Wildcard SSL Certificates
.com.br
  165  302  3406  785
   Cidades      Categorias      Pessoas      Registros      Imagens   






Consulta em cpdoc.fgv.br
20 de outubro de 2025, segunda-feira
  
  
   
  Comentar  Meu álbum

BUENO, Manuel de Assis Vieira*dep. fed. SP 1893. Manuel de Assis Vieira Bueno nasceu em Sorocaba (SP) no dia 2 de novembro de1848, filho de Francisco de Assis Vieira Bueno e de Francisca Freire Vieira Bueno. Seupai, paulistano, foi deputado provincial de 1850 a 1857. Em 1878 fixou moradia e negócios

no município de Brotas (SP). Ali, aos 62 anos de idade, fundou a propriedade ruraldenominada Mundo Novo. Com a expansão da malha ferroviária no interior paulista, asterras dos Vieira Bueno abrigou a Estação Campo Alegre, da linha férrea que ligouVisconde de Rio Claro a Brotas. Foi ainda juiz municipal em Bragança Paulista. Recebeutambém a comenda de oficial da Ordem da Rosa.

Manuel de Assis Vieira Bueno cursou a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, na então capital do Império, e, depois de formado, retornou a São Paulo e passou a residirem Brotas. Montou sua clínica nessa cidade, onde passou a atender à população carentelocal, do município vizinho de Campo Alegre e de outras localidades sem nada cobrar. Tornou-se chefe político do município, onde fundou o diretório do Partido RepublicanoPaulista (PRP) e participou ativamente da propaganda republicana. Em 1888 estabeleceu-seem Campinas (SP), onde clinicou e colaborou com os jornais mais importantes domunicípio.

Após a proclamação da República (15/11/1889), foi nomeado delegado de políciado município, cargo que exerceu até o ano seguinte. No dia 23 de março de 1893 foi eleitodeputado federal em vaga aberta devido à renúncia de João Álvares Rubião Junior, queassumiu o cargo de secretário das Finanças do estado de São Paulo. Assumiu, em maiodesse ano, sua cadeira na Câmara dos Deputados no Rio de Janeiro, agora Distrito Federal, e exerceu o mandato até dezembro desse ano, quando se encerrou a legislatura. Três anos depois foi eleito vereador e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal deCampinas. Foi reeleito e nela permaneceria até 1899. Foi intendente municipal deCampinas de 1899 a 1901, período em que se destacou no combate à febre amarela erealizou importantes reformas em praças, jardins e largos, visando ao saneamento e àhigienização do espaço público. Foi também mordomo da Santa Casa de Misericórdia de Campinas. Faleceu no dia 9 de outubro de 1905. Era casado com Isabel Pinto Bueno. Henrique Sugahara FranciscoFONTES: ABRANCHES, J. Governo; Campo Alegre. Brotas (SP). Disponível em:;FONSECA. A. ; FONTES JUNIOR, A. Senado; LEME, L. Genealogia (v. 5); LIMA, S. Sanear; SANT´ANA, J. Repertório.

DATA:20/10/2025 fontes


  História  (33054)
  Cidades  (713)
   Imagens  (14157)
  Pessoas  (10468)
  Temas  (1478)
Direto ao ano:





TEstando

Registros
  
Imagens
  
Categorias
  
Cidades
  Hoje

Comentários
  
Mural
    
Pessoas
  

Criado por Adriano César Koboyama