Esclarecimentos sobre a Casa dos Padres
Sexta-feira, 1 de Janeiro de 2021
Última atualização: 07/04/2021 03:49:45



Semanas atrás publicamos uma matéria da jornalista Sabrina Souza, sobre o Chácara dos Padres, ou Casarão dos Padres. Um dos proprietários da área foi Zezo Miguel, ilustre comerciante sorocabano.

Dias atrás, entrou em contato conosco uma pessoa com ligação direta com o Sr. Zézo. Ela nos esclareceu pontos importantes. Segue o conteúdo da mensagem:Sou Adélia Miguel, sobrinha do Zézo Miguel, e na ausência de seus dois filhos já falecidos preciso esclarecer alguns pontos.

- O patriarca da família Sacker era meu avô José Miguel Sacker pai de dez filhos sendo o meu pai o primogênito e meu tio Zézo, o caçula (falecido em 1971)

- Tio Zézo comprou a Chácara dos Padres e não fez nenhuma reforma no imóvel nem sequer uma piscina, uma igreja no porão ou adega. Jamais!

A área seria destinada à um condomínio horizontal que foi loteada pelo meu primo José Vítor (ja falecido) muitos anos após a morte do meu tio. Meses após a morte do José Vitor faleceu sua irmã Maria Helena, que morava em Araraquara.

- Maria Helena filha do tio Zézo não se casou la´ principalmente porque não existia essa casa habitável que foi citada na matéria. Era somente um casarão antigo que seria destinado à demolição onde foi instalado o Condomínio Bosque de São Bento muitos anos após a morte do meu tio.

- Tio Zézo só tinha esse casal de filhos.

- Tio Zézo nunca morou na Chácara dos Padres; por ocasião do seu falecimento ele morava em um sobrado na Rua XV de Novembro.

- Os sogros do meu tio nunca moraram naquele local exatamente porque já eram falecidos.

- Nunca teve uma empregada doméstica do meu tio Zézo morando na Chácara dos Padres.- A senhora Vera Lúcia não conta verdades a respeito da família do meu tio talvez pelo fato de querer fazer parte da sua história.

- Os herdeiros do tio Zézo eram a filha Maria Helena que se mudou para Araraquara depois de se casar e o filho José Vitor que administrava os bens herdados e nunca teve “negócios que não deram certo” haja visto que assumiu os negócios do pai aos 17 anos e administrou muito bem, sempre assessorado pelo meu pai que era seu tio mais velho.

Ele ia todos os dias no escritório do meu pai e nunca se deixou enganar pelos falsos amigos que pretendiam tirar proveito da situacção pela pouca idade que tinha.

- Nunca teve essa estátua de santo na propriedade e então não foi removida porque não existia.

- Não teve essa “passagem da família Sacker” por lá. Meu tio comprou a propriedade e após a sua morte o filho dele implantou o loteamento residencial horizontal.

- Jamais a área foi de propriedade de empresa de “terraplanagem e incorporações” nem houve a intenção de um “projeto de construção de prédios”.

- A área do entorno foi vendida pelo José Vitor para o grupo que administra o Shopping Esplanada.

Infelizmente meus primos muito queridos não estão vivos para contar a realidade dos fatos mas eu, como prima mais velha acompanhei toda a luta deles para superar a morte do pai e administrar a herança com tão pouca idade que tinham.

Sou Adélia Miguel sobrinha do Zézo Miguel e na ausência de seus dois filhos já falecidos preciso esclarecer alguns pontos.
Galerias de imagens
“Casa dos Padres”
4 imagens
Rua XV de Novembro
197 imagens

testeselect * from materias where id = 161
1 de Janeiro de 1980
Chacará dos Padres
18 de Dezembro de 2020
Onde Foram Parar os TRENS do Brasil? Por Que o Brasil não tem Trens?
1 de Janeiro de 2021
Esclarecimentos sobre a Casa dos Padres
1 de Janeiro de 1900
A ESTRADA DOS PROTESTANTES E OS PRIMEIROS PRESBITERIANOS EM VOTORANTIM
1 de Janeiro de 1900
Praça 9 de Julho, Largo de Pito Aceso e outras histórias
18 de Fevereiro de 1981
Sobre o rompimento do "tancão" da vila Barão/Nova Esperança
10 de Fevereiro de 2021
O mistério da Casa dos Padres, que assombrou gerações em Sorocaba e Votorantim
12 de Agosto de 2017
Documentário mostra "descoberta" de um marco oculto de Sorocaba


Novas imagensExibir por anoGalerias de imagensArtigos MatériasTemas
Hoje na HistóriaProcurar no siteCidadesReceber atualizaçõesBiografias por categoria
Página no FacebookAutores Biografias<


BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Simone Garcia
João Libero
Amora G. Mendes, Matheus Carmine