Praça 9 de Julho, Largo de Pito Aceso e outras histórias
Autor: Celso "Marvadão" Ribeiro
Segunda-feira, 1 de Janeiro de 1900
Última atualização: 07/04/2021 04:31:09



A atual praça 9 de Julho, ao final da Rua Sete de Setembro, já foi chamada de Largo da Independência e popularmente de Largo do Pito Aceso.

Praça 9 de Julho (1946)
Acervo/Fonte: Museu Histórico Sorocabano
Avenida General Carneiro. Foto colorida digitalmente

Ali foi realizada uma pioneira campanha contra o fumo? Não. Largo aí não é verbo, é sinônimo de praça, logradouro. Sorocaba é a cidade dos largos e do “largue mão”.

E de onde vem o pito? É que ali, limite da cidade, quando nem havia iluminação pública, as pessoas ficavam fumando à noite.Mas qual a origem da palavra “pito” como sinônima de cigarro? Do verbo tupi “pitéra”, como explica o pesquisador Câmara Cascudo. Pitar, na verdade, significa chupar

É o que acontece quando fumamos cigarro, piteira ou cachimbo, sugando a fumaça do tabaco. Vale também para os cannabianos e suas bagaças... De origem indígena, a palavra “pitar” foi apropriada por escravos e outras pessoas. Miscigenação da língua.

O memorialista sorocabano Antônio Francisco Gaspar escreveu esta explicação: “Como ali não havia lampiões nem luz elétrica, os pitos acesos das velhinhas e velhos de cor, com seus canudos compridos, conforme a usança dessa gente, pareciam vagalumes a divagarem na escurão, e foi por isso que esse trecho da atual Praça 9 de Julho, antigo Largo da Independência, ficou batizado com essa alcunha”.

“Pito” passou a ser usada com outros significados. “Levar um pito” é levar uma bronca, quando alguém espicha o bico para chamar a atenção da gente. Não por outro motivo o guarda de trânsito apita...

Apitar é fazer aquele som com um pito chamado de apito. Que pito Sorocaba apita? O apito das fábricas. As pessoas usam “que pinto ele toca?”, de forma errada, trata-se de “que pito ele toca?”, o que ele faz ou manda.

Lá no sul, a italianada, quando eu era criança, tratava cachimbo como “pipa”. Isso porque “pipa” significa cano. Não por outro motivo, no inglês cachimbo é “pipe”. Quando os ingleses construíram a represa de Itupararanga, instalaram “pipelines”, aqueles dutos grossos que levaram água morro abaixo até a usina. Pipe é tubo.

No mais, um dado histórico sobre o Largo do Pito Aceso. Por ali, na atual Vila Leão, já existiu um Velódromo. Espaço para a prática de prova ciclística que se transformou em praça esportiva, inclusive com campo de futebol e espaço para eventos.Em 1922, a Associação Atlética São Bento jogou contra o Sport Club Sorocabano, no campo do Velódromo, na abertura do campeonato de futebol amador, ou algo assim.

Na praça 9 de Julho, em 1940, foi construído aquele predinho chique, estilo art-déco, como posto de controle do estacionamento de bondes, que já iam até a atual Praça Oxford, na direção do Largo do Divino. O predinho depois virou banheiro público e hoje não sei o que é... A atual avenida General Carneiro já foi chamada da Estrada do Cerrado e avenida Curitiba (saída para o sul), antigo caminho dos tropeiros. Em 1918 era também o caminho até o Instituto de Higiene Mental Dr. Luís Vergueiro, criado pela Perseverança III, depois transformado em Hospital Psiquiátrico Jardim das Acácias, ao lado da Delegacia de Polícia. Era também chamado de Vila de São Lázaro, porque tratava inicialmente de leprosos, depois transferidos para o sanatório de Pirapitingui. em Itu. Pirapitingui significaria rio do peixe malhado. Ma-lha-do, não molhado. Eheh.
Galerias de imagens
Praça 9 de Julho
25 imagens
Bondes
93 imagens
Avenida General Carneiro
77 imagens

testeselect * from materias where id = 159
1 de Janeiro de 1980
Chacará dos Padres
18 de Dezembro de 2020
Onde Foram Parar os TRENS do Brasil? Por Que o Brasil não tem Trens?
1 de Janeiro de 2021
Esclarecimentos sobre a Casa dos Padres
1 de Janeiro de 1900
A ESTRADA DOS PROTESTANTES E OS PRIMEIROS PRESBITERIANOS EM VOTORANTIM
1 de Janeiro de 1900
Praça 9 de Julho, Largo de Pito Aceso e outras histórias
18 de Fevereiro de 1981
Sobre o rompimento do "tancão" da vila Barão/Nova Esperança
10 de Fevereiro de 2021
O mistério da Casa dos Padres, que assombrou gerações em Sorocaba e Votorantim
12 de Agosto de 2017
Documentário mostra "descoberta" de um marco oculto de Sorocaba


Novas imagensExibir por anoGalerias de imagensArtigos MatériasTemas
Hoje na HistóriaProcurar no siteCidadesReceber atualizaçõesBiografias por categoria
Página no FacebookAutores Biografias<


BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Simone Garcia
João Libero
Amora G. Mendes, Matheus Carmine