Wildcard SSL Certificates
Bituruna, vuturuna
159 registros
Página 4 de 4  (151 à 200)

AtualizadosAntigosMaisImagens

completaResumida

ANDREA!
ANO: Exibir antigas
Eventos: 159
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\t2350\sting22.txt



  Bituruna, vuturuna
  151º de 159
abrir registro
   
Fundação da Usina de Ferro do Vale das Furnas
1589. Atualizado em 09/10/2025 03:23:27
Relacionamentos
 Cidades (4): Araçoiaba da Serra/SP, Catalunha/ESP, Mairinque/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (8) Afonso Sardinha, o Velho (58 anos), Balthazar Fernandes (12 anos), Clemente Álvares (20 anos), Domingos Luís Grou (89 anos), Francisco de Saavedra (n.1555), Juan Sebastián Elcano (1476-1526), Pedro Taques de Almeida Pais Leme (1714-1777), Wilhelm Jostten Glimmer (9 anos)
 Temas (27): África, Aldeia de São Miguel (Guarapiranga), Avenida Itavuvu, Bairro de Aparecidinha, Bairro Itavuvu, Buraco de Prata, Cabo Frio, Cachoeiras, Caminho do Peabiru, Caminhos/Estradas até Ibiúna, Fazenda Ipanema, Itapeva (Serra de São Francisco), Jaguamimbava, Lagoa Dourada, Marumiminis, Metalurgia e siderurgia, Nossa Senhora do Pilar, Ouro, Ribeirão das Furnas, Rio Anhemby / Tietê, Rio Ypanema, Sabarabuçu, São Filipe, Sarapuy / Sapucay, Serra da Mantiqueira, Serra de Araçoiaba, Serra dos Guaramumis ou Marumiminis

    34 Fontes
  8 fontes relacionadas

•  Jornal O Paiz
24 de agosto de 1913, domingo
Essas minas foram descobertas em 1589, por Afonso Sardinha e se acham situadas á margem do riacho que lhe dá o nome (Ipanema).
teste

•  Correio Paulistano
27 de março de 1935, quarta-feira
Em 1589 partiu com sua expedição, vindo a descobrir ouro das serras de Jaraguamindaba (hoje Mairinque), de Jaraguá e de Voturum, sendo que nesta última estabeleceu uma fundição de metais.
teste

•  No tempo dos bandeirantes. Benedito Carneiro Bastos Barreto, "Belmonte" (1896-1947)
1 de janeiro de 1939, domingo
As minas de ouro só serão exploradas mais tarde, na segunda metade do século, embora o Jaraguá, ainda em 1606, haja entremostrado os seus tesouros a Clemente Álvares que, muito alvoroçado, corre á Câmara para registrar sua descoberta:

". . appareceu clemente álveres morador nesta villa por ele foi dito aos ditos ofisiais e declarado de como vinha manifestar sertas minas que tinha descoberto de betas de hüa manta de ouro a saber oslugares primeiramente a de manta em Jaraguá ao sopê da primeira serra" etc. Ou, então, a Afonso Sardinha que, já em 1589 explora minas de ouro, não só no Jaraguá, mas ainda no sítio Lagoas Velhas, no Votoruna e em Biraçoiaba. [p. 105]
teste

•  História das bandeiras paulistas - Tomo II, 1975. Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958)
1 de janeiro de 1975, quarta-feira
Segundo nos relata Pedro Taques de Almeida Pais Leme (1714-1777) na Informação Sobre as Minas de São Paulo, foi o segundo Afonso Sardinha quem entre 1589 e 1597 localizou grandes jazidas nas serras de Jaguamimbaba, Vuturuna e Araçoiaba. D. Francisco de Sousa, amante de quanto se ligasse à mineração, animou-o a explorar o ferro no Araçoiaba.
teste

