Wildcard SSL Certificates
www.brasilbook.com.br
   >               



   
  Comentar  Meu álbum
Domingos Grou foi nomeado almotacel
16 de julho de 1580, quarta-feira
•  Fontes (2)
  
  
  
Outro signatário da petição foi Bartolomeu Camacho, nome impresso na acta, por erro paleográfico, Bartolomeu Ramalho (Actas da Câmara, Lº 3º). No mesmo ano, a 16 de julho, foi nomeado almotacel, tendo assinado a acta por abreviaturas. (ACCSP, I, 166).

Almotacé é o funcionário de confiança dos concelhos na Idade Média responsável pela fiscalização de pesos e medidas e da taxação dos preços dos alimentos; sendo encarregado também da regulação da distribuição dos mesmos em tempos de maior escassez.

IMAGEMS:45979
https://brasilbook.com.br/imagensx/5979
LUCIA
2 fontes


 Fontes (2)

 1° fonte/2007   

A REPRESENTAÇÃO DO IMIGRANTE ALEMÃO NO ROMANCE SUL-RIO-GRANDENSE: A DIVINA PASTORA, FRIDA MEYER, UM RIO IMITA O RENO, O TEMPO E O VENTO E A FERRO E FOGO
Data: 2007


 2° fonte/2022   

Revista da ASBRAP nº 8 - Povoadores de São Paulo - Domingos Luis Grou
Data: 2022

Em maio de 1580, com os camaristas e vinte e três pessoas, assinou na câmara uma petição dirigida ao ouvidor, Domingos Gonçalves da Costa, requerendo-lhe eximir de citação judicial em Santos os moradores de S. Paulo, exceto por “cto onde se desaforem”; alegaram a distância de treze léguas, as perdas e dificuldades do caminho.

Tiveram, antes de 23 do mês, o despacho do ouvidor, deferido com as ressalvas legais (ACCSP, I, 164 e 165). Na acta, sua assinatura está completa, idêntica às dos anos de 1562 e 1563, acrescida de uma cruz ao centro (sinal dos cristãos).

Outro signatário da petição foi Bartolomeu Camacho, nome impresso na acta, por erro paleográfico, Bartolomeu Ramalho (Actas da Câmara, Lº 3º). No mesmo ano, a 16 de julho, foi nomeado almotacel, tendo assinado a acta por abreviaturas. (ACCSP, I, 166). [Páginas 190 e 191]




[20141] A REPRESENTAÇÃO DO IMIGRANTE ALEMÃO NO ROMANCE SUL-RIO-GRANDENSE: A DIVINA PASTORA, FRIDA MEYER, UM RIO IMITA O RENO, O TEMPO E O VENTO E A FERRO E FOGO
01/01/2007

[25570] Revista da ASBRAP nº 8 - Povoadores de São Paulo - Domingos Luis Grou
30/04/2022


1580, há 446 anos...
    Registros  (77)
    Pessoas  (91)
  Temas   (75)
Direto ao ano:
..  


Registros, eventos, publicações  ()
  Acervo Brasilbook    Hoje na História    Rede Social
Álbum
  Obter I.D.    Fazer login    Comunidade, membros
Comentários
Todos
Registrar
Todos | Registrar
Categorias, temas, tópicos   (1478)
Imagens   (14157)

Comunidade


  História  (33054)
  Cidades  (713)
   Imagens  (14157)
  Pessoas  (10468)
  Temas  (1478)




Sobre o Brasilbook.com.br

Imagens (14157)