() • 1. Término da Terceira Cruzada 2 de setembro de 1192 Alguns seguidores ficaram curiosos saber como Saladino conseguiu dar gelo no meio do deserto para tentar curar a febre de Ricardo no Cerco de Acre em 1192. Afinal, não existia geladeira né? Bem, à gás não, mas outros tipos de refrigeradores que produziam gelo no deserto do Oriente Médio há muitos e muitos séculos sim! E este é o yakhchal ou ´´poço de gelo´´ persa. Estes grandes silos serviam não só para preservar gelo e neve natural do inverno durante o verão, como também produzir gelo através da solidificação em madrugadas frias pela via da vaporização da água.
A 1ª volta ao mundo: os 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães, da qual só 18 dos 250 tripulantes sobreviveram. Mar Pichel, BBC News Mundo 28 de Setembro de 2019, sábado. Atualizado em 29/10/2025 19:50:48 Relacionamentos • Cidades (3): Rio de Janeiro/RJ, Sevilha/ESP, Ilhas Molucas/INDO • Pessoas (4) Fernão de Magalhães (1480-1521), Cristóvão de Colombo (1451-1506), Manuel I, o Afortunado (1469-1521), Carlos V (1500-1558) • Temas (3): Estreito de Magalhães, Tordesilhas, Antártida ![]()
Atualizado em 28/10/2025 08:39:38 Cristiano Felipe, o bebê que nasceu com dois dentinhos em Sorocaba Cidades (1): Sorocaba/SP Temas (1): Curiosidades ![]() Data: 2019O bebê que nasceu com dois dentinhos em Sorocaba. Fonte: Revista Cláudia
História da Odontologia. Escrito por Haroldo Cauduro – Fundador da RGO. Consultado em rgo.com.br 11 de janeiro de 2019, sexta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (4): Cananéia/SP, Lagoa Santa/MG, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP • Pessoas (1) Pero Vaz de Caminha (1450-1500) • Temas (7): Descobrimento do Brazil, Escolas, Faculdades e universidades, Curiosidades, Leis, decretos e emendas, Odontologia, Pela primeira vez ![]() • 1. Cartas de Caminha e do Mestre João Emenelau Farás 1 de maio de 1500 Nossos índios já realizavam tratamento dentário quando o país foi descoberto e se desconhece desde quando essa prática era usada. Documentos indicam que eles tinham bons dentes. Sera que podemos sentir uma ponta de inveja dos habitantes do Brasil nos idos 1500? A carta de Pero Vaz de Caminha descreve; “habitantes com bons rostos, o que pode indicar dentes sadios e bonitos”. Crânios encontrados em Lagoa Santa (MG), em região litorânea de São Paulo e do Paraná, acrescentadas as observações dos primeiros colonizadores indicavam que os índios tinham dentes bem implantados e com pouquíssimas cáries, mas acentuada abrasão, causada pela mastigação de alimentos duros. A tribo Kuikuro, do norte do Mato Grosso, preenchia as cavidades dentárias com resina de jatobá aquecida, que cauterizando a polpa, eliminava a dor e funcionava como uma obturação depois de endurecida. Os indígenas acumularam através das gerações, o conhecimento e efeitos das plantas medicinais nativas na intervenção das moléstias. Praticavam a odontologia de forma empírica e suas técnicas cirúrgicas eram rudimentares, como extrações com cipós ao primeiro indicio de cárie ou dor. Com a colonização, foram implantadas no Brasil as práticas odontológicas vigentes em Portugal. Na época da criação das capitanias hereditárias, com a chegada das expedições colonizadoras e a formação dos primeiros núcleos de povoação, chegaram ao Brasil artesãos entre os quais se incluíam pessoas que tiravam dentes.
• 2. Pierre Fauchard publica “Le chirurgien dentiste” 1728 No século XVIII, Pierre Fauchard (1678-1761) com a obra “Tratado dos dentes para os cirurgiões dentistas” proporcionou um salto para a ciência da odontologia, sendo considerado o “Pal da Odontologia”. O livro abrangia anatomia, fisiologia, entre outros assuntos e citava a piorréia alveolar, que recebeu o nome de “Enfermidade de Fauchard” (doença periodontal). Foi ele que cunhou o termo cirurgião-dentista para a profissão, criou o “pivô” e iniciou o desenvolvimento de dentaduras. Reconheceu, também, a intima relações entre as condições bucais e a saúde em geral.
