Ossis Salvestrini Mendes: umas das mulheres da minha vida
Sexta-feira, 6 de Novembro de 1992
Última atualização: 13/01/2021 06:45:14



Helena Camargo Papalia esta postagem foi a forma mais rápida que eu tive para lhe agradecer! Como disse o sábio Forrest Gump: "É engraçado o que registramos em nossa memória quando jovens, porque eu não me lembro quando nasci nem do meu primeiro presente de Natal, mas eu ainda lembro" e sinto como a primeira vez que ouvi o nome OSSIS SALVESTRINI MENDES.

E como com o Forrest, quando já não tinha mais esperança, no silêncio solitário da noite, no grupo "MEMÓRIAS SOROCABANAS", minha Jane voltou. Nossa... eu morreria feliz naquele momento. Exagero sim, como programador de sistemas e ainda em lua de mel com a história de Sorocaba, olocal do "primeiro encontro" foi perfeito! A junção de mundos, de gerações. Um ciclo que se completou em minha vida (depois explico melhor).

Foi o maior momento que a "tecnologia" me proporcionou. HELENA CAMARGO PAPALIA, rsrs, sinceros agradecimentos, agora é a minha nova "Ossis" (rsrs, quero mais detalhes da imagem, agradece-la, enfim) assim como o Grupo "Memórias Sorocabanas". Meu coração queria nomear e homenagear TODOS aqui, até o FOTOGRÁFO da epóca, quem imprimiu o PAPEL, o Marcyo Zuquerbergui, e a lista segue.

UMA BREVE TENTATIVA DE EXPLICAR A CONVERÇÃO DE LEMBRANÇAS EM PALAVRAS

Os nomes dos bairros que moramos e escolas que estudamos são registrados nos lugares mais profundos da nossa mente. Bem ao lado dos "sentimentos". Como aquele cheiro ou perfume, de comida ou de pessoa, que, você não se lembra, mas seu corpo reage e sua mente o "transporta" para algum lugar no passado.É muito rápido. Um bate-volta. São milionésimos de segundo. Ipperceptível, talvez, para quem nunca amou (rs). Morei nos bairros Éden, Vila Carol, Parque das Laranjeiras, Vila Progresso, Vila Santana, Jardim Brasilândia, Jardim Santa Rosália, Vila Gomes, Vila Carol, outros mais que não lembro agora. Cada bairro muitas pessoas e muitos "perfumes".Minha mãe brincava que ela tinha "sangue cigano". Brincadeira para disfarçar o que NUNCA PERCEBEMOS: os aluguéis atrasados. Só o significado de tantos nomes me aborrecia. E diretamente com a Gerência do sistema, o Sr. Deus, por ter me feito assim. Mas nunca perdi a confiança nele. Eu tinha 9 anos de idade. Foi em 1991. Além de mudar de escola, mudei de bairro. Para mim foi como mudar de planeta. Eu havia feito a 1a. e 2a. série na escola Lauro Sanches, na vila Carol. Quando estava começando a fazer amigos, aprender a escrever, meus pais se mudaram para o Jardim Brasilândia. Então fui matrículado na escola Ossis Salvestrini Mendes, na rua Paes de Linhares.Não caberia aqui todas as dificuldades que minha família enfrentava nessa época, mas, por exemplo, em 99% das vezes que sonho (dormindo), Sorocaba ainda está em 1991. Eu estudo na Ossis. Moro no Jardim Brasilândia e, não existem problemas.Foram apenas dois anos lá nessa escola. 19 anos depois, quando a conheci. Uau! No auge do maravilohoso e fascinamente pontencial humano. Linda. Fiquei tímido e mentalmente pedi desculpas: "Perdoe-me! Não valorizei o impacto que teve em minha vida. Agora tenho tempo e minha mente está aberta. Eu nem sabia se você era homem ou mulher acredita?"

Temas relacionados
“Sorocabanos” históricos
Galerias de imagens
Jardim Brasilândia / Vila Fiori
67 imagens
Escolas em Sorocaba
248 imagens
Mulheres sorocabanas
124 imagens
Éden & Cajuru
29 imagens

Sorocaba/SP em 1992
Retrospectiva 1992
imagens

testeselect * from materias where id = 101
1 de Janeiro de 1980
Chacará dos Padres
18 de Dezembro de 2020
Onde Foram Parar os TRENS do Brasil? Por Que o Brasil não tem Trens?
1 de Janeiro de 2021
Esclarecimentos sobre a Casa dos Padres
1 de Janeiro de 1900
A ESTRADA DOS PROTESTANTES E OS PRIMEIROS PRESBITERIANOS EM VOTORANTIM
1 de Janeiro de 1900
Praça 9 de Julho, Largo de Pito Aceso e outras histórias
18 de Fevereiro de 1981
Sobre o rompimento do "tancão" da vila Barão/Nova Esperança
10 de Fevereiro de 2021
O mistério da Casa dos Padres, que assombrou gerações em Sorocaba e Votorantim
12 de Agosto de 2017
Documentário mostra "descoberta" de um marco oculto de Sorocaba


Novas imagensExibir por anoGalerias de imagensArtigos MatériasTemas
Hoje na HistóriaProcurar no siteCidadesReceber atualizaçõesBiografias por categoria
Página no FacebookAutores Biografias<


BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Simone Garcia
João Libero
Amora G. Mendes, Matheus Carmine