•  Ibiúna: no rio da terra negra a certeza do verde futuro. João Barcellos
1 de janeiro de 1993, sexta-feira
1589 - Família Sardinha (o Velho e o Moço) assenta arraial de mineração e dá início, também, ao primeiro arraial em pelo Morro Berasucaba/Hibiracoiaba. Ele mesmo, o Velho, compra negros-ferreiros diretamente em Angola pela experiência que tem no ofício. [Do arquivo da Vereança paulistana, p. 36v no ano 1600, sabemos que "pelos anos de 1597 veio Afonso Sardinha a estabelecer engenho de ferro em Hibiracoiaba, ou Byraçoiava. Entretanto, o conhecimento da região e do material é conhecido desde os tempos de Brás Cubas, pelo que se depreende que cerca de 1589, quando o "velho" Sardinha investe cabedais na prospecção de minerais ao longo do "sertam dos carijó", ele tenha arrematado em leilão da Capitania vicentina a autorização para mais tarde minerar no local por conta própria. Não por acaso, Pedro Taques, na "Nobiliarquia das Principais Famílias da Capitania de São Vicente", e embora trocando o filho pelo pai, refere-se ao "achado" das minas "pelos annos de 1589"].

As andanças do "velho" Sardinha pelo Piabiyu levam dezenas de aventureiros a penetrarem nas regiões oestes e sudeste além de Piratininga e é neste período que a bacia do Una mais recebe europeus. O movimento de colonos e garimpeiros adensa os fogos, transforma-os em fazendas e, logo, escravizados ou mortos, os povos nativos desapareceram. Também, é das primeiras levas de negros de N´gola [Angola] comprados pelo "velho" Sardinha que chegam à bacia do Una os primeiros escravos africanos que trabalharam nas lavouras.
teste

•  Frei Agostinho de Jesus e as tradições da imaginária colonial brasileiras, séculos XVI-XVII. Rafael Schunk
1 de janeiro de 2013, terça-feira

•  “Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?”. Sérgio Coelho de Oliveira, jornalista e historiador
1 de janeiro de 2014, quarta-feira
O pai de Baltazar, Manoel Fernandes, faleceu em 1589 e, em 1608, a mãe Suzana Dias, casada pela segunda vez com Belchior da Costa, já havia deixado São Paulo, residindo então na sua fazenda, às margens do rio Tietê, em Santa Ana de Parnaíba. Não há data precisa para essa mudança, foi depois de 1593 e antes de 1608, conforme atesta a documentação da época (...)
teste

•  Patrimônio Natural e Cultural em uma área de expansão urbana: O Caso da Granja Carolina*
1 de fevereiro de 2014, sábado
Quando o marido de Suzana Dias falece em 1589 sua fazenda já estava bem desenvolvida e os laços de parentesco distribuídos em amplos territórios que devem ter contribuído muito para que a região aparecesse como produtora de trigo. À presença dos Fernandes de Santana do Parnaíba se estendem até Itu e Sorocaba. Itu é fundada em 1610 pelos bandeirantes Domingos Fernandes 10 e Cristóvão Diniz de onde os paulistas partiam em busca de ouro nas terras de Cuiabá. Sorocaba foi fundada pelo seu irmão Balthazar Fernandes em 1654.
teste





  Bituruna, vuturuna
  152º de 159
abrir registro
   
“y toda esta costa porque esta he tierra de muchos mantimientos y demas desto hay muchas minas de oro, plata, cobre, hierro...”
16 de fevereiro de 1583, quarta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos

 Temas (2): Ouro, Prata





  Bituruna, vuturuna
  153º de 159
abrir registro
   
Afonso Sardinha (45 anos) adquiriu uma grande fazenda em São Paulo (o nas serras de Iguamimbaba, que agora se chama Mantaguyra, na de Jaraguá, termo de S. Paulo, na de Vuturuna (São Roque), na de “Hybiraçoyaba (Sorocaba)”
1580. Atualizado em 24/10/2025 02:38:27
Relacionamentos
 Cidades (5): Ivaiporã/PR, Santana de Parnaíba/SP, São Paulo/SP, São Roque/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (2) Afonso Sardinha, o Velho (49 anos), Gabriel Soares de Sousa (40 anos)
 Temas (12): Ambuaçava, Apoteroby (Pirajibú), Bairro de Aparecidinha, Escravizados, Fazendas, Itapeva (Serra de São Francisco), Ouro, Pirapitinguí, Rio Pirajibú, Senzalas, Serra da Mantiqueira, Serra de Araçoiaba