• 3. A palavra dentista foi citada pela primeira vez no Plano de Exame da Real Junta do Pronto-Medicato 23 de maio de 1800 Essa era a situação do dentista, nos primeiros anos do governo de D. João VI no Brasil, quando eles tinham conhecimentos rudimentares, sem escolas, nem cursos. Nada Ihes era exigido para conseguir a carta da profissão de tiradentes, nem mesmo saber ler. A profissão de dentista tinha sua licença dependendo do cirurgião-mor e os curativos nos dentes com licença, dependendo da parte medica da profissão. A palavra dentista foi citada pela primeira vez no Plano de Exame da Real Junta do Pronto-Medicato, em 23 de maio de 1800, assinado pelo príncipe regente D. João IV. O documento estabelecia que o aspirante a profissão dentária deveria, se submeter a uma avaliação de conhecimento em anatomia, métodos operatório e terapêutico para estar legalizado.
• 4. “Guia dos Dentes Sãos” 1849 Luiz Burdelli foi o primeiro, seguindo-se Clintin Van Tuyl, que usavam o clorofórmio para anestesia, conforme citação no livro: “Guia dos Dentes Sãos” (1849) com cerca de 100 paginas. Este guia era destinado ao grande publico, porém foi aproveitado pelos dentistas da época, porque abrangiam todos os assuntos odontológicos.
Atualizado em 28/10/2025 08:39:39 Liberdade para mais 218 mulheres que sobreviveram aos manicômios de Sorocaba Cidades (1): Sorocaba/SP ![]() Data: 1990 Créditos: Crédito/Fonte: Erick Pinheiro (12/12/2012) / Jornal Cruzeiro do Sul01/01/1990
Fepasa demite mais de 1000 funcionários por atestado médico falso 30 de março de 1990, sexta-feira. Atualizado em 28/10/2025 13:04:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Temas (2): FEPASA, Ferrovias ![]()
Rejeitada pela mãe, primeira criança a tomar coquetel contra AIDS foi contaminada ainda no ventre 1 de dezembro de 1987, terça-feira. Atualizado em 25/10/2025 06:06:15 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Temas (3): Casos chocantes, AIDS, Mulheres na história do Brasil ![]()
O Inamps cortou quotas para novas internações de pacientes previdenciários, o que tornou a situação caótica. Não havia mais leitos nos hospitais Santa Lucinda, São Severino e Santa Casa 23 de outubro de 1984, terça-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP ![]()
Inauguração do Hospital em Taquaritinga do Norte 5 de agosto de 1983, sexta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (2): Taquaritinga do Norte/PE, Sorocaba/SP • Pessoas (2) Severino Pereira da Silva (88 anos), Tancredo Neves (73 anos) • Temas (2): Hospitais, Presidentes do Brasil ![]()
Fundação do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI) 25 de junho de 1983, sábado. Atualizado em 28/10/2025 08:39:41 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Temas (1): Jardim Paulistano ![]()
José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997) novembro de 1977. Atualizado em 22/10/2025 03:15:19 Relacionamentos • Cidades (1): São Paulo/SP • Pessoas (4) Darcy Ribeiro (1922-1997), Fernão de Magalhães (1480-1521), José de Anchieta (1534-1597), Pedro Álvares Cabral (1467-1520) • Temas (21): Comunismo & Socialismo, Curiosidades, Descobrimento do Brazil, Dinheiro$, Epidemias e pandemias, Escravizados, Estatísticas, Guaranis, Habitantes, Inferno, Ipatinga, Jê, Metalurgia e siderurgia, Missões/Reduções jesuíticas, Nheengatu, Odontologia, Pela primeira vez, Rio Ypané, Sífilis, Tuberculose, Tupi-Guarani ![]() • 1. O “Descobrimento” do Brasil 22 de abril de 1500 agora o que eu queria assinalar é isso, desses grupos agrícolas, havia pelo menos 4 ordens de tribos importantes: os tupi-guaranis, os aruaques, os caribes e os Jê. Desse povos todos, o mais interessante para nós brasileiros são os tupi-guarani, porque nós somos herdeiros do tupi-guarani. Nós, de certa forma,somos tupi-guarani. Foi com os tupi-guarani que nós aprendemos a ser. Foram eles que os portugueses encontraram aqui na costa. Foram eles que nos deram os nomes para a terra. Quando a gente fala o nome das pedras, o nome dos bichos, o nome das plantas, nós estamos falando Tupi.
