Wildcard SSL Certificates
www.brasilbook.com.br
                  



O sertão desconhecido, ybytucatu.net.br/ historia/sertao.html
9 de fevereiro de 2023, quinta-feira
  
  
  
Foi para conduzir homens e víveres a essa praça militar que Dom Luiz, governador, realentou o sonho de retomar a abertura de um caminho por terra, livrando as expedições que continuavam a se dirigir ao Mato Grosso, do longo tempo e dos perigos da navegação pelo Anhembi (Tietê), acidentado ao extremo. Tentou várias vezes sem sucesso. Estava irritado com Antônio Barbosa, diretor de uma povoação nas cabeceiras do Rio Piracicava, pois o mesmo comprometera-se em abrir tal caminho, partindo daquela povoação e recebera por isso, mas não cumprira o combinado.

Então, em fevereiro de 1771, recebeu uma carta de José de Almeida Leme, capitão-mor de Sorocaba, propondo-lhe a abertura de um caminho que, saindo de Sorocaba, varava os Morros de Botucatu e ía sair junto ao Paranapanema, poupando as grandes voltas que o Anhembi (Tietê) obrigava. O capitão-mor dizia possuir antigos mapas, traçados por velhos sertanistas e que lhe serviriam de roteiro para a empreitada. Cinqüenta anos haviam se passado, desde o longínquo 1721, quando o bandeirante Bartolomeu Paes de Abreu, abrira a primeira picada a partir do Morro do Hybyticatu.

Contratou com ele o novo traçado que iria repetir os antigos caminhos dos sertanistas do século XVI e XVII, no mesmo sentido ao Paraguai, Peru mas, agora, incluíndo um objetivo mais a noroeste, buscando a colônia Penal à beira do Rio Iguatemi, hoje no Mato Grosso do Sul.

Em novembro de 1771, José de Almeida Leme anunciava a abertura do caminho ao Iguatemi, varando o Morro do Botucatu, indo sair à beira do Rio Aguapeí. Propunha, então, que se descesse esse rio até atingir o Rio Paraná, procurando chegar à Picada de Francisco Paes, já construída e que levava, em plena selva, do outro lado do rio, até o Forte do Iguatemi. [O sertão desconhecido, ybytucatu. net. br/historia/sertao.
0 fontes

Registrar
Registrar
Todos | Meus comentários
Registrar
Todos | Meus registros | Registrar

EU
Imagens
M.História
Comentários
Interesses

Página inicial
Comentários
Categorias/Temas
Imagens
Comunidade

Apoio o comércio local
Adega dos Prédios
Telefone: 637477384
Rua Paes de Linhares. Jd. Brasilândia. Sorocaba/SP, Adega



semmascot
  História(33054)
  Cidades  (713)
   Imagens
   Rede Social
  Pessoas  (10468)
  Temas  (1478)




Sobre o Brasilbook.com.br

Imagens (14157)