Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Coaracy
13 registros

Zoom: 40%

Antepassados - Descendentes

REGISROS: 13teste
1 Avistaram a costa do Brasil (1590) ou chegaram a "sabarabussú" (1592)
15/06/1592
2 Abertura do testamento de Gabriel Soares de Sousa, capitão-mor e governador da conquista e do descobrimento do Rio de São Francisco
10/07/1592
2.1 *Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy (1651 - 1683)
Data: 01/01/1928

Além destas duas grandes entradas bahianas quinhentistas, citemos ainda no mesmo século as de Sebastião Alvares e João Coelho de Souza no São Francisco. Morreu este no sertão e seu irmão Gabriel Soares de Souza, herdeiro de seus segredos, foi á Europa ver se a coroa lhe proporcionava os recursos necessários ás explorações enormes que pretendia encetar, em busca dos formidáveis tesouros que o irmão pretendera haver encontrado no interior do Brasil.

Obteve-os em larga escala, assim como patentes e promessas de toda a espécie, tudo isto após grandes delongas, aliás. Mas naufragou em 1590, ao voltar, á foz do Vasa-Varris, perdendo todo o seu material. Procurou valer-lhe D. Francisco de Souza, que então inaugurava o seu governo, e com estes novos elementos encetou Gabriel Soares, em 1592, a sua entrada. É d. Francisco de Souza geralmente acusado de se haver apoderado dos seus papéis e roteiros, requerendo mais tarde e obtendo-os "os mesmos privilégios e concessões outorgadas a Soares e ainda outras" no dizer de Varnhagen. [25586]
3 *O Guarani é um romance histórico escrito por José de Alencar, desenvolvido em princípio em folhetim. No dia 1º de janeiro de 1857 é publicado o capítulo inicial do romance no Diário do Rio de Janeiro, para no fim desse ano, ser publicado como livro, com alterações mínimas em relação ao que fora publicado em folhetim
01/01/1857
4 *Revista Brasileira, tomo III
01/01/1880
5 *Annaes da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 1885-1886, vol. XIII
01/01/1889
6 *“O Tupi na Geographia Nacional”. Teodoro Fernandes Sampaio (1855-1937)
01/01/1901
7 *Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy (1651 - 1683)
01/01/1928
mancionado eM: Abertura do testamento de Gabriel Soares de Sousa, capitão-mor e governador da conquista e do descobrimento do Rio de São Francisco
Data: 10/07/1592
8 *Primeiras Noções de Tupi, 1933. Plínio Marques da Silva Ayrosa (1895-1961)
01/01/1933
9 Revista Ilustração Brasileira*
01/05/1935
10 *Atrativos, riscos e vulnerabilidade ambiental na Floresta Nacional de Ipanema, São Paulo
01/01/2007
11 Guaraci, Guia dos Quadrinhos.com*
01/02/2019
12 “Quais são os principais deuses da mitologia indígena brasileira?” Danilo Cezar Cabral, Revista Super Interessante
15/06/2022
13 *TRATADO DESCRITIVO DO BRASIL, DE GABRIEL SOARES (VIDA E OBRA DE GABRIEL SOARES DE SOUSA). Canal Blog Vera Cruz
01/01/2023

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.