| | | Maria de Torales y Zunega  (n.1585) |
|
|
| \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\p2485\filippo.txt | |
REGISROS: 24teste1 *Nascimento de Maria de Zunega Vila Rica. Filha de Bartholomeu de Torales (1555) e Violante de Zunega (1560) 01/01/1585 1.1 História Viva - Conceição do Mato Dentro Data: 28/06/2012
1.2 Biografia de Maria de Zunega, consulado em genearc.net Data: 16/02/2023
1.3 Biografia de Maria de Zunega Ponce de Leon y Contreras, consultado em My Heritage Data: 12/02/2022
2 *Casamento de Balthazar Fernandes e Maria de Zunega 01/01/1600 2.1 *Nobiliarchia Paulistana Histórico e Genealógica, Tomo I, 1978 Data: 01/01/1978 E o dito Gabriel Ponce de Leon foi filho do capitão Barnabé de Contreras, e de sua mulher Violante de Gusman. Este ilustre cavalheiro da província do Paraguay se passou a capitania de São Paulo com outros fidalgos seus parentes, entre os quais (...) sua irmã Maria de Zunega, mulher do capitão Balthazar Fernandes o povoador já referido. Barnabé de Contreras y Leon e sua mulher Beatriz de Espinoza, naturais de Santiago de Xerez da província do Paraguay (...)
2.2 *Revista do Instituto Histórico e Geográfico de S. Paulo: “Nossos Bandeirantes - Baltazar Fernandes” (1967) Luiz Castanho de Almeida Data: 01/01/1967 Cerca do ano de 1600 casou-se Baltazar Fernandes com Maria de Zúnega, nascida na Vila Rica de Guairá, filha de Bartolomeu de Torales e de Violante se Zúnega. O casamento de Baltazar precedeu de 30 anos a transmigração das famílias do Guairá para São Paulo. É um verdadeiro romance de aventuras este namoro a tantas léguas, de um bandeirante com uma, digamos, sul-americana.
Vê-se com nitidez a união simbólica das duas raças ibéricas no coração da América. Raças que o caldeamento com os guaranís renovou em proporções gigantescas. Desse matrimônio nasceu em Vila Rica Maria de Torales, que se casou com outro vilarriquenho: Gabriel Ponce de Leon e com ele e outros parentes se transplantou para São Paulo antes de 1634 e depois de 1630.
2.3 *Estudos Regionais Paulistas: História da Instrução em Sorocaba (1660-1956) Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Aluísio de Almeida, Jahyra B. Arrua, Jair T. Veiga, Néglio F. Arruda e Oswaldo Cambiaghi Data: 01/01/1989 A primeira esposa, Maria de Zúnega era de Assunção no Paraguai. Como se haveria realizado tal casamento cerca de 1600? Os de Assunção haviam fundado a Vila Rica de Guairá, perto das Sete Quedas. Como a primeira filha aí nasceu e não houve mais, é de crer que logo faleceu a primeira esposa, podendo ele passar às segundas núpcias com dona Isabel de Proença, paulista. Os genros "castelhanos" somente se mudaram para Parnaíba, onde se casaram, depois de 1630.
2.4 *“El Guairá: caída y exódo”. Carlos Ernesto Romero Jensen, Asunción: Academia Paraguaya de la Historia Data: 01/01/2009 Após a destruição das reduções jesuíticas pelos paulistas e diante da definitiva decadência do Guairá, várias famílias migraram para São Paulo. Jensen descreve que Antonio Gonzáles do Rego, um dos fundadores de Concepción del Bermejo e de San Juan de Vera, “con la llegada de los portugueses a Santiago de Xerez se pasó al bando de estos, sirviendo como guía de los mismos en el saqueo del Itatín, para posteriormente escapar junto con los bandeirantes a San Pablo”.
Antonio Gonzáles do Rego “estuvo casado con doña María de Zúñiga, a la cual embarcó rumbo a San Pablo junto con su casa y servicio en compañía de sus cunados Gabriel Ponce de León y Sebastián de Peralta. Estos estaban casados con las hermanas de doña María de Zúñiga”. Após a morte de Gonzáles do Rego, “María de Zúñiga casó con Baltazar Fernández, hermano del famoso corsario de los sertones André Fernández. De este matrimonio nació María de Torales. Esta casó con Gabriel Ponce de León”.