• 2. Cartas de Caminha e do Mestre João Emenelau Farás 1 de maio de 1500 (atualmente) em muitas tribos o cachorro chegou antes do homem branco, o instrumento de ferro também, que é uma preciosidade incrível, passando de tribo para tribo, chegou. Muitas tribos foram procurar contato com os brancos como os "donos do ferro", a gente que tinha essa "super pedra", prodigiosa, duradoura e fantástica, que é o ferro, a que para o nativo é uma surpresa formidável. (...) a conquista das Américas pelo europeu foi feita sobretudo pelas pestes europeias, pelas enfermidades que eles traziam. O mundo africano, asiático e europeu, era um mundo só de contágio e todas as pestes andavam por ali. Tuberculose, sífilis, gonorreia, uma quantidade enorme de doenças circulavam por ali. A redução da população nativa americana por efeito das doenças e da escravização inicial foi de fator 25, ou seja, onde existiam 25 pessoas, depois de 1 século ficou apenas uma. E essa é proporção que também ocorre no Brasil, quer dizer, uma depopulação tremenda, porque, gente que não conhecia nem cárie dentária, no momento em que encontra com a civilização, é o apodrecimento dela. O nativo, depois de um século, é um mulambo de gente.
Bebê-diabo causou pânico entre médicos e enfermeiras 11 de maio de 1975, domingo. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): São Bernardo do Campo/SP • Temas (4): Casarões e prédios históricos, Casos chocantes, Extraterrestre e sobrenatural, Curiosidades ![]()
Primeiro transplante de coração da América Latina 26 de maio de 1968, domingo. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): São Paulo/SP • Pessoas (1) Roberto Costa de Abreu Sodré (51 anos) • Temas (1): Pela primeira vez ![]()
Memória Histórica de Sorocaba VII. Por Luiz Castanho de Almeida 1968. Atualizado em 20/10/2025 19:42:02 Relacionamentos • Cidades (3): Araçoiaba da Serra/SP, Itu/SP, Sorocaba/SP • Pessoas (3) José Maria de Souza, Luís Castanho de Almeida (64 anos), Vicente Eufrásio da Costa Abreu • Temas (13): Apoteroby (Pirajibú), Bairro de Aparecidinha, Bairro Éden, Sorocaba, Cemitérios, Cerrado/Sorocaba, Curiosidades, Dinheiro$, Epidemias e pandemias, Escravizados, Estados Unidos, Guerra do Paraguai, Música, Nossa Senhora das Dores de Campo Largo ![]()
Sorocaba vacinou 5 mil no primeiro dia de campanha contra a parasilia infantil 24 de junho de 1964, quarta-feira. Atualizado em 28/10/2025 08:39:42 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP ![]()
Mesmo após pedir ajuda á polícia, mãe morre a espera de atendimento em Sorocaba 8 de novembro de 1962, quinta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP ![]()
Atualizado em 28/10/2025 08:39:42 “Exumação” de trilhos do cemitério da Consolação Cidades (1): Sorocaba/SP Temas (4): Cemitérios, Ferrovias, Curiosidades, Prefeitura de Sorocaba ![]() Data: 2010 Créditos: Jornal Cruzeiro do SulVista aérea (igreja santo antônio. Cemitério da Consolação (vista aérea) bairro da árvore grande(.igreja santo antonio.
