Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Lourenço Leme da Silva
14 registros

Registros  (14)
Atualizados
Recentes
Descendentes



      8 de abril de 1719, sábado
Pascoal Moreira Cabral estava no arraial de São Gonçalo quando encontr...
Atualizado em 25/02/2025 04:40:27
  •
  •
  •


Em 1719, Pascoal Moreira Cabral estava no arraial de São Gonçalo quando um integrante da bandeira encontrou ouro às margens do córrego Coxipó-Mirim, descobrindo as minas do território do atual Mato Grosso.[2] A data de 8 de abril de 1719 ficou registrada na história através da ata da fundação de Cuiabá, que relatava a fundação, por Cabral, do arraial de Cuiabá dois anos antes da data, com o intuito de garantir a posse de Portugal sobre as minas recém descobertas que, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, eram de domínio espanhol. [0]

Pascoal por chefe, concedendo-lhe autoridade quase absoluta e prometendo-lhe inteira obediência. Pascoal era inteiramente analfabeto, mas não era homem vulgar; aliava a um grande valor grande prudência, muita atividade, inteligência notável e, o que era raro entre os paulistas desse tempo, possuía um coração compassivo. Tinha a habilidade de derimir (ato de anular, impedir ou resolver por completo determinada situação, por exemplo) os dissídios que surgiam a miúde entre seus companheiros. Com esses predicados, soube fazer-se querido dos mesmos guiando-os com grande prudência, desde o ano de 1719 até o de 1723, época em que foi substituído por dois magistrados enviados por D. Rodrigo César de Menezes, governador de São Paulo. [“Viagem à provincia de São Paulo e Resumo das viagens ao Brasil, província Cisplatina e missões do Paraguai”. Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853). Páginas 52 e 53]



 Fontes (3)

 1° fonte/1732   

Documento existente na Biblioteca da História Real Portuguesa, na cidade do Porto
Data: 1732

"Esta igreja e mosteiro fundou no alto desta Villa de Sorocaba o capitão-mór Balthazar Fernandes, fundador que foi também da dita Villa, no ano de 1654. Está esta villa situada junto ao rio do Sorocaba, nome que lhe deu o gentio... Este não é muito grande, mas é navegável porque por ele abaixo navegavam os homens antigamente a buscar gentio e hoje o navegam também para ir as minas novamente descobertas do Cuyabá e Cochiponen..."


 2° fonte/1877   

Anais da Biblioteca Nacional (RJ) - 1876 a 2018, 1877
Data: 1877

As primeiras minas descobertas na província foram as do Cuxipó-mirim, nas margens do rio deste nome, uma légua distante da cidade; é ali que em 1719 Pascoal Moreira Cabral estabeleceu o Arraial da Forquilha, o primeiro que teve Mato Grosso. Em 1721 foram descobertas por Miguel "Subtil", sorocabano, as minas do Cuyabá, no lugar em que está hoje a cidade, e só do morro do Rosário, que tem curta extensão, se extraíram em um mês 400 arrobas, sem muito trabalho, por serem os socavões pouco fundos.


 3° fonte/1925   

Virgílio Corrêa Filho
Data: 1925

No século seguinte, XVII, depois da expansão até o rio Pardo, sofream-lhes o avanço os paulistas, que, a partir de 1632, não consentem na permanência de espanhóis nos campos das Vacarias e suas imediações.

Sobrevém o ciclo épico das bandeiras a que o planalto de Maracajú depara tablado empolgante, para os recontros com os adversários. Em incursões atrevidas assenhorearam-se, de passagem, de toda a zona meridional de Mato Grosso, cuja posse o descobrimento do ouro, no Coxipó, consolida em 1719, pelo povoamento duradouro. [Páginas 16 e 17]




[27935] Documento existente na Biblioteca da História Real Portuguesa, na cidade do Porto
01/01/1732

[27737] Anais da Biblioteca Nacional (RJ) - 1876 a 2018, 1877
01/01/1877

[2370] Virgílio Corrêa Filho
01/01/1925


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!