  Bituruna, vuturuna
  154º de 159
abrir registro
   
Evidências de que Afonso Sardinha teria "descoberto" o “Araçoiaba”
1578. Atualizado em 24/10/2025 02:35:33
Relacionamentos
 Cidades (6): Araçoiaba da Serra/SP, Carapicuiba/SP, Ivaiporã/PR, Paranaguá/PR, Santos/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (11) Afonso Sardinha, o Velho (1531-1616), Brás Cubas (1507-1592), Clemente Álvares (1569-1641), Domingos Luís Grou (1500-1590), Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878), Francisco Leopoldo de Aguirre (1852-1890), Heliodoro Eobanos Pereira (n.1588), Jerônimo Leitão, John Whithal (João Leitão), Luís Gonzaga da Silva Leme (47 anos), Wilhelm Ludwig von Eschwege (1777-1855)
 Temas (26): Apoteroby (Pirajibú), Bairro Itavuvu, Buraco de Prata, Cajurú, Caminho do Peabiru, Caminhos/Estradas até Ibiúna, Corumbá em Sorocaba, Estradas antigas, Fazenda Ipanema, Fortes/Fortalezas, Itapeva (Serra de São Francisco), Lagoa Dourada, Léguas, Montanha Sagrada DO Araçoiaba, Morpion, Nheengatu, Ouro, Peru, Pirapitinguí, Prata, Rio Cubatão, Rio Sorocaba, Rio Ypanema, Saboó, Serra de Ibituruna, Serra de Jaraguá

Registros mencionados (1)
01/12/2002 - Mãe, mestra e guia: uma análise da iconografia de Santa’Anna. Por Maria Beatriz de Mello e Souza* [29891]





  Bituruna, vuturuna
  155º de 159
abrir registro
   
Carta de Brás Cubas (1507-1592) ao rei de Portugal, Dom Sebastião (1554-1578)
25 de abril de 1562, quarta-feira. Atualizado em 20/08/2025 06:12:13
Relacionamentos
 Cidades (8): Araçoiaba da Serra/SP, Ibiúna/SP, Itu/SP, Ivaiporã/PR, Santos/SP, São Paulo/SP, São Roque/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (5) Brás Cubas (55 anos), Dom Sebastião, o Adormecido (8 anos), Francisco de Assis Carvalho Franco (1886-1953), Luiz Martins, Orville Derby (1851-1915)
 Temas (13): Assunguy, Bacaetava / Cahativa, Caminho de Pinheiros (Itú-SP), Grunstein (pedra verde), Jacotinga, Lagoa Dourada, Léguas, Ouro, Pela primeira vez, Rio São Francisco, Rio Sorocaba, Serra de Araçoiaba, Serra de Jaraguá





  Bituruna, vuturuna
  156º de 159
abrir registro
   
Padre José de Anchieta ergueu a Capela de Nossa Senhora da Escada em Barueri
11 de novembro de 1560, sexta-feira. Atualizado em 23/10/2025 15:34:10
Relacionamentos
 Cidades (7): Barueri/SP, Itapetininga/SP, Itu/SP, Santana de Parnaíba/SP, São Roque/SP, São Roque/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (5) Bartolomeu Carrasco (f.1571), Caiubi, senhor de Geribatiba, Domingos Luís Grou (60 anos), José de Anchieta (26 anos), Suzana Dias (20 anos)
 Temas (12): Cachoeira da Escada, Carijós/Guaranis, Ermidas, capelas e igrejas, Guaianase de Piratininga, Jeribatiba (Santo Amaro), Jesuítas, Jurubatuba, Geraibatiba, Nossa Senhora da Escada, Nossa Senhora de Montserrate, Ouro, Rio Pinheiros, Ybyrpuêra