2.5 *“Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?”. Sérgio Coelho de Oliveira, jornalista e historiador Data: 01/01/2014 No ano de 1600, já em plena atividade como sertanista, nos sertões de Guairá, conheceu Maria de Zunega, nascida na Vila Rica, com quem se casou e teve uma filha, Maria de Torales. Alguns genealogistas discordam, dizendo que Maria de Torales seria filha adotiva.
2.6 Biografia Pedro Rodrigues Cabral, consultado em Geni.com Data: 04/04/2021 Pedro Rodrigues Cabral (ou Pedro Fernandes Cabral), ainda vivia em 1621, no Paraguai, para onde havia ido com o irmão Antonio, e pode ter sido (ou o mesmo irmão em segundas núpcias), cc. Maria de Zunega (que já seria viúva quando cc. Baltazar Fernandes, e veio para o Brasil com a filha abaixo, do 1º marido), f. de Bartolomeu de Torales e Violante de Zunega, já falecidos em 1636: (PP.77/78 e 182).
2 - 1. Maria de Zunega Torales, c. no Paraguai, com Gabriel Ponce de Leon, n. Cidade Real de Guairá, Paraguai, fct. Parnaíba, 1655, f. do Cap. Barnabé de Contreras e Violante de Gusman, e vieram para o Brasil, com os filhos, a mãe dela e ainda uma prima, e constituem todo o título Ponces Torales. (1.187, 230, 268, 2.67, PP.40, 77/8, 182 e SL.3.90).
- Obs.: Versão de Américo de Moura (1881-1953). Silva Leme descreveu Maria de Zunega Torales como sendo n. Parnaíba e filha de Baltazar Fernandes, por isso, juntou a geração ao Título Fernandes Povoadores, Cap. 2º, Par. 1º.
2.7 Biografia de Bartholomeu Fernandes Cabral, consultado em genearc.net Data: 19/06/2022 Pedro Rodrigues Cabral, casado com Maria de Zunega, nascida em Vila Rica do Paraguai, filha de Bartholomeu de Torales e de Violante de Zunega. Após a morte de Pedro, Maria casou-se pela segunda vez, com o Capitão Balthazar Fernandes, filho do português Manoel Fernandes Ramos e da brasileira Suzana Dias. Após a morte de Maria, Balthazar casou-se pela segunda vez, com Isabel de Proença, filha do português João de Abreu e da brasileira Isabel de Proença Varella. Balthazar faleceu entre 1661 e 1667.
2.8 Biografia de Maria de Zunega, consultada em pt.rodovid.org/wk/Pessoa:1123476 Data: 04/10/2022 Casou em 1600, em Vila Rica, Paraguai, com Pedro Rodrigues Cabral (1580-1621). Em 1607 nasceu sua filha, no Guairá, Paraguai: Maria Zunega Torales (1607-28/02/1686). Maria casou-se no Paraguai e veio para o Brasil já viúva, com seu sogro, sua filha e outros parentes.Após a morte de Pedro, Maria casou-se pela segunda vez, com o CAPITÃO BALTHAZAR FERNANDES, filho do português MANOEL FERNANDES RAMOS e da brasileira SUZANA DIAS. Após a morte de Maria, Balthazar casou-se pela segunda vez, com ISABEL DE PROENÇA, filha do português JOÃO DE ABREU e da brasileira ISABEL DE PROENÇA VARELLA.
2.9 Biografia de Maria de Zunega, consulado em genearc.net Data: 16/02/2023 Nasceu por volta de 1585, em Vila Rica, no Paraguai. Filha de Bartholomeu de Torales e de Violante de Zunega. Casou-se com o brasileiro Pedro Rodrigues Cabral, filho do português Bartholomeu Fernandes Cabral e da portuguesa Anna Rodrigues. Maria casou-se no Paraguai e veio para o Brasil já viúva, com seu sogro, sua filha e outros parentes.
