jesus (82 registros) Wildcard SSL Certificates
Artur de Sá e Meneses
   (f.1709)
7


Básisco () | História |


82 registros
82 registros
 registros
Modo
Pela primeira vez



24020

  Artur de Sá e Meneses
Pela primeira vez
1  º de 82
1699
27 registros
*As primeiras, na região além do Paranapanema. Assim é que em 1699 estava nos campos de Curitiba, Pascoal Moreira Cabral
•  Imagens (5)
•  Fontes (3)
  
  
  

25029“Memória Histórica de Sorocaba” II. Luís Castanho de Almeida (1904-1981)

Desde que foi constatado ouro em Minas pelos taubateanos, os de Sorocaba, embora no ciclo da caça ao nativo, tentaram fazer expedições somente de mineração ou com ambos os intuitos. As primeiras, na região além do Paranapanema. Assim é que em 1699 estava nos campos de Curitiba, Pascoal Moreira Cabral II, que não assinava Leme e Miguel Sutil de Oliveira, daí nascendo as Lavras de Santa Cruz ou do Sutil. As segundas, no atual Estado de Mato Grosso.

Essa expedição de 1699 fôra resultado das instâncias de Artur de Meneses, governador do Rio em visita a Sorocaba. No se realizou a expedição autorizada por êle, do paulistano Gaspar de Godói Colaço, com perdão pelo assassínio de Fernão de Camargo, o Tigre. Era coisa própria de sorocabanos... Êstes pediram ainda ao Rei licença para fundar uma vila na Vacaria. Veio resposta negativa, por mêdo dos castelhanos. [Página 81]


20784

  Artur de Sá e Meneses
Pela primeira vez
2  º de 82
1699
27 registros
Provisão de Artur de Sá relativa ao Caminho Novo
•  Fontes (1)
  
  
  

25671*Livro dos Transportes Seleção de Textos Organizada

O primeiro empreiteiro de estradas no Brasil - Estrada de Minas - O ouro provindo das minas descobertas pelos paulistas transportado para São Paulo e daí para o Rio de Janeiro por via marítima, sendo embarcado em Santos ou em Parati. Esta circunstância excitava a cobiça dos piratas que operavam nos mares das costas e se apoderaram de muitos carregamentos. Neste ano foi assinalada a passagem em frente à barra do Rio de Janeiro, rumo ao Sul, de vários navios franceses que despertaram grandes suspeitas, tendo o governador mandado aviso a todas as povoações do Sul para que se acautelassem.

Atendendo também a que transporte do produto das minas via São Paulo era muito demorado, Artur de Sá e Meneses contratou com o bandeirantes Garcia Rodrigues Pais, primogênito de Fernão Dias Pais, o Caçador de Esmeraldas, a construção dum caminho que, através das terras e dos campos gerais, ligasse diretamente o Rio de Janeiro aos distritos de Cataguases e de Sabarabuçu. Deste contrato deu o governador informações ao rei pela carta de 24 de maio. Pode assim Garcia Rodrigues Pais ser considerado como o primeiro dos empreiteiros de estradas a exercer atividade no Brasil.

Garcia Pais, entretanto, consumiu longo tempo em reunir gente e fazer os preparativos para a obra a que só deu início em 1702, construindo então a estrada que serviu durante quase um século e foi conhecida com o nome de Caminho Novo. [Página 84]


23548

  Artur de Sá e Meneses
Pela primeira vez
3  º de 82
1895
66 registros
*Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo, volume VI
•  Imagens (80)
  
  
  



26909

  Artur de Sá e Meneses
Pela primeira vez
4  º de 82
1913
65 registros
*Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo vol. XVIII
•  Imagens (41)
  
  
  



25030

  Artur de Sá e Meneses
Pela primeira vez
5  º de 82
1961
90 registros
*Tropas e Tropeiros na Formação do Brasil. José Alípio Goulart
•  Imagens (52)
  
  
  



25671

  Artur de Sá e Meneses
Pela primeira vez
6  º de 82
1970
93 registros
*Livro dos Transportes Seleção de Textos Organizada
•  Imagens (61)
  
  
  



28674

  Artur de Sá e Meneses
Pela primeira vez
7  º de 82
2016
178 registros
A língua do Brasil. Por Claudio Angelo, em Revista Super Interessante
  
  
  


modo: 0  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.