Em 23 de julho de 1906 Santos Dumont testou o 14-bis ligando-o ao N-14. Comesse aparelho híbrido ele consegue realizar pequenos saltos e testa a estabilidade.Em29 de julho prendeu a aeronave num cabo inclinado e testou a estabilidade. O aviãosuspenso deslizou 60 m sem auxílio do motor.Durante os meses de agosto e setembrorealizou vários experimentos testando motor e conhecendo o comportamento doaparelho. Inventou um mecanismo para poder dar partida no motor com segurança.Esse aparelho foi posteriormente utilizado no N-15.No dia 23 de outubro, no Campo de Bagatelle, Paris, voou cerca de 60 m diantede uma comissão do aeroclube e do público. Ganhou a Taça Archdeacon e provou queera possível um avião decolar por seus próprios, sem qualquer auxílio externo.Menos de um mês depois, no dia 12 de novembro, realiza quatro tentativaspara ganhar o prêmio do Aeroclube da França. Santos Dumont fez a “adição de doislemes pequenos laterais, cuja ação, unida à do grande leme da frente, combate asoscilações (roll). Esses dois lemes suplementares são manobrados com o auxílio decordas, que terminam cada uma por um aro no qual o aviador passa cada braço –sistema um pouco rudimentar, não? ” (Visoni 1, 2016)Na quarta tentativa obteve êxito. “Coloca-se de novo o motor emfuncionamento, e vê-se quase imediatamente o avião alçar voo. Santo Dumont está a3 m do solo, talvez mesmo a 4, e ganha, com ondulações laterais pequenas, mas muitonítidas, o centro do gramado; seu voo é muito belo. Mas vários curiosos estão nafrente da máquina, que avança a 40 km/h! Vendo-os, o aviador tem receio de causarum acidente e vira o leme um tanto bruscamente. Vê-se o leme grande se movimentarno ar, em seguida, o motor se cala, a hélice para e o aparelho toca a terra” (Visoni,2016).Percorreu 220 m no ar e realizou um voo de 21 s 2/5.“Consequentemente,Santos Dumont ganhou, ontem à tarde, os dois prêmios instituídos pela Comissão de 9Aviação do Aeroclube: o de 100 francos, destinado a quem cobrisse 60 m, e o de 1.500francos, destinado a quem fizesse 100m”. ‘Estou contente’, disse Santos Dumont,‘Estes 1.600 francos, eu os dou aos meus mecânicos! ’”(Visoni 1, 2016)Os voos do 14-bis são os primeiros recordes da aviação reconhecidos pelaFédèration Aeronautique International (FAI).
tese
tese
hhhtese
amortesetesssscristitesedunaotese
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.