Foi mãe de pelo menos uma filha, citada acima. Após a morte de Pedro, Maria casou-se pela segunda vez, com o Capitão Balthazar Fernandes, filho do português Manoel Fernandes Ramos e da brasileira Suzana Dias. Após a morte de Maria, Balthazar casou-se pela segunda vez, com Isabel de Proença, filha do português João de Abreu e da brasileira Isabel de Proença Varella. Balthazar faleceu entre 1661 e 1667. 3 *Possível nascimento de Gabriel Ponce de Léon, filho de Bartholomeu (ou Barnabé) de Contreras e Violante Ponce De León Y Guzmán Irala (n.1560) 01/01/16004 *Balthazar se casa com Isabel de Proença em São Paulo, com a qual teria doze filhos 01/01/1603 4.1 *“Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?”. Sérgio Coelho de Oliveira, jornalista e historiador Data: 01/01/2014 Em 1603, Balthazar está em São Vicente, casando-se com a paulista Izabel de Proença. Desse casamento, teve 12 filhos: Benta, Maria, Izabel, Potência, Anna, Cecília, Custódia, Marina, Verônica, Manoel, Luiz e Antônio [Página 43]. Em 1603, incansável sertanista já se encontrava em São Vicente, realizando o seu segundo casamento, com Izabel de Proença, filha de João de Abreu, almoxarife da Capitania, português da Ilha Terceira e de Izabel de Proença Varela [Página 47]. 5 *Nascimento de Gabriel Ponce de Leon em Ciudad Real del Guayrá, Paraguai 01/01/16056 *Nascimento de Maria de Torales y Zunega Fernandes 01/01/1607 6.1 História Viva - Conceição do Mato Dentro Data: 28/06/2012 Gabriel Ponce de Leon, n. Cidade Real de Guairá, Paraguai, fct. Parnaíba, 1655, filha do Capitão Barnabé de Contreras e Violante de Gúsman, casado no Paraguai com Maria de Zunega e Torales, filha de Pedro Fernandes ou Rodrigues Cabral ou do seu irmão Antonio Rodrigues Cabral, ambos paulistas, filhos de Bartolomeu Fernandes e de Ana Rodrigues (ou Fernandes), que em 1611 foram para o Guairá, num suposto primeiro casamento de um deles com Maria de Zunega, nascida em Vila Rica, naquele país, que depois foi a primeira esposa do Capitão Baltazar Fernandes, o Povoador, fundador de Sorocaba, e com este vieram para Parnaíba, acompanhados ainda do irmão de Maria de Zunega, Bartolomeu de Torales, este filho de outro Bartolomeu de Torales e Violante de Zunega (em Fernandes), e de sua primeira mulher Ana Rodrigues Cabral, falecida em Parnaíba em 1634 (em Raposos Góes, de Silva Leme), todos naturais de Vila Rica, esta filha de Antonio Rodrigues Cabral, já citado, e Joanna de Escobar.
Obs. Versão de Américo de Moura. Silva Leme descreveu Maria de Torales como sendo nascida em Santa Ana de Parnaíba e filha de Baltazar Fernandes, por isso, apesar de não ter feito este Título, juntou a geração ao Título Fernandes Povoadores, Cap. 2o., Part. 1o.
Além dessas informações, no geral, os dados genealógicos brasileiros sobre Ponce de Leon não apresentam variações notáveis, inclusive nos estudos de Pedro Taques, um dos mais famosos genealogistas brasileiros, sobre Barnané de Contreras y Leon, também podemos encontrar referências esparsas a Ponce de Leon, que segue, como demonstrado antes, o itinerário de Fernão Dias Paes, que se empenhou na busca da Ilha Brasil e da lendárias Sabarabuçu. Referências mais completas sobre a genealogia da nobrezas espanhola são encontradas em sites de busca internacionais mais especializados sobre o tema.
Mas, apesar da escassez de dados, merece atenção a íntima ligação de Ponce de Leon com o Capitão Baltazar Fernandes, Povoador e Fundador de Sorocaba. Pois, a presença de castelhanos em São Paulo durante a União Ibérica (1580-1640) problematiza conexões dos moradores castelhanos com a Coroa Portuguesa (Vilardaga, 2008), mormente no tocante às rotas de escoamentos de minérios que se utilizavam para tanto do Caminho do Peabiru, trajeto também envolvido no mito do Eldorado.
