PARDINHO SÃO PAULOHISTÓRICOA Colonização iniciou-se no século XVIII, quando as áreas junto à Serra do Botucatu, foram divididas em sesmarias, tendo uma delas, a Fazenda Santo Inácio, dado origem às cidades de Botucatú e Pardinho.Às dificuldades, inerentes da época, retardaram a efetiva ocupação da região, apesar do Governo Provincial tê-la incentivado, em 1776, concedendo terras aos povoadores.
A partir da abertura da estrada ligando Sorocaba às cabeceiras do rio Pardo, em 1830,foi possível o estabelecimento de colonos, que iniciaram pequenas fazendas. Alguns anos depois, João Antônio Gonçalves doou uma área para construção da Capela do Divino Espírito Santo que, junto a outras doações feitas por Bento Franco e José Rocha, possibilitaram a formação do patrimônio de Espírito Santo do Rio Pardo.
Em fins do século XIX, a povoação teve período de grande desenvolvimento quando, motivados pela expansão da cafeicultura no Oeste Paulista, muitos imigrantes afluíram para a região. Nessa época foram introduzidos melhoramentos públicos, e, em 1891, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito de Paz.Os constantes extravios de correspondência, devido a enganos com outras povoações ao longo do rio Pardo, motivaram a alteração do topônimo para Pardinho, em 1939, por estar a sede Distrital localizada nas cabeceiras daquele rio.As crises de cafeicultura, por volta de 1930, provocaram um período de retração no seu progresso, somente superado na década de 1950, com a introdução da pecuária.GENTÍLICO: PARDINHENSEFORMAÇÃO ADMINISTRATIVADistrito criado com a denominação de Espírito Santo do Rio Pardo, por Decreto Estadual no 159, de 16 de abril de 1891, no Município de Botucatú.Pelo Decreto Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, passou a denominar-se Pardinho.Em 1939-1943, o Distrito de Pardinho figura no Município de Botucatú. Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Pardinho figura no mesmo Município, Botucatú, assim como nos quadros fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 19541958.Elevado à categoria de município com a denominação de Pardinho, por Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado de Botucatú, com sede no antigo Distrito de Pardinho. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1960.Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
tese
Croqui do Peabiru na América do Sul Data: 01/01/2012 Créditos/Fonte: Andressa Celli Baseado em: Bond, 2011(mapa
ID: 6202
tese
hhhtese
Ppppp: ver todosamortesetesssscristitesedunaotese
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.