Mistério da cabeça encontrada na Praia 9 de fevereiro de 1960, terça-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (4): Mongaguá/SP, Praia Grande/SP, Santos/SP, Rio de Janeiro/RJ • Temas (4): Extraterrestre e sobrenatural, Curiosidades, Aviação, Odontologia ![]()
Governador do Estado de São Paulo, Jânio Quadros visita Sorocaba 5 de julho de 1958, sábado. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (2) Jânio Quadros (41 anos), Gualberto Moreira (42 anos) • Temas (3): Presidentes do Brasil, Prefeitura de Sorocaba, Maçons ![]()
Desavenças na Câmara Municipal de Sorocaba resulta em troca de ofensas 8 de maio de 1958, quinta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (1) Gualberto Moreira (42 anos) • Temas (2): Câmara Municipal de Sorocaba, Prefeitura de Sorocaba ![]()
Atualizado em 28/10/2025 13:22:17 Doação do terreno ao Colégio Salesiano São José ![]() Data: 1956 Créditos: Gal Moreira Dini II / Lembranças Sorocabanas Terreno doado aos salesianos(ps) (£) (pgm)(mangal
Faculdade de Medicina de Sorocaba - “Um Sonho Possível” por Edgard Steffen 22 de junho de 1954, terça-feira. Atualizado em 28/10/2025 02:32:04 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (2) João Fernandes Campos Café Filho (55 anos), Eurico Gaspar Dutra (71 anos) • Temas (2): Faculdades e universidades, Tiro de Guerra ![]()
Atualizado em 28/10/2025 13:22:17 Termina o mandato de Gualberto Moreira como prefeito de Sorocaba ![]() Data: 1948 Créditos: Gal Moreira Dini II / Antônio Carlos Sartorelli Prefeito Gualberto Moreira no terreno recém-comprado ( Acervo: Gal Moreira Dini (ps) (£) (f-u) (pgm)
Atualizado em 28/10/2025 13:22:17 Presidente Dutra autoriza o funcionamento da Faculdade de Medicina ![]() Data: 1946 Créditos: Crédito/Fonte: Arquivo Nacional 01/01/1946
Doutor Gualberto Moreira assume a prefeitura de Sorocaba 1 de janeiro de 1948, quinta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (1) Gualberto Moreira (32 anos) • Temas (1): Prefeitura de Sorocaba ![]()
Tiros disparados do Recreativo quase acertaram presidente do Brasil 6 de novembro de 1947, quinta-feira. Atualizado em 26/10/2025 03:19:44 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (3) Adhemar Pereira de Barros (46 anos), Getúlio Dornelles Vargas (65 anos), Gualberto Moreira (31 anos) • Temas (3): Clube União Recreativo, Presidentes do Brasil, Sorocaba Club ![]()
Afonso Vergueiro: “acidente automobilístico atropelado por um trem” 26 de junho de 1939, segunda-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (1) Luiz Pereira de Campos Vergueiro (57 anos) • Temas (3): Prefeitura de Sorocaba, Ferrovias, Cajurú ![]()
Prefeito Eugênio Salerno é assassinado por coveiro em frente ao Gabinete de Leitura 17 de agosto de 1935, sábado. Atualizado em 25/02/2025 04:39:08 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (1) Eugênio Salerno (40 anos) • Temas (6): Assassinatos, Casos chocantes, Cemitérios, Gabinete de Leitura de Sorocaba, Praça Fernando Prestes, Prefeitura de Sorocaba ![]()
Fundação da Instituição Sociedade Filantrópica Vila dos Pobres 31 de março de 1934, sábado. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Temas (1): Jardim São Paulo ![]()
“Casa Grande & Senzala”, Gilberto Freyre 1933. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (2) Gonçalo Fernandes, o Velho, Jean de Léry (1534-1611) • Temas (5): Cristãos, Gentios, Inquisição, Neve, Trópico de Capricórnio ![]() • 1. O “Descobrimento” do Brasil 22 de abril de 1500 Quanto ao asseio do corpo, os indígenas do Brasil eram decerto superiores aos cristãos europeus aqui chegados em 1500. Não nos esqueçamos de que entre estes exaltavam-se por essa época santos como Santo Antão, o fundador no monaquismo, por nem os pés darse à vaidade de lavar; ou como São Simeão, o Estilita, de quem de longe se sentia a inhaca do sujo. E não seriam os portugueses os menos limpos entre os europeus do século XVI, como a malícia antilusitana talvez esteja a imaginar; mas, ao contrário, dos mais asseados, devido à influência dos mouros. Dos primeiros cronistas são os franceses os que mais se espantam da freqüência do banho entre os caboclos: Ives d´Evreux e Jean de Léry. E um higienista francês, Sigaud, atribuiria aos banhos frios o fato de sofrerem os indígenas do Brasil - os já influenciados pela civilização européia - de desordens do aparelho respiratório, desde o simples catarro à pleurisia aguda e à bronquite. Aos banhos frios e ao hábito de andarem quase nus. Quando pelos estudos modernos de higiene o que se apura é exatamente o contrário: que essas moléstias do sistema respiratório desenvolvem-se entre populações selvagens pela imposição de vestuário e de resguardos europeus a gente habituada a andar inteiramente nua.