A família Fernandes construiu vínculos bastante estreitos com o Paraguai, estabelecendo relações entre São Paulo e aquele país. O Capitão Baltazar (Vilardaga, ibidem), amigo e participe ativo na mítica Aclamação de Amador Bueno, parece intencionar construir, por intermédio de ligações familiares por casamento com outras famílias castelhanas poderosas e influentes, proveitosos laços que ultrapassam os vínculos familiares. Assim, o casamento de Ponce de Leon com a filha de Fernandes que, a princípio, poderia parecer singelo, evidencia uma arquitetura econômico-política de influentes famílias castelhanas do ovale paraibano, com repercussões em Minas Gerais e outras regiões do Brasil: [Páginas 273 e 274]
6.2 Biografia de Maria de Zunega Ponce de Leon y Contreras, consultado em My Heritage Data: 12/02/2022 Maria de Zunega Ponce de Leon y Contreras (nascida Torales) nasceu cerca de 1607, filha de Pedro Rodrigues Cabral e Maria Rodrigues Cabral (nascida Zunega). 7 Antonio Gonzáles do Rego deixa o cargo 16/02/16078 *Pedro Fernandes ou Rodrigues Cabral e Antonio Rodrigues Cabral, ambos paulistas, filhos de Bartolomeu Fernandes e de Ana Rodrigues (ou Fernandes), foram para o Guairá, num suposto primeiro casamento de um deles com Maria de Zunega 01/01/1611 8.1 História Viva - Conceição do Mato Dentro Data: 28/06/2012 Gabriel Ponce de Leon, n. Cidade Real de Guairá, Paraguai, fct. Parnaíba, 1655, filha do Capitão Barnabé de Contreras e Violante de Gúsman, casado no Paraguai com Maria de Zunega e Torales, filha de Pedro Fernandes ou Rodrigues Cabral ou do seu irmão Antonio Rodrigues Cabral, ambos paulistas, filhos de Bartolomeu Fernandes e de Ana Rodrigues (ou Fernandes), que em 1611 foram para o Guairá, num suposto primeiro casamento de um deles com Maria de Zunega, nascida em Vila Rica, naquele país, que depois foi a primeira esposa do Capitão Baltazar Fernandes, o Povoador, fundador de Sorocaba, e com este vieram para Parnaíba, acompanhados ainda do irmão de Maria de Zunega, Bartolomeu de Torales, este filho de outro Bartolomeu de Torales e Violante de Zunega (em Fernandes), e de sua primeira mulher Ana Rodrigues Cabral, falecida em Parnaíba em 1634 (em Raposos Góes, de Silva Leme), todos naturais de Vila Rica, esta filha de Antonio Rodrigues Cabral, já citado, e Joanna de Escobar.
Obs. Versão de Américo de Moura. Silva Leme descreveu Maria de Torales como sendo nascida em Santa Ana de Parnaíba e filha de Baltazar Fernandes, por isso, apesar de não ter feito este Título, juntou a geração ao Título Fernandes Povoadores, Cap. 2o., Part. 1o.
Além dessas informações, no geral, os dados genealógicos brasileiros sobre Ponce de Leon não apresentam variações notáveis, inclusive nos estudos de Pedro Taques, um dos mais famosos genealogistas brasileiros, sobre Barnané de Contreras y Leon, também podemos encontrar referências esparsas a Ponce de Leon, que segue, como demonstrado antes, o itinerário de Fernão Dias Paes, que se empenhou na busca da Ilha Brasil e da lendárias Sabarabuçu. Referências mais completas sobre a genealogia da nobrezas espanhola são encontradas em sites de busca internacionais mais especializados sobre o tema.
Mas, apesar da escassez de dados, merece atenção a íntima ligação de Ponce de Leon com o Capitão Baltazar Fernandes, Povoador e Fundador de Sorocaba. Pois, a presença de castelhanos em São Paulo durante a União Ibérica (1580-1640) problematiza conexões dos moradores castelhanos com a Coroa Portuguesa (Vilardaga, 2008), mormente no tocante às rotas de escoamentos de minérios que se utilizavam para tanto do Caminho do Peabiru, trajeto também envolvido no mito do Eldorado.