  Bituruna, vuturuna
  157º de 159
abrir registro
   
Em 1557 Sardinha recebe a vasta região de Ybitátá em troca (escambo) da construção de uma ponte no Rio Jeribatiba para escoamento de mantimentos essenciais à villa, e aqui constitui fazenda
1557. Atualizado em 24/10/2025 02:38:22
Relacionamentos
 Cidades (4): Carapicuiba/SP, Santo Amaro/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (1) Afonso Sardinha, o Velho (26 anos)
 Temas (9): Butantã, Caminho do Peabiru, Estradas antigas, Pontes, Portos, Rio Anhemby / Tietê, Rio Geribatiba, Rio Pinheiros, Serra de Ibituruna





  Bituruna, vuturuna
  158º de 159
abrir registro
   
Bras Cubas concede sesmaria ao ferreiro "Mestre Bartolomeu", chamado Domingos, que havia chegando com Martim Afonso em 1531, quando "enganados" pelo "Bacharel" em Cananéia
25 de janeiro de 1555, terça-feira. Atualizado em 23/10/2025 15:34:04
Relacionamentos
 Cidades (2): Santos/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (8) Afonso Sardinha, o Velho (24 anos), Brás Cubas (48 anos), Domingos Luís Grou (55 anos), Gaspar da Madre de Deus (1715-1800), Mestre Bartholomeu Fernandes, Mestre Bartolomeu Gonçalves (55 anos), Bartolomeu Carrasco (f.1571), Sebastião Fernandes (n.1525)
 Temas (4): Metalurgia e siderurgia, Ilha de Barnabé, Ouro, Pirapitinguí

    8 Fontes
  3 fontes relacionadas

•  “Memória Histórica da Capitania de São Paulo e todos os seus memoráveis sucessos desde o ano de 1531 até o presente de 1796”, Manuel Cardoso de Abreu (1750-1804)
1 de janeiro de 1796, sexta-feira

•  “História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos”. Jesuíno Felicíssimo Junior
1 de janeiro de 1969, quarta-feira
Quanto a Bartolomeu Gonçalves, a mesma fonte (Américo de Moura) louva-se em Frei Gaspar, frisando: "Como se lê em Frei Gaspar, em nota à descrição d Santos, veio com Martim Afonso, e durante mais de vinte anos FOI O ÚNICO FERREIRO da Capitania, um mestre Bartolomeu, que primeiro se chamava Domingos Gonçalves, o qual em 1555, tendo mulher e filhas, obteve de Brás Cubas grande sesmaria em Santos". [Página V]

•  História de Carapicuíba. João Barcellos
25 de março de 2013, segunda-feira
Em 1555 instala-se na vila jesuítica o capitalista, militar e minerador Afonso Sardinha, dito "o Velho". É este desbravador, que faz mineração em Guaru, Cubatão e na Borda do Campo, que quer conhecer "a aldeia que liga o Piabiyu ao Anhamby", segundo as informações que obtém dos escravizados guaranis, inimigos dos guayanazes que habitam essa aldeia perto da guarany Koty.





  Bituruna, vuturuna
  159º de 159
abrir registro
   
Envio de Diogo Leite
1 de fevereiro de 1531, domingo. Atualizado em 24/10/2025 02:42:20
Relacionamentos
 Cidades (3): Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (7) Bacharel de Cananéa, Brás Cubas (24 anos), Diogo Leite, Martim Afonso de Sousa (31 anos), Pero (Pedro) de Góes, Pero Lopes de Sousa (34 anos), Ruy Pinto (f.1549)
 Temas (13): Apiassava das canoas, Assunguy, Caminho do Mar, Caminhos/Estradas até Ibiúna, Cruzes, Léguas, Ordem de Cristo, Piqueri, Portos, Rei Branco, Rio Iguassú, Rio Tibagi, Serra de Ibituruna


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.