• 2. Cartas de Caminha e do Mestre João Emenelau Farás 1 de maio de 1500 "Penteiam-se as mulheres muitas vezes", notou Ives D´Evreux entre as índias do Brasil {Voyage au norddu Brésit). Quanto à freqüência dos banhos entre as índias, salientaram-na quase todos os observadores dos costumes indígenas nos séculos XVI e XVII. Entre outros, Pero Vaz de Caminha, companheiro de Pedro Alvares, na sua carta escrita em l2 de maio de 1500, em Manuel Aires de Casal, Corografia brasílica, 2a edição, tomo I, Rio de Janeiro, 1833, P-10.
Crianças iam para a cadeia no Brasil até a década de 1920 12 de outubro de 1927, quarta-feira. Atualizado em 25/10/2025 17:20:40 Relacionamentos • Cidades (1): Rio de Janeiro/RJ • Pessoas (1) Washington Luís Pereira de Sousa (58 anos) • Temas (3): Prisões e presídios, Presidentes do Brasil, Leis, decretos e emendas ![]()
Após ter lutado a Primeira Guerra Mundial, Eugênio Salerno, então com 24 anos de idade, chega sob protestos em Sorocaba 2 de dezembro de 1919, terça-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (1) Eugênio Salerno (24 anos) • Temas (2): Prefeitura de Sorocaba, Primeira e Segunda Guerra Mundial ![]()
Frank Speers contraria os médicos e se nega a fechar Fábrica Santa Rosália 18 de novembro de 1918, segunda-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (1) Frank Speers (60 anos) • Temas (2): Fábricas e Industrias de Sorocaba, Epidemias e pandemias ![]()
Inventario dos documentos relativos ao Brasil existentes no Archivo de Marinha e Ultramar de Lisboa 1913. Atualizado em 31/10/2025 06:31:04 Relacionamentos • Cidades (4): Paranaguá/PR, Santos/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP • Pessoas (8) Antonio Paes Sande (1622-1695), Fernão Dias Paes Leme (1608-1681), Francisco de Sousa (1540-1611), Gerhart Bettinck ou Geraldo Betting (1575-1611), Jacinto Moreira Cabral, José de Anchieta (1534-1597), Miguel Lopes, Rodrigo de Castelo Branco • Temas (19): Açúcar, Assassinatos, Caminho do Mar, Caminho São Paulo-Santos, Curiosidades, Engenho(s) de Ferro, Escolas, Estradas antigas, Gentios, Itapeva (Serra de São Francisco), Metalurgia e siderurgia, Ouro, Pernaguá, Portos, Prata, República, Sabarabuçu, Serra de Paranapiacaba, Vinho ![]()
Atualizado em 28/10/2025 13:22:18 Biotônico ![]() Data: 1910 Créditos: Crédito/Fonte: propagandashistoricas.com.br 01/01/1910
O Mártir de Sarapuí 8 de maio de 1908, sexta-feira. Atualizado em 24/05/2025 05:27:31 Relacionamentos • Cidades (4): Boituva/SP, São Paulo/SP, Sarapuí/SP, Sorocaba/SP • Temas (1): Curiosidades ![]()
Botica do Sr. Idelfonso de Azevedo, que vendia cocaína misturada com salsa, caroba, elixir de antipirina e esmaltina 1900. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Recife/PE • Temas (1): Drogas* ![]()
“A cidade de São Paulo em 1900. Impressões de Viagem”. Alfredo Moreira Pinto 1900. Atualizado em 24/10/2025 04:15:44 Relacionamentos • Cidades (8): Araçoiaba da Serra/SP, Itu/SP, Salto de Pirapora/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sarapuí/SP, Sorocaba/SP, Votorantim/SP • Pessoas (8) Antônio Ernesto Gomes Carneiro (1846-1894), Balthazar Fernandes (1577-1670), Calixto de Paula Souza (39 anos), Floriano Vieira Peixoto (1839-1895), Francisco de Sousa (1540-1611), Manuel Eufrásio de Azevedo Marques (1825-1878), Pedro Nunes Batista Ferreira Tamarindo (1837-1897), São Benedito (1524-1589) • Temas (64): Água Vermelha, Assunguy, Avecuia, “terra que cai”, Avenida General Carneiro (Sorocaba), Avenida Moreira César, Avenida São Paulo, Bairro da “Árvore Grande”, Bairro de Brigadeiro Tobias, Bairro Itavuvu, Boulevard Braguinha, Cachoeiras, Cajurú, Caminho das Tropas, Caminho Itú-Sorocaba, Capela “Santa Cruz”, Caputera, Cavalos, Cemitérios, Cerrado/Sorocaba, Clube União Recreativo, Convento/Galeria Santa Clara, Córrego Itararé, Córrego Supiriri, Edifício Perseverança III, Ermidas, capelas e igrejas, Escolas, Estradas antigas, Fábrica de Tecidos Santa Rosália, Fábrica Nossa Senhora da Ponte, Fábrica Santa Maria (Sorocaba), Grupo Votorantim, Guerra de Canudos, Habitantes, Indaiatuba em Sorocaba, Inhambirú, Inhayba, Ipanema das Pedras, Italianos, Itapeva (Serra de São Francisco), Jacurupava (Sorocaba), Jardim Itanguá / Manchester, Jardim Santa Rosália, Jundiaquara, Maçonaria no Brasil, Mosteiro de S. Bento de Sorocaba/SP, Música, Piragibu, Pirajibú de baixo, Portos, Putribrú de baixo, Represa de Itupararanga, Revolução Liberal, Rio Acima, Rio Cubatão, Rio Sarapuy, Rio Sorocaba, Rua 7 de Setembro, Rua Comendador Oetterer (Piques), Rua da Penha, Rua Hermelino Matarazzo (Estrada de Ipanema), Rua Padre Luiz, São Paulo de Piratininga, Vila Santana / Além Linha, Villeta, “George Oetterer” ![]()
Falecimento de José Joaquim de Carvalho Mascarenhas devido a febre amarela 1 de maio de 1897, sábado. Atualizado em 25/02/2025 04:40:30 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (1) José Joaquim de Carvalho Mascarenhas (f.1897) • Temas (3): Epidemias e pandemias, Febre Amarela, Rua São Bento ![]()
Professor Toledo e Mascarenhas Camello salvam ex-escravizado da morte 1 de dezembro de 1894, sábado. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (1) Francisco de Paula Xavier de Toledo (69 anos) • Temas (4): Açúcar, Curiosidades, Escravizados, Maçons ![]()
Morta por mosca azul 10 de dezembro de 1886, sexta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP ![]()
Atualizado em 30/10/2025 04:48:57 Reunião para criação de um hospital para os lázaros ![]() Data: 1914 Créditos: Fernando Carriel / Lembranças Sorocabanas Atual Avenida General Carneiro
Conde Du visitou a cachoeira de Votorantim, o hospital, o gabinete de leitura, a casa de máquina de Maylasky, os colégios e Ipanema 20 de outubro de 1874, terça-feira. Atualizado em 28/10/2025 08:46:36 Relacionamentos • Cidades (3): Sorocaba/SP, Votorantim/SP, Iperó/SP • Pessoas (2) Luiz Matheus Maylasky (36 anos), Conde D´Eu (32 anos) • Temas (4): Fazenda Ipanema, Gabinete de Leitura de Sorocaba, Hospitais, Cachoeiras ![]()
O martírio de Blandina de Barros 29 de novembro de 1871, quarta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Temas (1): Casos chocantes ![]()
Relatório do Dr. Virgílio Augusto, médico na Fábrica da Fazenda de Ipanema: dos 35 que passaram pelo “departamento médico”, 33 foram a óbito 31 de dezembro de 1869, sexta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (2): Iperó/SP, Sorocaba/SP • Pessoas (2) Luís Alves de Lima e Silva (66 anos), Dom Pedro II (44 anos) • Temas (5): Fazenda Ipanema, Escravizados, Revolução Liberal, Família Real, Maçons ![]()
Antes da abolição, intelectuais faziam vaquinha para libertar escravos 19 de Setembro de 1869, domingo. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Porto Alegre/RS • Temas (1): Escravizados ![]()
São João de Ipanema, consultas grátis 23 de outubro de 1867, quarta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Temas (1): Fazenda Ipanema ![]() Sobre o Brasilbook.com.br |