A família Fernandes construiu vínculos bastante estreitos com o Paraguai, estabelecendo relações entre São Paulo e aquele país. O Capitão Baltazar (Vilardaga, ibidem), amigo e participe ativo na mítica Aclamação de Amador Bueno, parece intencionar construir, por intermédio de ligações familiares por casamento com outras famílias castelhanas poderosas e influentes, proveitosos laços que ultrapassam os vínculos familiares. Assim, o casamento de Ponce de Leon com a filha de Fernandes que, a princípio, poderia parecer singelo, evidencia uma arquitetura econômico-política de influentes famílias castelhanas do ovale paraibano, com repercussões em Minas Gerais e outras regiões do Brasil. [Páginas 273 e 274] 9 *Falecimento de Pedro em São Paulo; Antônio era Capitão de Ciudad Real 01/01/1621 9.1 Biografia Pedro Rodrigues Cabral, consultado em Geni.com Data: 04/04/2021 Pedro Rodrigues Cabral (ou Pedro Fernandes Cabral), ainda vivia em 1621, no Paraguai, para onde havia ido com o irmão Antonio, e pode ter sido (ou o mesmo irmão em segundas núpcias), cc. Maria de Zunega (que já seria viúva quando cc. Baltazar Fernandes, e veio para o Brasil com a filha abaixo, do 1º marido), f. de Bartolomeu de Torales e Violante de Zunega, já falecidos em 1636: (PP.77/78 e 182). 10 *Gabriel Ponce de Leon chega em Santana de Parnaíba, casado com a filha "índia" de Balthazar 01/01/1632 10.1 Biografia Pedro Rodrigues Cabral, consultado em Geni.com Data: 04/04/2021
10.2 História Viva - Conceição do Mato Dentro Data: 28/06/2012
10.3 *Revista do Instituto Histórico e Geográfico de S. Paulo: “Nossos Bandeirantes - Baltazar Fernandes” (1967) Luiz Castanho de Almeida Data: 01/01/1967 Vê-se com nitidez a união simbólica das duas raças ibéricas no coração da América. Raças que o caldeamento com os guaranís renovou em proporções gigantescas. Desse matrimônio nasceu em Vila Rica Maria de Torales, que se casou com outro vilarriquenho: Gabriel Ponce de Leon e com ele e outros parentes se transplantou para São Paulo antes de 1634 e depois de 1630.
10.4 *Nobiliarchia Paulistana Histórico e Genealógica, Tomo I, 1978 Data: 01/01/1978 E o dito Gabriel Ponce de Leon foi filho do capitão Barnabé de Contreras, e de sua mulher Violante de Gusman. Este ilustre cavalheiro da província do Paraguay se passou a capitania de São Paulo com outros fidalgos seus parentes, entre os quais foi Bartholomeu de Torales (filhos de Bartholomeu de Torales, e de sua mulher Violante de Zunega, naturais da Vila-Rica da cidade de Paraguay) que casou na matriz de São Paulo a 12 de setembro de 1636, com Maria de Góis, filha de Antonio Raposo e de sua mulher Isabel de Góes. E sua irmã Maria de Zunega, mulher do capitão Balthazar Fernandes o povoador já referido. Barnabé de Contreras y Leon e sua mulher Beatriz de Espinoza, naturais de Santiago de Xerez da província do Paraguay trouxeram a filha Violante de Gusman que na matriz de São Paulo a 12 de agosto de 1637 casou com Domingos do Prado, filho de Martim do Prado. Anna Rodrigues Cabral, faleceu com testamento a 13 de maio de 1634; natural da Cidade Real de Guairá, filha de Antonio Rodrigues Cabral, e de Joana de Escobar, casada com Bartholomeu de Torales.
