Wildcard SSL Certificates
.com.br
  16  8  49  42
   Cidades      Categorias      Pessoas      Registros      Imagens   






   
  Comentar  Meu álbum
Beting*
nov. de 1614
•  Fontes (2)
  
  


DATA:01/11/16141 fontes

1º fonte - 22 de dez. de 2021, quarta-feira
José Carlos Vilardaga; O morador, o estante e o proibido: flamengos em São Paulo no contexto da Monarquia Hispânica (1580-1640), 2021. José Carlos Vilardaga

Quanto a Vandale, Kellenbenz (1968) o localiza dois anos depois, em Antuérpia. Este historiador transcreve uma procuração de uma viúva, Anna van Pelquen, feita em cartório de Antuérpia, de novembro de 1614, na qual Vandale apareceu como testemunha. Neste documento, a viúva delegava a um tal Pedro Tacq (Taques), morador em São Paulo, na capitania de São Vicente, que cobrasse uma dívida de uma negra da Guiné e seus filhos, que seria de direito sua herança, de outro morador da capitania, o alemão Geraldo Bethinque (Kellenbenz, 1968, p. 297).

Este Taques era o mesmo que ficara responsável por cobrar umas letras de câmbio em Pernambuco no inventário de Vandale. Pedro Taques descendia do tronco da família flamenga Tacq que, vindo de Brabante, Flandres, se estabelecera em Portugal no início do século XVI. Pedro veio ao Brasil acompanhando o governador-geral,Francisco de Souza, em 1591, e dele foi seu secretário de Estado. Taques acompanhou o governador na sua descida a São Paulo em 1598-1599 para averiguar as riquezas minerais e ali permaneceu, casando-se com uma integrante da elite local.
  16  8  49  42
   Cidades      Categorias      Pessoas      Registros      Imagens   


  História  (33054)
  Cidades  (713)
   Imagens  (14157)
  Pessoas  (10468)
  Temas  (1478)
Direto ao ano:





TEstando

Registros
  
Imagens
  
Categorias
  
Cidades
  Hoje

Comentários
  
Mural
    
Pessoas
  

Criado por Adriano César Koboyama