Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Afro do Amaral Fontoura
1912-1987
191 registros



Antepassados  (680)6
lentemp22: 1 - 6 - 5776
482
lentemp22: 3 - 482 - 5776
212
lentemp22: 3 - 212 - 5776
640
lentemp22: 3 - 640 - 5776
1
lentemp22: 1 - 1 - 5776

      22 de fevereiro de 2025, sábado
Facebook - Protocola Sorocaba - Ubaldino do Amaral, ao lado de Mateus Maylasky, um dos cérebros do desenvolvimento de Sorocaba
Atualizado em 11/05/2025 17:48:33
•  Francisco das Chagas do Amaral Fontoura, bizavô(ó) 
•  Ubaldino do Amaral Fontoura, avô(ó) 
  •
  •
  •


E GÊNIO BRASILEIROUbaldino do Amaral Fontoura nasceu em Santo Antônio da Lapa (Paraná), filho de Francisco do Amaral Fontoura e Dona Gertrudes de Almeida Pilar.Seu pai foi um autêntico tropeiro, era conhecido como "Chico Fontoura", e com a fama de Sorocaba terra tropeira e de feira de riqueza, o que se deu apenas ao final da Revolução Liberal de 1842.

Ubaldino do Amaral seu quinto filho nasceu em 27 de Agosto de 1842, e ficou em Lapa (PR), até os 12 anos de idade.Aprendeu as primeiras letras com sua mãe, que tinha vocação para o Magistério, e depois em Sorocaba ela lecionou em um externato para jovens.

Morando em Sorocaba, Ubaldino foi matriculado no Colégio São João do Lageado no Campo Largo (Hoje Araçoiaba da Serra) colégio do professor Francisco de Paula Xavier de Toledo, o professor Xavier de Toledo.Neste colégio estudaram grandes nomes da política nacional como, Pinheiro Machado e Fernando Prestes de Albuquerque.

Ubaldino era tido como um "fora classe" ou "fora de serie", tamanha inteligência e capacidade para assimilar conteúdo escolar.

Ubaldino do Amaral filia--se a Loja Maçônica Constância a primeira de Sorocaba fundada em 1847.Pelos ideais liberais que mantinha teve grande afinidade com outros maçons que eram liberais também.

Ele e seu pai em 1869 se juntam a 24 outros liberais e sob o comando de José Leite Penteado em 31 de Julho de 1869 fundam a mais tradicional loja Maçônica de Sorocaba, a Perseverança III.Nesta loja Ubaldino do Amaral contou com os ideais abolicionistas e liberais dos demais irmãos.

A Maçonaria lutou contra a Escravidão, contra a monarquia, e pelos ideais de liberdade dos cidadãos, uma coluna Maçônica; que abomina o preconceito e a intolerância.

Saldanha Marinho proeminente advogado da época que possuía escritório na capital da República (Na época Rio de Janeiro), convidou Ubaldino do Amaral para trabalhar com ele, o que foi aceito.Na capital da República seus caminhos foram brilhantes, com a experiência adquirida na criação da Companhia Ferroviária Sorocabana junto com Mateus Maylasky, ele recebe convite para organizar a Inspetoria da Alfândega Nacional.

O convite vem de ninguém menos que Ruy Barbosa o "Aguia de Haia".

Ubaldino do Amaral é nomeado pelo presidente da República Campos Sales a Presidente do Conselho de Intendência Municipal (Cargo que corresponde hoje ao de Prefeito Municipal), Ubaldino do Amaral se torna prefeito do Rio de Janeiro. Ficando na função por 06 meses.Após esse período ele recusa o convite do então Presidente da República Marechal Deodoro da Fonseca, para ser Interventor no Estado do Paraná, ou seja, Governador do Paraná, ele que nascera no Paraná, não quis governar o Estado.

Seu desejo era ser Senador da República, e assim foi; eleito para o Senado em setembro de 1890. Integrou a Assembleia Constituinte que elaborou a primeira Constituição Republicana.

Em 1892 integrou o Supremo Tribunal Federal como Ministro, por iniciativa do presidente da República Prudente de Morais.(Até aqui na história onde se lê Presidente da República entenda Governo da República Provisório).

Em 23 de novembro de 1897 se torna prefeito do Dstrito Federal (prefeito do Rio de Janeiro novamente).Na advocacia Ubaldino do Amaral participou e resolveu a questão das divisas entre Paraná e Santa Catarina,;atuou como advogado do Brasil na questão entre Brasil e Bolívia pelo Estado do Acre.Foi Presidente do Banco Central do Brasil em 1912.

Ubaldino depois de tantos cargos importantes dos principais do Brasil, em 1920 cai debilitado com uma crise grave de Uremia.Morre na madrugada de 22/01/1920 com 77 anos de idade, em sua casa na Rua São Salvador, número 27, no Rio de Janeiro.Fim da história de um dos maiores gênios que o Brasil produziu e Sorocaba participou ativamente desta produção.

Fonte: Homens que fizeram nossa história/Otto Wey NettoFoto:Ubaldino do Amaral Ver menos


tese 

tese
hhhtese

amortesetesssscristitesedunaotese

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.