10.5 *“Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?”. Sérgio Coelho de Oliveira, jornalista e historiador Data: 01/01/2014 De 1628 a 1632, Balthazar Fernandes, acompanhando o seu irmão André, participou da grande invasão das missões de Guairá, cativando os chamados "nativos missioneiros" e transferindo-os para Santa Ana de Parnaíba. 11 *Revista do Instituto Histórico e Geográfico de S. Paulo: “Nossos Bandeirantes - Baltazar Fernandes” (1967) Luiz Castanho de Almeida 01/01/1967 mancionado eM: *Casamento de Balthazar Fernandes e Maria de Zunega Data: 01/01/1600 mancionado eM: *Gabriel Ponce de Leon chega em Santana de Parnaíba, casado com a filha "índia" de Balthazar Data: 01/01/1632 mancionado eM: Balthazar Fernandes: Culpado ou Inocente? Data: 16/02/202312 *Nobiliarchia Paulistana Histórico e Genealógica, Tomo I, 1978 01/01/1978 mancionado eM: *Casamento de Balthazar Fernandes e Maria de Zunega Data: 01/01/1600 mancionado eM: *Gabriel Ponce de Leon chega em Santana de Parnaíba, casado com a filha "índia" de Balthazar Data: 01/01/163213 *Estudos Regionais Paulistas: História da Instrução em Sorocaba (1660-1956) Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Aluísio de Almeida, Jahyra B. Arrua, Jair T. Veiga, Néglio F. Arruda e Oswaldo Cambiaghi 01/01/1989 mancionado eM: *Casamento de Balthazar Fernandes e Maria de Zunega Data: 01/01/160014 *“El Guairá: caída y exódo”. Carlos Ernesto Romero Jensen, Asunción: Academia Paraguaya de la Historia 01/01/2009 mancionado eM: *Casamento de Balthazar Fernandes e Maria de Zunega Data: 01/01/160015 História Viva - Conceição do Mato Dentro 28/06/2012 mancionado eM: *Nascimento de Maria de Zunega Vila Rica. Filha de Bartholomeu de Torales (1555) e Violante de Zunega (1560) Data: 01/01/1585 mancionado eM: *Nascimento de Maria de Torales y Zunega Fernandes Data: 01/01/1607 mancionado eM: *Pedro Fernandes ou Rodrigues Cabral e Antonio Rodrigues Cabral, ambos paulistas, filhos de Bartolomeu Fernandes e de Ana Rodrigues (ou Fernandes), foram para o Guairá, num suposto primeiro casamento de um deles com Maria de Zunega Data: 01/01/1611 mancionado eM: *Gabriel Ponce de Leon chega em Santana de Parnaíba, casado com a filha "índia" de Balthazar Data: 01/01/163216 *“Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?”. Sérgio Coelho de Oliveira, jornalista e historiador 01/01/2014 mancionado eM: *Casamento de Balthazar Fernandes e Maria de Zunega Data: 01/01/1600 mancionado eM: *Balthazar se casa com Isabel de Proença em São Paulo, com a qual teria doze filhos Data: 01/01/1603 mancionado eM: *Gabriel Ponce de Leon chega em Santana de Parnaíba, casado com a filha "índia" de Balthazar Data: 01/01/1632 mancionado eM: Balthazar Fernandes: Culpado ou Inocente? Data: 16/02/202317 Biografia Pedro Rodrigues Cabral, consultado em Geni.com 04/04/2021 mancionado eM: *Casamento de Balthazar Fernandes e Maria de Zunega Data: 01/01/1600 mancionado eM: *Falecimento de Pedro em São Paulo; Antônio era Capitão de Ciudad Real Data: 01/01/1621 mancionado eM: *Gabriel Ponce de Leon chega em Santana de Parnaíba, casado com a filha "índia" de Balthazar Data: 01/01/163218 Biografia de Maria de Zunega Ponce de Leon y Contreras, consultado em My Heritage 12/02/2022 mancionado eM: *Nascimento de Maria de Zunega Vila Rica. Filha de Bartholomeu de Torales (1555) e Violante de Zunega (1560) Data: 01/01/1585 mancionado eM: *Nascimento de Maria de Torales y Zunega Fernandes Data: 01/01/160719 Biografia de Bartholomeu Fernandes Cabral, consultado em genearc.net 19/06/2022 mancionado eM: *Casamento de Balthazar Fernandes e Maria de Zunega Data: 01/01/160020 Biografia de Maria de Zunega, consultada em pt.rodovid.org/wk/Pessoa:1123476 04/10/2022 mancionado eM: *Casamento de Balthazar Fernandes e Maria de Zunega Data: 01/01/160021 Biografia de Maria de Zunega, consulado em genearc.net 16/02/2023 mancionado eM: *Nascimento de Maria de Zunega Vila Rica. Filha de Bartholomeu de Torales (1555) e Violante de Zunega (1560) Data: 01/01/1585 mancionado eM: *Casamento de Balthazar Fernandes e Maria de Zunega Data: 01/01/160022 Balthazar Fernandes: Culpado ou Inocente? 16/02/2023 22.1 *“Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?”. Sérgio Coelho de Oliveira, jornalista e historiador Data: 01/01/2014
22.2 *Revista do Instituto Histórico e Geográfico de S. Paulo: “Nossos Bandeirantes - Baltazar Fernandes” (1967) Luiz Castanho de Almeida Data: 01/01/1967
23 Montoya and the Issue of Indigenous Slavery in the Early Seventeenth-Century South Atlantic* 01/07/202324 Consulta em Genearc.com 06/07/2025 |
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. |